O LIVRO PARA INF NCIA COMO ALIADO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116387 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 649 "inscrito_id" => 1837 "titulo" => "O LIVRO PARA INF NCIA COMO ALIADO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente trabalho se refere à pesquisa realizada com uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola privada, localizada na Zona Oeste de São Paulo. A pesquisa foi realizada e documentada, no ano de 2022, pela professora alfabetizadora regente através das próprias vivências como docente, bem como as experiências promovidas pelo curso de pós-graduação “O Livro para Infância, processos contemporâneos de criação, circulação e mediação” n’A Casa Tombada e está disponível na biblioteca da mesma, nomeado “Mediações de leitura em sala de aula e o livro ilustrado como aliado: Relatos de experiências de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental”. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver situações didáticas que visassem despertar o interesse das crianças pela leitura e escrita, fazendo uso do livro literário. As estratégias didáticas empregadas para o trabalho foram permeadas pela construção de sentido e afeto do universo literário no cotidiano escolar. Com base nas informações coletadas foi possível observar o quanto a relação afetiva entre professor e aluno contribui significativamente na formação leitora das crianças e no desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores que se constituem pela interação com as histórias literárias apropriadas à cognição delas, como o livro ilustrado enquanto instrumento potente de desenvolvimento das habilidades e constituição do sujeito leitor. Para se apoiar metodologicamente este trabalho está ancorado pela perspectiva construtivista psicogenética e pelas pesquisas desenvolvidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, de modo que esta é uma pesquisa Qualitativa Descritiva." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1837_TB649_26082024220140.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁTHALY GUILHOTO SALAZAR" "autor_nome_curto" => "NÁTHALY" "autor_email" => "nathaly.guilhoto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116387 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 649 "inscrito_id" => 1837 "titulo" => "O LIVRO PARA INF NCIA COMO ALIADO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente trabalho se refere à pesquisa realizada com uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental anos iniciais, em uma escola privada, localizada na Zona Oeste de São Paulo. A pesquisa foi realizada e documentada, no ano de 2022, pela professora alfabetizadora regente através das próprias vivências como docente, bem como as experiências promovidas pelo curso de pós-graduação “O Livro para Infância, processos contemporâneos de criação, circulação e mediação” n’A Casa Tombada e está disponível na biblioteca da mesma, nomeado “Mediações de leitura em sala de aula e o livro ilustrado como aliado: Relatos de experiências de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental”. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver situações didáticas que visassem despertar o interesse das crianças pela leitura e escrita, fazendo uso do livro literário. As estratégias didáticas empregadas para o trabalho foram permeadas pela construção de sentido e afeto do universo literário no cotidiano escolar. Com base nas informações coletadas foi possível observar o quanto a relação afetiva entre professor e aluno contribui significativamente na formação leitora das crianças e no desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores que se constituem pela interação com as histórias literárias apropriadas à cognição delas, como o livro ilustrado enquanto instrumento potente de desenvolvimento das habilidades e constituição do sujeito leitor. Para se apoiar metodologicamente este trabalho está ancorado pela perspectiva construtivista psicogenética e pelas pesquisas desenvolvidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, de modo que esta é uma pesquisa Qualitativa Descritiva." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1837_TB649_26082024220140.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁTHALY GUILHOTO SALAZAR" "autor_nome_curto" => "NÁTHALY" "autor_email" => "nathaly.guilhoto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }