Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAIXA ENTOMOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110698
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2558
    "inscrito_id" => 11006
    "titulo" => "CAIXA ENTOMOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da utilização de materiais didáticos não convencionais dentro do ambiente escolar, uma vez que, o modelo de transmissão de conhecimento unidirecional tradicionalista não apresenta resultados tão significativos ao estímulo e aperfeiçoamento do pensamento crítico-criativo do aluno, não agregando o conhecimento prévio dele, construído através da interação entre indivíduo e ambiente. Além disso, o trabalho descreve uma experiência de prática pedagógica realizada numa instituição de ensino privada em São Luís, Maranhão, com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, totalizando a participação de seis turmas, no mês de outubro de 2023, como parte de uma das atividades extensionista do grupo Lecbio (Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia), do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo, explorando a utilização da caixa entomológica como ferramenta didática de ensino. Ao utilizar essa alternativa de abordagem diferenciada, o objetivo dos educadores não passa a ser somente a transmissão das informações teóricas, mas também o alavancamento da participação do aluno dentro das atividades, instigando a curiosidade e a busca pelo conhecimento científico, integrada ao conhecimento prévio ou sociocultural do aluno, tornando a aula imersiva com metodologia ativa, onde a imagem do professor que antes era de detentor único do conhecimento, passa a se tornar uma figura de direcionador da aprendizagem. Além da utilização do pensamento crítico, promoveu-se a aplicabilidade das habilidades cognitivas dos alunos, como a observação e adivinhação, durante a execução da atividade, ampliando os conhecimentos sobre os insetos. Portanto, este trabalho não apenas relata uma experiência específica de prática pedagógica, mas também contribui para o debate sobre metodologias de ensino mais eficazes e engajadoras, que possam verdadeiramente potencializar o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11006_TB2558_27102024183555.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEMERVAL ARTUR DE ARAUJO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DEMERVAL ARTUR"
    "autor_email" => "demervalarturac@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110698
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2558
    "inscrito_id" => 11006
    "titulo" => "CAIXA ENTOMOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da utilização de materiais didáticos não convencionais dentro do ambiente escolar, uma vez que, o modelo de transmissão de conhecimento unidirecional tradicionalista não apresenta resultados tão significativos ao estímulo e aperfeiçoamento do pensamento crítico-criativo do aluno, não agregando o conhecimento prévio dele, construído através da interação entre indivíduo e ambiente. Além disso, o trabalho descreve uma experiência de prática pedagógica realizada numa instituição de ensino privada em São Luís, Maranhão, com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, totalizando a participação de seis turmas, no mês de outubro de 2023, como parte de uma das atividades extensionista do grupo Lecbio (Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia), do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo, explorando a utilização da caixa entomológica como ferramenta didática de ensino. Ao utilizar essa alternativa de abordagem diferenciada, o objetivo dos educadores não passa a ser somente a transmissão das informações teóricas, mas também o alavancamento da participação do aluno dentro das atividades, instigando a curiosidade e a busca pelo conhecimento científico, integrada ao conhecimento prévio ou sociocultural do aluno, tornando a aula imersiva com metodologia ativa, onde a imagem do professor que antes era de detentor único do conhecimento, passa a se tornar uma figura de direcionador da aprendizagem. Além da utilização do pensamento crítico, promoveu-se a aplicabilidade das habilidades cognitivas dos alunos, como a observação e adivinhação, durante a execução da atividade, ampliando os conhecimentos sobre os insetos. Portanto, este trabalho não apenas relata uma experiência específica de prática pedagógica, mas também contribui para o debate sobre metodologias de ensino mais eficazes e engajadoras, que possam verdadeiramente potencializar o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11006_TB2558_27102024183555.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEMERVAL ARTUR DE ARAUJO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DEMERVAL ARTUR"
    "autor_email" => "demervalarturac@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da utilização de materiais didáticos não convencionais dentro do ambiente escolar, uma vez que, o modelo de transmissão de conhecimento unidirecional tradicionalista não apresenta resultados tão significativos ao estímulo e aperfeiçoamento do pensamento crítico-criativo do aluno, não agregando o conhecimento prévio dele, construído através da interação entre indivíduo e ambiente. Além disso, o trabalho descreve uma experiência de prática pedagógica realizada numa instituição de ensino privada em São Luís, Maranhão, com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, totalizando a participação de seis turmas, no mês de outubro de 2023, como parte de uma das atividades extensionista do grupo Lecbio (Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia), do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo, explorando a utilização da caixa entomológica como ferramenta didática de ensino. Ao utilizar essa alternativa de abordagem diferenciada, o objetivo dos educadores não passa a ser somente a transmissão das informações teóricas, mas também o alavancamento da participação do aluno dentro das atividades, instigando a curiosidade e a busca pelo conhecimento científico, integrada ao conhecimento prévio ou sociocultural do aluno, tornando a aula imersiva com metodologia ativa, onde a imagem do professor que antes era de detentor único do conhecimento, passa a se tornar uma figura de direcionador da aprendizagem. Além da utilização do pensamento crítico, promoveu-se a aplicabilidade das habilidades cognitivas dos alunos, como a observação e adivinhação, durante a execução da atividade, ampliando os conhecimentos sobre os insetos. Portanto, este trabalho não apenas relata uma experiência específica de prática pedagógica, mas também contribui para o debate sobre metodologias de ensino mais eficazes e engajadoras, que possam verdadeiramente potencializar o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.