Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA: DESVELANDO PRÁTICAS MULTICULTURALMENTE ORIENTADAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114541
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8094
    "inscrito_id" => 16750
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA: DESVELANDO PRÁTICAS MULTICULTURALMENTE ORIENTADAS"
    "resumo" => "O trabalho em tela apresenta resultados de um estudo realizado no campo da formação incial de professores em nível superior, mais especificamente, no curso de Pedagogia, e apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Assim, analisa as práticas pedagógicas divulgadas nos relatórios dos/as bolsistas do programa residência pedagógica – PRP, Subprojeto Pedagogia, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), edital Capes nº 1/2020 e edital CAPES nº 06/2018, identificando as discussões concernentes às questões de diferença, identidade e dos marcadores culturais a partir da perspectiva do multiculturalismo. A argumentação teórica é construída no diálogo com o pensamento multicultural defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009), Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997), McLaren (2000) e Silva (2011) e para tratar da pesquisa e educação muticultural Canen/Ivenick (2005, 2008, 2020) e Xavier (2009). Metodologicamente, traz uma abordagem qualitativa, amparado no modelo de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos explorados apresentam indícios de concepções do multiculturalismo e suas categorias, revelando as características da construção de uma identidade profissional do estudante de licenciatura em Pedagogia. Desse modo, destaca-se a importância do PRP na formação de professores desenvolvendo autonomia e reflexões a partir da teoria e ação com a prática na vida profissional dos residentes bolsistas. Por fim, os relatórios analisados apresentam características vinculadas ao multiculturalismo através das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Residência Pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16750_TB8094_08102024213038.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CLEIDE BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinecleide@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114541
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8094
    "inscrito_id" => 16750
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA: DESVELANDO PRÁTICAS MULTICULTURALMENTE ORIENTADAS"
    "resumo" => "O trabalho em tela apresenta resultados de um estudo realizado no campo da formação incial de professores em nível superior, mais especificamente, no curso de Pedagogia, e apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Assim, analisa as práticas pedagógicas divulgadas nos relatórios dos/as bolsistas do programa residência pedagógica – PRP, Subprojeto Pedagogia, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), edital Capes nº 1/2020 e edital CAPES nº 06/2018, identificando as discussões concernentes às questões de diferença, identidade e dos marcadores culturais a partir da perspectiva do multiculturalismo. A argumentação teórica é construída no diálogo com o pensamento multicultural defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009), Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997), McLaren (2000) e Silva (2011) e para tratar da pesquisa e educação muticultural Canen/Ivenick (2005, 2008, 2020) e Xavier (2009). Metodologicamente, traz uma abordagem qualitativa, amparado no modelo de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos explorados apresentam indícios de concepções do multiculturalismo e suas categorias, revelando as características da construção de uma identidade profissional do estudante de licenciatura em Pedagogia. Desse modo, destaca-se a importância do PRP na formação de professores desenvolvendo autonomia e reflexões a partir da teoria e ação com a prática na vida profissional dos residentes bolsistas. Por fim, os relatórios analisados apresentam características vinculadas ao multiculturalismo através das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Residência Pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16750_TB8094_08102024213038.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CLEIDE BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinecleide@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho em tela apresenta resultados de um estudo realizado no campo da formação incial de professores em nível superior, mais especificamente, no curso de Pedagogia, e apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Assim, analisa as práticas pedagógicas divulgadas nos relatórios dos/as bolsistas do programa residência pedagógica – PRP, Subprojeto Pedagogia, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), edital Capes nº 1/2020 e edital CAPES nº 06/2018, identificando as discussões concernentes às questões de diferença, identidade e dos marcadores culturais a partir da perspectiva do multiculturalismo. A argumentação teórica é construída no diálogo com o pensamento multicultural defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009), Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997), McLaren (2000) e Silva (2011) e para tratar da pesquisa e educação muticultural Canen/Ivenick (2005, 2008, 2020) e Xavier (2009). Metodologicamente, traz uma abordagem qualitativa, amparado no modelo de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos explorados apresentam indícios de concepções do multiculturalismo e suas categorias, revelando as características da construção de uma identidade profissional do estudante de licenciatura em Pedagogia. Desse modo, destaca-se a importância do PRP na formação de professores desenvolvendo autonomia e reflexões a partir da teoria e ação com a prática na vida profissional dos residentes bolsistas. Por fim, os relatórios analisados apresentam características vinculadas ao multiculturalismo através das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Residência Pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.