Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE E LUDICIDADE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110639
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2485
    "inscrito_id" => 1204
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E LUDICIDADE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade é concebida como a construção de conexões entre diferentes disciplinas, capaz de promover transformações significativas no processo de ensino-aprendizagem quando aliada à ludicidade e ao uso de jogos. Este estudo relata experiências vivenciadas nas aulas de Educação Física em uma escola da rede municipal de Tianguá, no estado do Ceará. Utilizou-se da pesquisa descritiva, através do relato de experiência de abordagem qualitativa. O jogo foi adotado como estratégia de consolidação, resgate e revisão de conteúdos, aplicado nas aulas de Educação Física para alunos do ensino fundamental dos anos finais. O ensino por meio de habilidades e competências, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visa ao desenvolvimento uniforme, regulamentando o currículo com propostas de aprendizagens essenciais no âmbito educacional. Os professores optaram por integrar o jogo aos objetos de conhecimento da BNCC de Educação Física e Matemática, visando trabalhar competências como o desenvolvimento do raciocínio lógico e a compreensão dos diferentes campos da Matemática, além dos aspectos interpretativos e recreativos das práticas corporais na Educação Física. Este trabalho evidenciou a importância do jogo e da ludicidade no desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, resultando em maior motivação, participação e compreensão ampliada, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. Por fim, apresenta-se que a interdisciplinaridade busca promover a intersecção entre conteúdos, sendo fundamental fomentar essa temática para possibilitar intervenções pedagógicas mais eficazes por parte dos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1204_TB2485_27102024202351.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUDIANE MARIA DA SILVA MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "LUDIANE MARINHO"
    "autor_email" => "ludianemarinho@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110639
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2485
    "inscrito_id" => 1204
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E LUDICIDADE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade é concebida como a construção de conexões entre diferentes disciplinas, capaz de promover transformações significativas no processo de ensino-aprendizagem quando aliada à ludicidade e ao uso de jogos. Este estudo relata experiências vivenciadas nas aulas de Educação Física em uma escola da rede municipal de Tianguá, no estado do Ceará. Utilizou-se da pesquisa descritiva, através do relato de experiência de abordagem qualitativa. O jogo foi adotado como estratégia de consolidação, resgate e revisão de conteúdos, aplicado nas aulas de Educação Física para alunos do ensino fundamental dos anos finais. O ensino por meio de habilidades e competências, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visa ao desenvolvimento uniforme, regulamentando o currículo com propostas de aprendizagens essenciais no âmbito educacional. Os professores optaram por integrar o jogo aos objetos de conhecimento da BNCC de Educação Física e Matemática, visando trabalhar competências como o desenvolvimento do raciocínio lógico e a compreensão dos diferentes campos da Matemática, além dos aspectos interpretativos e recreativos das práticas corporais na Educação Física. Este trabalho evidenciou a importância do jogo e da ludicidade no desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, resultando em maior motivação, participação e compreensão ampliada, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. Por fim, apresenta-se que a interdisciplinaridade busca promover a intersecção entre conteúdos, sendo fundamental fomentar essa temática para possibilitar intervenções pedagógicas mais eficazes por parte dos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1204_TB2485_27102024202351.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUDIANE MARIA DA SILVA MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "LUDIANE MARINHO"
    "autor_email" => "ludianemarinho@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A interdisciplinaridade é concebida como a construção de conexões entre diferentes disciplinas, capaz de promover transformações significativas no processo de ensino-aprendizagem quando aliada à ludicidade e ao uso de jogos. Este estudo relata experiências vivenciadas nas aulas de Educação Física em uma escola da rede municipal de Tianguá, no estado do Ceará. Utilizou-se da pesquisa descritiva, através do relato de experiência de abordagem qualitativa. O jogo foi adotado como estratégia de consolidação, resgate e revisão de conteúdos, aplicado nas aulas de Educação Física para alunos do ensino fundamental dos anos finais. O ensino por meio de habilidades e competências, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visa ao desenvolvimento uniforme, regulamentando o currículo com propostas de aprendizagens essenciais no âmbito educacional. Os professores optaram por integrar o jogo aos objetos de conhecimento da BNCC de Educação Física e Matemática, visando trabalhar competências como o desenvolvimento do raciocínio lógico e a compreensão dos diferentes campos da Matemática, além dos aspectos interpretativos e recreativos das práticas corporais na Educação Física. Este trabalho evidenciou a importância do jogo e da ludicidade no desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, resultando em maior motivação, participação e compreensão ampliada, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. Por fim, apresenta-se que a interdisciplinaridade busca promover a intersecção entre conteúdos, sendo fundamental fomentar essa temática para possibilitar intervenções pedagógicas mais eficazes por parte dos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.