Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRAÇÃO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL DE RECURSOS HÍDRICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo analisou o desenvolvimento de atividades relativo ao monitoramento ambiental dos recursos hídricos na Educação Básica. O objetivo desta pesquisa foi promover a integração entre ensino e pesquisa por meio de uma revisão da literatura existente sobre práticas de monitoramento ambiental. A análise bibliográfica abrangeu estudos publicados que exploraram técnicas de monitoramento da qualidade da água e ecotoxicologia em contextos educacionais. Os resultados da revisão indicaram que a integração dessas práticas no currículo escolar foi fundamental para desenvolver o protagonismo acadêmico e o senso crítico dos alunos em relação às questões ambientais, principalmente no que tange à qualidade da água. Os parâmetros de potabilidade para consumo humano, conforme definidos pelo Ministério da Saúde do Brasil, incluíram parâmetros físicos, químicos e microbiológicos essenciais para garantir a segurança da água potável, estes parâmetros devem estar dentro dos limites estabelecidos pela legislação para assegurar que a água seja segura para o consumo. Nesta premissa, foi identificado que o monitoramento ambiental de recursos hídricos, quando aplicado no contexto educacional, não só melhorou a qualidade do ensino de ciências, mas também sensibilizou os alunos para a importância da preservação e do uso sustentável da água. A familiarização com os parâmetros de potabilidade e a compreensão dos impactos da qualidade da água na saúde pública foram fundamentais para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Portanto, é necessário um processo contínuo de conscientização da população, transmitindo informações que possibilitem o desenvolvimento de hábitos e habilidades que estabeleçam critérios e padrões para a solução de problemas e tomadas de decisão, aprimorando a gestão de recursos hídricos e fortalecendo a sustentabilidade da oferta e demanda da água. Somado a isso, as escolas precisam atualizar a forma como apresentam os recursos hídricos, promovendo uma conscientização realista e crítica para garantir sua qualidade e disponibilidade futura.

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