Este trabalho objetiva compreender como a redução na carga horária de disciplinas que contemplem diretamente as discussões da didática no curso de Letras Português no Campus Avançado Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte repercute na formação dos futuros licenciados e consequentemente em sua atuação profissional na educação básica. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimento de análise documental das matrizes curriculares desse curso, comparando a atualização de 2015.2 com a grade vigente desde 2021.2. Teoricamente, partimos de uma perspectiva epistemológica da didática multidimensional (Pimenta, 2023), alinhando-nos ao pensamento de autores como Freire (2020), Pimenta (2012), entre outros, que trazem contribuições importantes para a construção da prática docente, defendendo a essencialidade das disciplinas voltadas para a didática nos cursos de licenciatura. Em nossas conclusões, constatamos uma diminuição na carga horária das disciplinas relacionadas à didática no curso estudado, o que representa um agravante significativo na formação de professores, impactando diretamente a qualidade do ensino na educação básica.