Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS EM GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114919
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8636
    "inscrito_id" => 20411
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS EM GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo aborda as experiências dos pós-graduandos em Geografia durante o estágio docente, explorando como essa prática contribui para sua formação e desenvolvimento profissional. O objetivo é relatar e analisar as vivências desses estudantes, destacando as competências desenvolvidas e os desafios enfrentados ao longo do estágio. A pesquisa justifica-se pela importância de documentar essas experiências, uma vez que o estágio docente é um componente essencial na construção da identidade profissional dos futuros professores de Geografia.A metodologia adotada consiste em um relato de experiência com abordagem qualitativa, em que se coletou relatos pessoais dos pós-graduandos sobre suas vivências no estágio. A análise é de cariz interpretativo, buscando identificar padrões e temas recorrentes que possam oferecer subsídios para a compreensão das práticas pedagógicas e da formação do pós-graduando em Geografia. Os resultados indicam que o estágio oferece competências desenvolvidas pelos pós-graduandos, como habilidades pedagógicas, didáticas e a construção de sua identidade docente e de pesquisador. Além disso, entende-se que há desafios enfrentados, como a adaptação às dinâmicas da sala de aula e a gestão do planejamento e execução de aulas com cariz acadêmico. O estudo identificou que o estágio contribui para o aprimoramento dos programas de pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20411_TB8636_27102024222502.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO DE ABREU LOPES"
    "autor_nome_curto" => "BRENO"
    "autor_email" => "breno.abreu@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114919
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8636
    "inscrito_id" => 20411
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS EM GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo aborda as experiências dos pós-graduandos em Geografia durante o estágio docente, explorando como essa prática contribui para sua formação e desenvolvimento profissional. O objetivo é relatar e analisar as vivências desses estudantes, destacando as competências desenvolvidas e os desafios enfrentados ao longo do estágio. A pesquisa justifica-se pela importância de documentar essas experiências, uma vez que o estágio docente é um componente essencial na construção da identidade profissional dos futuros professores de Geografia.A metodologia adotada consiste em um relato de experiência com abordagem qualitativa, em que se coletou relatos pessoais dos pós-graduandos sobre suas vivências no estágio. A análise é de cariz interpretativo, buscando identificar padrões e temas recorrentes que possam oferecer subsídios para a compreensão das práticas pedagógicas e da formação do pós-graduando em Geografia. Os resultados indicam que o estágio oferece competências desenvolvidas pelos pós-graduandos, como habilidades pedagógicas, didáticas e a construção de sua identidade docente e de pesquisador. Além disso, entende-se que há desafios enfrentados, como a adaptação às dinâmicas da sala de aula e a gestão do planejamento e execução de aulas com cariz acadêmico. O estudo identificou que o estágio contribui para o aprimoramento dos programas de pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20411_TB8636_27102024222502.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO DE ABREU LOPES"
    "autor_nome_curto" => "BRENO"
    "autor_email" => "breno.abreu@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo aborda as experiências dos pós-graduandos em Geografia durante o estágio docente, explorando como essa prática contribui para sua formação e desenvolvimento profissional. O objetivo é relatar e analisar as vivências desses estudantes, destacando as competências desenvolvidas e os desafios enfrentados ao longo do estágio. A pesquisa justifica-se pela importância de documentar essas experiências, uma vez que o estágio docente é um componente essencial na construção da identidade profissional dos futuros professores de Geografia.A metodologia adotada consiste em um relato de experiência com abordagem qualitativa, em que se coletou relatos pessoais dos pós-graduandos sobre suas vivências no estágio. A análise é de cariz interpretativo, buscando identificar padrões e temas recorrentes que possam oferecer subsídios para a compreensão das práticas pedagógicas e da formação do pós-graduando em Geografia. Os resultados indicam que o estágio oferece competências desenvolvidas pelos pós-graduandos, como habilidades pedagógicas, didáticas e a construção de sua identidade docente e de pesquisador. Além disso, entende-se que há desafios enfrentados, como a adaptação às dinâmicas da sala de aula e a gestão do planejamento e execução de aulas com cariz acadêmico. O estudo identificou que o estágio contribui para o aprimoramento dos programas de pós-graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.