Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ORTOGRAFIA: UM PROBLEMA QUE CONTINUA

Palavra-chaves: REGRAS ORTOGRÁFICAS, LIVRO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11808
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "ORTOGRAFIA: UM PROBLEMA QUE CONTINUA"
    "resumo" => "O presente estudo teve como principal objetivo investigar quais as principais regras ortográficas infringidas por alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada em Campina Grande - PB. Para a realização deste estudo, seguimos três etapas: primeiramente, analisamos o livro didático do 3º ano de Língua Portuguesa adotado pela escola Porta Aberta: Letramento e Alfabetização a fim de observar quais as regras ortográficas eram abordadas por esse livro; em seguida, analisamos produções textuais e exercícios escritos dos alunos envolvidos na pesquisa, buscando verificar se esses mesmos alunos faziam realmente uso em suas produções escritas das regras ortográficas trazidas pelo livro didático e estudadas em sala de aula durante o ano letivo anterior, se realmente as aprenderam; por último, a partir da verificação e análise dos problemas ortográficos apresentados pelos estudantes durante as produções escritas, sugerimos uma atividade de intervenção para a turma, visando amenizar o (s)  problema (s) ortográfico (s) detectado (s) ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "REGRAS ORTOGRÁFICAS, LIVRO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1332_28062015235722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANE MACIEL DA ROCHA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE MACIEL"
    "autor_email" => "kaucampina@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11808
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "ORTOGRAFIA: UM PROBLEMA QUE CONTINUA"
    "resumo" => "O presente estudo teve como principal objetivo investigar quais as principais regras ortográficas infringidas por alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada em Campina Grande - PB. Para a realização deste estudo, seguimos três etapas: primeiramente, analisamos o livro didático do 3º ano de Língua Portuguesa adotado pela escola Porta Aberta: Letramento e Alfabetização a fim de observar quais as regras ortográficas eram abordadas por esse livro; em seguida, analisamos produções textuais e exercícios escritos dos alunos envolvidos na pesquisa, buscando verificar se esses mesmos alunos faziam realmente uso em suas produções escritas das regras ortográficas trazidas pelo livro didático e estudadas em sala de aula durante o ano letivo anterior, se realmente as aprenderam; por último, a partir da verificação e análise dos problemas ortográficos apresentados pelos estudantes durante as produções escritas, sugerimos uma atividade de intervenção para a turma, visando amenizar o (s)  problema (s) ortográfico (s) detectado (s) ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "REGRAS ORTOGRÁFICAS, LIVRO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1332_28062015235722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANE MACIEL DA ROCHA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE MACIEL"
    "autor_email" => "kaucampina@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo investigar quais as principais regras ortográficas infringidas por alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada em Campina Grande - PB. Para a realização deste estudo, seguimos três etapas: primeiramente, analisamos o livro didático do 3º ano de Língua Portuguesa adotado pela escola Porta Aberta: Letramento e Alfabetização a fim de observar quais as regras ortográficas eram abordadas por esse livro; em seguida, analisamos produções textuais e exercícios escritos dos alunos envolvidos na pesquisa, buscando verificar se esses mesmos alunos faziam realmente uso em suas produções escritas das regras ortográficas trazidas pelo livro didático e estudadas em sala de aula durante o ano letivo anterior, se realmente as aprenderam; por último, a partir da verificação e análise dos problemas ortográficos apresentados pelos estudantes durante as produções escritas, sugerimos uma atividade de intervenção para a turma, visando amenizar o (s) problema (s) ortográfico (s) detectado (s) .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.