Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO: UMA REVISÃO DOS ESTUDOS BRASILEIROS NA ÚLTIMA DÉCADA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As altas habilidades/superdotação referem-se a um potencial de aprendizagem de habilidades em áreas do conhecimento humano, de forma isolada ou combinada, configurando desempenho acima da média. Hipotetiza-se que estes sujeitos teriam potencial reflexivo, apresentado na argumentação. Segundo Leitão (2012) a argumentação é uma habilidade discursiva sociocognitiva promotora do pensamento crítico reflexivo. Em estudos anteriores identificou-se que a argumentação tem potencial de ser estimulada em espaços educativos, caso o facilitador tenha intencionalidade e planejamento. Caso não haja espaços de incentivo a tendência é que a argumentação não se desenvolva da mesma forma, mesmo com sujeitos que tenham esse potencial. Tendo isto em mente, torna-se relevante realizar revisão para identificação da existência dos estudos que já realizaram intersecção entre argumentação e pessoas com altas habilidades e superdotação. Este estudo é uma pesquisa bibliográfica que envolveu uma busca em plataformas como Scielo e Capes, cobrindo um período de 10 anos (2014-2024). Utilizando filtros "ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO" (AH/SD) e "ARGUMENTAÇÃO OU REFLEXÃO", o objetivo foi investigar a quantidade de estudos brasileiros direcionados à área de Argumentação e AH/SD. Consideramos a Argumentação que potencializa o sujeito social, crítico e reflexivo, contribuindo para o desenvolvimento discursivo e cognitivo desses indivíduos. Para critérios de inclusão e exclusão, foram aplicados filtros de busca: pesquisas realizadas no Brasil, em língua portuguesa, artigos e dentro do período mencionado anteriormente. Na plataforma Scielo, foram encontrados 48 trabalhos e na plataforma Capes, 144 trabalhos. No entanto, após a leitura detalhada de cada artigo, todos foram excluídos, pois nenhum investigava especificamente a relação entre AH/SD e argumentação. Concluímos que deve haver um olhar diferenciado para essa área na educação inclusiva e nos estudos em Argumentação, de modo a avançar as discussões e promover a inclusão de indivíduos com AH/SD nas vivências escolares e acadêmicas.

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