Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DOS CANTOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114820
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8490
    "inscrito_id" => 20678
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DOS CANTOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I (em Gestão) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no segundo bimestre de 2023. Ao longo dessa prática foi desenvolvido o projeto de pesquisa intitulado “A atuação da gestão escolar diante do fracasso escolar em uma escola dos anos iniciais, situada na periferia do município de Campina Grande/PB”, objetivando compreender a forma como a instituição lidava com esse fracasso. Nesta produção, expresso minhas marcas, observações e sentimentos das vivências que senti no percurso do estágio desenvolvido na escola dos cantos, ou seja, expresso minha experiência norteada por um estudo de caso de cunho qualitativo segundo Bogdan e Biklen (1994), e exploratória segundo Marconi e Lakatos (2017). É um trabalho que leva em consideração a subjetividade presente no que vem a ser percebido pela experiência segundo a percepção de Larrosa (2002). Assim, apresenta a estreita relação que foi sendo articulada entre a indissociabilidade da teoria e a prática envolvendo a formação de professores dos anos iniciais. Como desfecho é possível considerar que foram interiorizados saberes e aprendizados que me fizeram enxergar a escola como um ambiente que não se restringe a disseminação do conhecimento e que os diferentes elementos que a compõe configuram um papel importante para alternar o que vem a ser entendido como fracasso (destino) da criança com baixo rendimento acadêmico, logo os espaços (cantos) passam a adquirir uma nova lucidez."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20678_TB8490_27102024211756.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CLÊYSON BARBOSA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "José Clêyson"
    "autor_email" => "cleysonclehh@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114820
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8490
    "inscrito_id" => 20678
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DOS CANTOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I (em Gestão) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no segundo bimestre de 2023. Ao longo dessa prática foi desenvolvido o projeto de pesquisa intitulado “A atuação da gestão escolar diante do fracasso escolar em uma escola dos anos iniciais, situada na periferia do município de Campina Grande/PB”, objetivando compreender a forma como a instituição lidava com esse fracasso. Nesta produção, expresso minhas marcas, observações e sentimentos das vivências que senti no percurso do estágio desenvolvido na escola dos cantos, ou seja, expresso minha experiência norteada por um estudo de caso de cunho qualitativo segundo Bogdan e Biklen (1994), e exploratória segundo Marconi e Lakatos (2017). É um trabalho que leva em consideração a subjetividade presente no que vem a ser percebido pela experiência segundo a percepção de Larrosa (2002). Assim, apresenta a estreita relação que foi sendo articulada entre a indissociabilidade da teoria e a prática envolvendo a formação de professores dos anos iniciais. Como desfecho é possível considerar que foram interiorizados saberes e aprendizados que me fizeram enxergar a escola como um ambiente que não se restringe a disseminação do conhecimento e que os diferentes elementos que a compõe configuram um papel importante para alternar o que vem a ser entendido como fracasso (destino) da criança com baixo rendimento acadêmico, logo os espaços (cantos) passam a adquirir uma nova lucidez."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20678_TB8490_27102024211756.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CLÊYSON BARBOSA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "José Clêyson"
    "autor_email" => "cleysonclehh@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I (em Gestão) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no segundo bimestre de 2023. Ao longo dessa prática foi desenvolvido o projeto de pesquisa intitulado “A atuação da gestão escolar diante do fracasso escolar em uma escola dos anos iniciais, situada na periferia do município de Campina Grande/PB”, objetivando compreender a forma como a instituição lidava com esse fracasso. Nesta produção, expresso minhas marcas, observações e sentimentos das vivências que senti no percurso do estágio desenvolvido na escola dos cantos, ou seja, expresso minha experiência norteada por um estudo de caso de cunho qualitativo segundo Bogdan e Biklen (1994), e exploratória segundo Marconi e Lakatos (2017). É um trabalho que leva em consideração a subjetividade presente no que vem a ser percebido pela experiência segundo a percepção de Larrosa (2002). Assim, apresenta a estreita relação que foi sendo articulada entre a indissociabilidade da teoria e a prática envolvendo a formação de professores dos anos iniciais. Como desfecho é possível considerar que foram interiorizados saberes e aprendizados que me fizeram enxergar a escola como um ambiente que não se restringe a disseminação do conhecimento e que os diferentes elementos que a compõe configuram um papel importante para alternar o que vem a ser entendido como fracasso (destino) da criança com baixo rendimento acadêmico, logo os espaços (cantos) passam a adquirir uma nova lucidez.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.