Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS (SEI) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114082
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7406
    "inscrito_id" => 4939
    "titulo" => "PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS (SEI) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Frequentemente precisamos avaliar fatos, elucidar problemas e participar de discussões que norteiam questões da sociedade: emergência de novos agentes patogênicos, crise ambiental, uso de inteligência artificial, entre outros. Tornar tais conhecimentos compreensível aos alunos, incitando-os a encontrar explicações de fatos e fenômenos é, ao mesmo tempo, um dos objetivos, bem como um grande desafio do ensino de ciências e, nos coloca diante de um questionamento central: a escola ensina conceitos ou ensina a compreender o mundo? Essa dúvida nos conduz a novas questões: Qual a escola que queremos? Qual o objetivo do ensino de ciências na atualidade? Qual o ensino de ciências necessário? O analfabetismo científico tem representado um sério problema no sistema educacional, os alunos na sua maioria não conseguem relacionar o ensino da sala de aula, com o cotidiano, ou seja, não desenvolvem competência para compreender questões simples e resolver problemas. Diante do exposto, é inadiável pensar a alfabetização científica dos alunos já no Ensino Fundamental, tornando o ensino de ciências uma atividade conectada com a realidade, formando cidadãos críticos e comprometidos com uma sociedade melhor. O aluno precisa enxergar a importância e a influência da ciência e da tecnologia em sua vida, isso irá contribuir para a resolução de problemas e para a compreensão do seu universo social. Este projeto teve como objetivo estimular a formação do professor pesquisador e contribuir com um ensino de ciências que priorize o desenvolvimento da alfabetização científica em situações de ensino, que envolva uma perspectiva formativa comprometida com uma educação de qualidade, por meio de Sequências de Ensino Investigativas (SEI), pautadas em questões e temas atuais, desenvolvidas com o intuito de contribuir como opção viável de proposta metodológica para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que congregue o ensino de ciências a um ensino investigativo e argumentativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4939_TB7406_23062024000539.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA"
    "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114082
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7406
    "inscrito_id" => 4939
    "titulo" => "PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS (SEI) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Frequentemente precisamos avaliar fatos, elucidar problemas e participar de discussões que norteiam questões da sociedade: emergência de novos agentes patogênicos, crise ambiental, uso de inteligência artificial, entre outros. Tornar tais conhecimentos compreensível aos alunos, incitando-os a encontrar explicações de fatos e fenômenos é, ao mesmo tempo, um dos objetivos, bem como um grande desafio do ensino de ciências e, nos coloca diante de um questionamento central: a escola ensina conceitos ou ensina a compreender o mundo? Essa dúvida nos conduz a novas questões: Qual a escola que queremos? Qual o objetivo do ensino de ciências na atualidade? Qual o ensino de ciências necessário? O analfabetismo científico tem representado um sério problema no sistema educacional, os alunos na sua maioria não conseguem relacionar o ensino da sala de aula, com o cotidiano, ou seja, não desenvolvem competência para compreender questões simples e resolver problemas. Diante do exposto, é inadiável pensar a alfabetização científica dos alunos já no Ensino Fundamental, tornando o ensino de ciências uma atividade conectada com a realidade, formando cidadãos críticos e comprometidos com uma sociedade melhor. O aluno precisa enxergar a importância e a influência da ciência e da tecnologia em sua vida, isso irá contribuir para a resolução de problemas e para a compreensão do seu universo social. Este projeto teve como objetivo estimular a formação do professor pesquisador e contribuir com um ensino de ciências que priorize o desenvolvimento da alfabetização científica em situações de ensino, que envolva uma perspectiva formativa comprometida com uma educação de qualidade, por meio de Sequências de Ensino Investigativas (SEI), pautadas em questões e temas atuais, desenvolvidas com o intuito de contribuir como opção viável de proposta metodológica para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que congregue o ensino de ciências a um ensino investigativo e argumentativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4939_TB7406_23062024000539.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA"
    "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Frequentemente precisamos avaliar fatos, elucidar problemas e participar de discussões que norteiam questões da sociedade: emergência de novos agentes patogênicos, crise ambiental, uso de inteligência artificial, entre outros. Tornar tais conhecimentos compreensível aos alunos, incitando-os a encontrar explicações de fatos e fenômenos é, ao mesmo tempo, um dos objetivos, bem como um grande desafio do ensino de ciências e, nos coloca diante de um questionamento central: a escola ensina conceitos ou ensina a compreender o mundo? Essa dúvida nos conduz a novas questões: Qual a escola que queremos? Qual o objetivo do ensino de ciências na atualidade? Qual o ensino de ciências necessário? O analfabetismo científico tem representado um sério problema no sistema educacional, os alunos na sua maioria não conseguem relacionar o ensino da sala de aula, com o cotidiano, ou seja, não desenvolvem competência para compreender questões simples e resolver problemas. Diante do exposto, é inadiável pensar a alfabetização científica dos alunos já no Ensino Fundamental, tornando o ensino de ciências uma atividade conectada com a realidade, formando cidadãos críticos e comprometidos com uma sociedade melhor. O aluno precisa enxergar a importância e a influência da ciência e da tecnologia em sua vida, isso irá contribuir para a resolução de problemas e para a compreensão do seu universo social. Este projeto teve como objetivo estimular a formação do professor pesquisador e contribuir com um ensino de ciências que priorize o desenvolvimento da alfabetização científica em situações de ensino, que envolva uma perspectiva formativa comprometida com uma educação de qualidade, por meio de Sequências de Ensino Investigativas (SEI), pautadas em questões e temas atuais, desenvolvidas com o intuito de contribuir como opção viável de proposta metodológica para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que congregue o ensino de ciências a um ensino investigativo e argumentativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.