Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111268
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3366
    "inscrito_id" => 11847
    "titulo" => "A LUDICIDADE NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A ludicidade, como instrumento pedagógico, pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem, pois possibilita experiências com jogos, brincadeiras e brinquedos, tornando a aprendizagem significativa aos alunos. Nesse sentido, este trabalho apresenta a ludicidade no Ensino Fundamental como um meio que pode auxiliar os alunos nas práticas de leitura e escrita. Assim, apontamos a seguinte questão problema: como a ludicidade pode auxiliar nas práticas de leitura e escrita com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Bom Jesus/PI? Em vista disso, temos como objetivo geral: compreender como a ludicidade pode auxiliar nas práticas de leitura e escrita com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Bom Jesus/PI, obtendo como objetivos específicos: identificar nas narrativas das professoras práticas que envolvem a ludicidade no processo de escrita e leitura dos seus alunos; e analisar as estratégias lúdicas das professoras para auxiliar na leitura e escrita dos seus alunos. Assim, para contribuir com a análise dos dados utilizamos os autores: Kramer (2007); Soares (2020) e Tardif (2014), entre outros que fundamentam as discussões e reflexões neste trabalho. No plano metodológico, utilizamos a pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, trazendo como instrumento da pesquisa o memorial, que nos permite compreender as práticas lúdicas desenvolvidas pelas professoras no contexto da leitura e escrita com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e nesse sentido, realizamos a análise dos dados na perspectiva da análise interpretativa. Como resultados desta pesquisa apontamos que, as professoras enfrentam desafios para trabalhar a leitura e escrita com seus alunos, e que em suas estratégias pedagógicas, as mesmas não utilizam a ludicidade como meio pedagógico, e não demonstram conhecimento aprofundado sobre o lúdico na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11847_TB3366_26102024222140.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA SOUSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA SOUSA"
    "autor_email" => "fernandaoliveira@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111268
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3366
    "inscrito_id" => 11847
    "titulo" => "A LUDICIDADE NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A ludicidade, como instrumento pedagógico, pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem, pois possibilita experiências com jogos, brincadeiras e brinquedos, tornando a aprendizagem significativa aos alunos. Nesse sentido, este trabalho apresenta a ludicidade no Ensino Fundamental como um meio que pode auxiliar os alunos nas práticas de leitura e escrita. Assim, apontamos a seguinte questão problema: como a ludicidade pode auxiliar nas práticas de leitura e escrita com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Bom Jesus/PI? Em vista disso, temos como objetivo geral: compreender como a ludicidade pode auxiliar nas práticas de leitura e escrita com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Bom Jesus/PI, obtendo como objetivos específicos: identificar nas narrativas das professoras práticas que envolvem a ludicidade no processo de escrita e leitura dos seus alunos; e analisar as estratégias lúdicas das professoras para auxiliar na leitura e escrita dos seus alunos. Assim, para contribuir com a análise dos dados utilizamos os autores: Kramer (2007); Soares (2020) e Tardif (2014), entre outros que fundamentam as discussões e reflexões neste trabalho. No plano metodológico, utilizamos a pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, trazendo como instrumento da pesquisa o memorial, que nos permite compreender as práticas lúdicas desenvolvidas pelas professoras no contexto da leitura e escrita com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e nesse sentido, realizamos a análise dos dados na perspectiva da análise interpretativa. Como resultados desta pesquisa apontamos que, as professoras enfrentam desafios para trabalhar a leitura e escrita com seus alunos, e que em suas estratégias pedagógicas, as mesmas não utilizam a ludicidade como meio pedagógico, e não demonstram conhecimento aprofundado sobre o lúdico na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11847_TB3366_26102024222140.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA SOUSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA SOUSA"
    "autor_email" => "fernandaoliveira@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A ludicidade, como instrumento pedagógico, pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem, pois possibilita experiências com jogos, brincadeiras e brinquedos, tornando a aprendizagem significativa aos alunos. Nesse sentido, este trabalho apresenta a ludicidade no Ensino Fundamental como um meio que pode auxiliar os alunos nas práticas de leitura e escrita. Assim, apontamos a seguinte questão problema: como a ludicidade pode auxiliar nas práticas de leitura e escrita com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Bom Jesus/PI? Em vista disso, temos como objetivo geral: compreender como a ludicidade pode auxiliar nas práticas de leitura e escrita com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Bom Jesus/PI, obtendo como objetivos específicos: identificar nas narrativas das professoras práticas que envolvem a ludicidade no processo de escrita e leitura dos seus alunos; e analisar as estratégias lúdicas das professoras para auxiliar na leitura e escrita dos seus alunos. Assim, para contribuir com a análise dos dados utilizamos os autores: Kramer (2007); Soares (2020) e Tardif (2014), entre outros que fundamentam as discussões e reflexões neste trabalho. No plano metodológico, utilizamos a pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, trazendo como instrumento da pesquisa o memorial, que nos permite compreender as práticas lúdicas desenvolvidas pelas professoras no contexto da leitura e escrita com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e nesse sentido, realizamos a análise dos dados na perspectiva da análise interpretativa. Como resultados desta pesquisa apontamos que, as professoras enfrentam desafios para trabalhar a leitura e escrita com seus alunos, e que em suas estratégias pedagógicas, as mesmas não utilizam a ludicidade como meio pedagógico, e não demonstram conhecimento aprofundado sobre o lúdico na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.