Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTOS DOS ADOLESCENTES MACEIOENSES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111693
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4005
    "inscrito_id" => 12808
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTOS DOS ADOLESCENTES MACEIOENSES"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar a influência das redes sociais no comportamento de adolescentes de Maceió. O interesse nessa investigação surgiu verificando comportamentos de adolescentes entre 13 e 19 anos, nas suas interações com as redes sociais nas dependências escolares. Verificou- se a busca por uma representação, nas redes, que transparecesse uma felicidade permanente e uma ansiedade em obter respostas imediatas de suas respectivas postagens. Por isso nos baseamos na Teoria da Sociedade do Espetáculo, que afirma que na contemporaneidade é mais importante parecer do que ser, expondo, assim a lógica das redes. Também nos utilizamos de Pascal Bruckner, que fala da imposição da felicidade nas sociedades contemporâneas. Observamos, então a pressão que as redes sociais exercem sobre os adolescentes, visto que, alguns dos seus comportamentos que percebemos é uma reprodução do que é postado nas redes e não o contrário. Para esta análise nos utilizamos do método hipotético- dedutivo, realizado a partir de questionário do Google forms, no qual analisamos 64 respostas, sendo que 52% dos adolescentes entrevistados permaneciam mais de três horas nas redes, com postagens relacionadas ao cotidiano para 63% dos entrevistados e que esse cotidiano passa por alguma alteração, como por exemplo, uma preparação prévia do ambiente. Além disso, para 61% a resposta positiva às suas postagens, os deixam felizes ou eufóricos e 22% ficam insatisfeitos ou frustrados com um baixo número de curtidas. Logo, verificamos, através da análise de conteúdos a influência das redes no comportamento dos adolescentes, pela necessidade de transparecer uma felicidade imposta nas postagens, o que faz com que eles estejam sempre preocupados em preparar previamente essas imagens refletindo, assim, a ideia da teoria da Sociedade do Espetáculo de que na sociedade contemporânea e mais importante parecer do que ser."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12808_TB4005_24042024142456.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS ROBERTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS ROBERTO"
    "autor_email" => "marcusroberto76@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111693
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4005
    "inscrito_id" => 12808
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTOS DOS ADOLESCENTES MACEIOENSES"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar a influência das redes sociais no comportamento de adolescentes de Maceió. O interesse nessa investigação surgiu verificando comportamentos de adolescentes entre 13 e 19 anos, nas suas interações com as redes sociais nas dependências escolares. Verificou- se a busca por uma representação, nas redes, que transparecesse uma felicidade permanente e uma ansiedade em obter respostas imediatas de suas respectivas postagens. Por isso nos baseamos na Teoria da Sociedade do Espetáculo, que afirma que na contemporaneidade é mais importante parecer do que ser, expondo, assim a lógica das redes. Também nos utilizamos de Pascal Bruckner, que fala da imposição da felicidade nas sociedades contemporâneas. Observamos, então a pressão que as redes sociais exercem sobre os adolescentes, visto que, alguns dos seus comportamentos que percebemos é uma reprodução do que é postado nas redes e não o contrário. Para esta análise nos utilizamos do método hipotético- dedutivo, realizado a partir de questionário do Google forms, no qual analisamos 64 respostas, sendo que 52% dos adolescentes entrevistados permaneciam mais de três horas nas redes, com postagens relacionadas ao cotidiano para 63% dos entrevistados e que esse cotidiano passa por alguma alteração, como por exemplo, uma preparação prévia do ambiente. Além disso, para 61% a resposta positiva às suas postagens, os deixam felizes ou eufóricos e 22% ficam insatisfeitos ou frustrados com um baixo número de curtidas. Logo, verificamos, através da análise de conteúdos a influência das redes no comportamento dos adolescentes, pela necessidade de transparecer uma felicidade imposta nas postagens, o que faz com que eles estejam sempre preocupados em preparar previamente essas imagens refletindo, assim, a ideia da teoria da Sociedade do Espetáculo de que na sociedade contemporânea e mais importante parecer do que ser."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12808_TB4005_24042024142456.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS ROBERTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS ROBERTO"
    "autor_email" => "marcusroberto76@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a influência das redes sociais no comportamento de adolescentes de Maceió. O interesse nessa investigação surgiu verificando comportamentos de adolescentes entre 13 e 19 anos, nas suas interações com as redes sociais nas dependências escolares. Verificou- se a busca por uma representação, nas redes, que transparecesse uma felicidade permanente e uma ansiedade em obter respostas imediatas de suas respectivas postagens. Por isso nos baseamos na Teoria da Sociedade do Espetáculo, que afirma que na contemporaneidade é mais importante parecer do que ser, expondo, assim a lógica das redes. Também nos utilizamos de Pascal Bruckner, que fala da imposição da felicidade nas sociedades contemporâneas. Observamos, então a pressão que as redes sociais exercem sobre os adolescentes, visto que, alguns dos seus comportamentos que percebemos é uma reprodução do que é postado nas redes e não o contrário. Para esta análise nos utilizamos do método hipotético- dedutivo, realizado a partir de questionário do Google forms, no qual analisamos 64 respostas, sendo que 52% dos adolescentes entrevistados permaneciam mais de três horas nas redes, com postagens relacionadas ao cotidiano para 63% dos entrevistados e que esse cotidiano passa por alguma alteração, como por exemplo, uma preparação prévia do ambiente. Além disso, para 61% a resposta positiva às suas postagens, os deixam felizes ou eufóricos e 22% ficam insatisfeitos ou frustrados com um baixo número de curtidas. Logo, verificamos, através da análise de conteúdos a influência das redes no comportamento dos adolescentes, pela necessidade de transparecer uma felicidade imposta nas postagens, o que faz com que eles estejam sempre preocupados em preparar previamente essas imagens refletindo, assim, a ideia da teoria da Sociedade do Espetáculo de que na sociedade contemporânea e mais importante parecer do que ser.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.