Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM INTERATIVA SOBRE A BIOQUÍMICA DAS PROTEÍNAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110083
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1722
    "inscrito_id" => 6628
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM INTERATIVA SOBRE A BIOQUÍMICA DAS PROTEÍNAS."
    "resumo" => "Resumo: Em busca de uma abordagem facilitadora para reforçar o entendimento do conteúdo de proteínas em sala de aula através de uma abordagem lúdica, este trabalho mostra a sua importância ao utilizar uma metodologia ativa ,de modo a permitir o aprimoramento dos conhecimentos e procedimentos científicos no cotidiano dos discentes. Para tanto, buscou-se implementar a metodologia de uma “passa ou repassa ” combinada com um jogo interativo de perguntas e respostas, pautados no aprofundamento pedagógico. Objetivo consiste em subsidiar e apoiar o uso de materiais didáticos alternativos, como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e científicas nas salas de aula uma vez que o conteúdo de proteínas tem que ser repassado antes mesmo do início das atividades experimentais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do jogo interativo, foi a ferramenta “roleta” o qual enfatiza a participação ativa dos docentes de maneira divertida e com responsabilidade, focando na eficácia da comunicação e na aplicação prática do conteúdo de proteínas o jogo interativo foi desenvolvido utilizando perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo de proteínas passado em sala de aula como a utilização de perguntas e respostas, através de uma plataforma casual,permitindo engajamento de todos,além de propiciar relação interpessoal da comunidade. Com resultados, os discentes apresentaram um feedback instantâneo e uma resposta positiva ao utilizar a metodologia de forma clara e facilitadora no entendimento do contexto apresentado conclui-se que o jogo permitiu que uma maior integração com o conteúdo apresentado, destacando a eficácia dessa abordagem metodológica a fixação do conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6628_TB1722_16102024180939.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JÉSSICA VIEIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "Jéssica"
    "autor_email" => "jessica.vieira09@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110083
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1722
    "inscrito_id" => 6628
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM INTERATIVA SOBRE A BIOQUÍMICA DAS PROTEÍNAS."
    "resumo" => "Resumo: Em busca de uma abordagem facilitadora para reforçar o entendimento do conteúdo de proteínas em sala de aula através de uma abordagem lúdica, este trabalho mostra a sua importância ao utilizar uma metodologia ativa ,de modo a permitir o aprimoramento dos conhecimentos e procedimentos científicos no cotidiano dos discentes. Para tanto, buscou-se implementar a metodologia de uma “passa ou repassa ” combinada com um jogo interativo de perguntas e respostas, pautados no aprofundamento pedagógico. Objetivo consiste em subsidiar e apoiar o uso de materiais didáticos alternativos, como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e científicas nas salas de aula uma vez que o conteúdo de proteínas tem que ser repassado antes mesmo do início das atividades experimentais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do jogo interativo, foi a ferramenta “roleta” o qual enfatiza a participação ativa dos docentes de maneira divertida e com responsabilidade, focando na eficácia da comunicação e na aplicação prática do conteúdo de proteínas o jogo interativo foi desenvolvido utilizando perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo de proteínas passado em sala de aula como a utilização de perguntas e respostas, através de uma plataforma casual,permitindo engajamento de todos,além de propiciar relação interpessoal da comunidade. Com resultados, os discentes apresentaram um feedback instantâneo e uma resposta positiva ao utilizar a metodologia de forma clara e facilitadora no entendimento do contexto apresentado conclui-se que o jogo permitiu que uma maior integração com o conteúdo apresentado, destacando a eficácia dessa abordagem metodológica a fixação do conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6628_TB1722_16102024180939.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JÉSSICA VIEIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "Jéssica"
    "autor_email" => "jessica.vieira09@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Resumo: Em busca de uma abordagem facilitadora para reforçar o entendimento do conteúdo de proteínas em sala de aula através de uma abordagem lúdica, este trabalho mostra a sua importância ao utilizar uma metodologia ativa ,de modo a permitir o aprimoramento dos conhecimentos e procedimentos científicos no cotidiano dos discentes. Para tanto, buscou-se implementar a metodologia de uma “passa ou repassa ” combinada com um jogo interativo de perguntas e respostas, pautados no aprofundamento pedagógico. Objetivo consiste em subsidiar e apoiar o uso de materiais didáticos alternativos, como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e científicas nas salas de aula uma vez que o conteúdo de proteínas tem que ser repassado antes mesmo do início das atividades experimentais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do jogo interativo, foi a ferramenta “roleta” o qual enfatiza a participação ativa dos docentes de maneira divertida e com responsabilidade, focando na eficácia da comunicação e na aplicação prática do conteúdo de proteínas o jogo interativo foi desenvolvido utilizando perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo de proteínas passado em sala de aula como a utilização de perguntas e respostas, através de uma plataforma casual,permitindo engajamento de todos,além de propiciar relação interpessoal da comunidade. Com resultados, os discentes apresentaram um feedback instantâneo e uma resposta positiva ao utilizar a metodologia de forma clara e facilitadora no entendimento do contexto apresentado conclui-se que o jogo permitiu que uma maior integração com o conteúdo apresentado, destacando a eficácia dessa abordagem metodológica a fixação do conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.