Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114090
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7416
    "inscrito_id" => 16205
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata sobre o uso das metodologias ativas no ensino de ciências e biologia, fruto dos estudos realizados na disciplina de Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educacionais e Formação Docente IV, no Curso de Licenciatura em Biologia do IFRN, Campus Macau. A relação ensino-aprendizagem tem despertado estudos e reflexões por parte de professores e escolas que buscam aproximar as práticas pedagógicas das reais necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. Desta forma vem surgindo diversas possibilidades de ensinar. Uma delas foi o uso de metodologias ativas durante as aulas, que tem como propósito buscar um modo de ensinar mais eficiente, possibilitando a participação, o pensamento crítico e criativo dos estudantes, além de tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas. Nessa perspectiva, objetivou-se identificar em que medida as metodologias ativas eram utilizadas em sala de aula, evidenciando a importância dessa prática no processo de aprendizagem, bem como o modo com que essas metodologias eram tratadas pelos educandos. Com base nisso, foi feita uma pesquisa, através de questionários, com três professoras do ensino de ciências e biologia da rede pública e privada que lecionam em turmas do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio, nos Municípios de Macau, Natal e Alto do Rodrigues no Rio Grande do Norte. Assim, observou-se que os professores fazem uso das metodologias ativas em suas aulas e reconhecem o êxito dessas práticas no protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem. Adicionalmente, pontuam dificuldades em relação às condições de tempo para planejamento dessas atividades, bem como de recursos necessários para o seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16205_TB7416_27102024214208.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANETE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANETE"
    "autor_email" => "janeoliver176@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114090
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7416
    "inscrito_id" => 16205
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata sobre o uso das metodologias ativas no ensino de ciências e biologia, fruto dos estudos realizados na disciplina de Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educacionais e Formação Docente IV, no Curso de Licenciatura em Biologia do IFRN, Campus Macau. A relação ensino-aprendizagem tem despertado estudos e reflexões por parte de professores e escolas que buscam aproximar as práticas pedagógicas das reais necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. Desta forma vem surgindo diversas possibilidades de ensinar. Uma delas foi o uso de metodologias ativas durante as aulas, que tem como propósito buscar um modo de ensinar mais eficiente, possibilitando a participação, o pensamento crítico e criativo dos estudantes, além de tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas. Nessa perspectiva, objetivou-se identificar em que medida as metodologias ativas eram utilizadas em sala de aula, evidenciando a importância dessa prática no processo de aprendizagem, bem como o modo com que essas metodologias eram tratadas pelos educandos. Com base nisso, foi feita uma pesquisa, através de questionários, com três professoras do ensino de ciências e biologia da rede pública e privada que lecionam em turmas do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio, nos Municípios de Macau, Natal e Alto do Rodrigues no Rio Grande do Norte. Assim, observou-se que os professores fazem uso das metodologias ativas em suas aulas e reconhecem o êxito dessas práticas no protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem. Adicionalmente, pontuam dificuldades em relação às condições de tempo para planejamento dessas atividades, bem como de recursos necessários para o seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16205_TB7416_27102024214208.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANETE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANETE"
    "autor_email" => "janeoliver176@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho trata sobre o uso das metodologias ativas no ensino de ciências e biologia, fruto dos estudos realizados na disciplina de Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educacionais e Formação Docente IV, no Curso de Licenciatura em Biologia do IFRN, Campus Macau. A relação ensino-aprendizagem tem despertado estudos e reflexões por parte de professores e escolas que buscam aproximar as práticas pedagógicas das reais necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. Desta forma vem surgindo diversas possibilidades de ensinar. Uma delas foi o uso de metodologias ativas durante as aulas, que tem como propósito buscar um modo de ensinar mais eficiente, possibilitando a participação, o pensamento crítico e criativo dos estudantes, além de tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas. Nessa perspectiva, objetivou-se identificar em que medida as metodologias ativas eram utilizadas em sala de aula, evidenciando a importância dessa prática no processo de aprendizagem, bem como o modo com que essas metodologias eram tratadas pelos educandos. Com base nisso, foi feita uma pesquisa, através de questionários, com três professoras do ensino de ciências e biologia da rede pública e privada que lecionam em turmas do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio, nos Municípios de Macau, Natal e Alto do Rodrigues no Rio Grande do Norte. Assim, observou-se que os professores fazem uso das metodologias ativas em suas aulas e reconhecem o êxito dessas práticas no protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem. Adicionalmente, pontuam dificuldades em relação às condições de tempo para planejamento dessas atividades, bem como de recursos necessários para o seu desenvolvimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.