Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DISCURSO DE MAIS QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE AS ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS DAS REDES POLÍTICAS COMO REFERENCIAIS DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114521
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8063
    "inscrito_id" => 20333
    "titulo" => "O DISCURSO DE MAIS QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE AS ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS DAS REDES POLÍTICAS COMO REFERENCIAIS DOCENTES"
    "resumo" => "Este trabalho analisa as articulações discursivas das redes políticas e dos referenciais docentes no processo de implementação da Base Nacional Comum de Formação inicial dos professores da educação básica (BNC-Formação). A partir de diferentes argumentos de mais qualificação para a docência, variadas significações sobre o saber-fazer do professor tem sido disputados no social. Assim sendo, esse artigo apresenta algumas redes e referenciais constituídos por atores sociais, que tem estabelecido novas relações e formas de relacionamento, influenciando os processos de produção de políticas curriculares para a formação. Para tanto, adotamos como estratégia teórico-metodológica a perspectiva perspectiva discursiva a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e pela teorização curricular desenvolvida por Alice Casimiro Lopes. A escolha pela perspectiva pós-estrutural referenciada na Teoria Política do Discurso e na compreensão discursiva de Currículo, é estar apoiando-se na concepção de Currículo como discurso, como prática de significação e a linguagem como construtiva da realidade. A disseminação de discursos que se constitui com soluções universais, tem colocado o professor na agenda estratégica como um dos elementos de maior importância para que a aprendizagem dos alunos aconteça. A demanda pela melhoria da qualidade da formação dos professores, que se constitui no discurso das redes políticas e referenciais docentes, articulam sentidos de competência e de eficácia, para que os professores venham atuar de modo construtivo na rápida transformação da sociedade, relacionando a qualidade do professor à qualidade do ensino. Entendemos que as tentativas de fixar mais qualificação para a docência, está assentado num caráter de “perfil” desejado de professor. Defendemos que esses discursos, colocam os professores na posição de garantidores de um futuro que se pretende chegar, como um horizonte que se quer atingir. Nesse sentido, apostamos na impossibilidade de chegada a um destino final, garantido pela infinitude do ser."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20333_TB8063_27102024100900.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍNTIA APARECIDA OLIVEIRA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "CÍNTIA"
    "autor_email" => "cintiaoliveirademedeiros@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114521
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8063
    "inscrito_id" => 20333
    "titulo" => "O DISCURSO DE MAIS QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE AS ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS DAS REDES POLÍTICAS COMO REFERENCIAIS DOCENTES"
    "resumo" => "Este trabalho analisa as articulações discursivas das redes políticas e dos referenciais docentes no processo de implementação da Base Nacional Comum de Formação inicial dos professores da educação básica (BNC-Formação). A partir de diferentes argumentos de mais qualificação para a docência, variadas significações sobre o saber-fazer do professor tem sido disputados no social. Assim sendo, esse artigo apresenta algumas redes e referenciais constituídos por atores sociais, que tem estabelecido novas relações e formas de relacionamento, influenciando os processos de produção de políticas curriculares para a formação. Para tanto, adotamos como estratégia teórico-metodológica a perspectiva perspectiva discursiva a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e pela teorização curricular desenvolvida por Alice Casimiro Lopes. A escolha pela perspectiva pós-estrutural referenciada na Teoria Política do Discurso e na compreensão discursiva de Currículo, é estar apoiando-se na concepção de Currículo como discurso, como prática de significação e a linguagem como construtiva da realidade. A disseminação de discursos que se constitui com soluções universais, tem colocado o professor na agenda estratégica como um dos elementos de maior importância para que a aprendizagem dos alunos aconteça. A demanda pela melhoria da qualidade da formação dos professores, que se constitui no discurso das redes políticas e referenciais docentes, articulam sentidos de competência e de eficácia, para que os professores venham atuar de modo construtivo na rápida transformação da sociedade, relacionando a qualidade do professor à qualidade do ensino. Entendemos que as tentativas de fixar mais qualificação para a docência, está assentado num caráter de “perfil” desejado de professor. Defendemos que esses discursos, colocam os professores na posição de garantidores de um futuro que se pretende chegar, como um horizonte que se quer atingir. Nesse sentido, apostamos na impossibilidade de chegada a um destino final, garantido pela infinitude do ser."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20333_TB8063_27102024100900.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍNTIA APARECIDA OLIVEIRA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "CÍNTIA"
    "autor_email" => "cintiaoliveirademedeiros@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho analisa as articulações discursivas das redes políticas e dos referenciais docentes no processo de implementação da Base Nacional Comum de Formação inicial dos professores da educação básica (BNC-Formação). A partir de diferentes argumentos de mais qualificação para a docência, variadas significações sobre o saber-fazer do professor tem sido disputados no social. Assim sendo, esse artigo apresenta algumas redes e referenciais constituídos por atores sociais, que tem estabelecido novas relações e formas de relacionamento, influenciando os processos de produção de políticas curriculares para a formação. Para tanto, adotamos como estratégia teórico-metodológica a perspectiva perspectiva discursiva a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e pela teorização curricular desenvolvida por Alice Casimiro Lopes. A escolha pela perspectiva pós-estrutural referenciada na Teoria Política do Discurso e na compreensão discursiva de Currículo, é estar apoiando-se na concepção de Currículo como discurso, como prática de significação e a linguagem como construtiva da realidade. A disseminação de discursos que se constitui com soluções universais, tem colocado o professor na agenda estratégica como um dos elementos de maior importância para que a aprendizagem dos alunos aconteça. A demanda pela melhoria da qualidade da formação dos professores, que se constitui no discurso das redes políticas e referenciais docentes, articulam sentidos de competência e de eficácia, para que os professores venham atuar de modo construtivo na rápida transformação da sociedade, relacionando a qualidade do professor à qualidade do ensino. Entendemos que as tentativas de fixar mais qualificação para a docência, está assentado num caráter de “perfil” desejado de professor. Defendemos que esses discursos, colocam os professores na posição de garantidores de um futuro que se pretende chegar, como um horizonte que se quer atingir. Nesse sentido, apostamos na impossibilidade de chegada a um destino final, garantido pela infinitude do ser.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.