Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPENSANDO O ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113462
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6550
    "inscrito_id" => 17247
    "titulo" => "REPENSANDO O ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente texto evidencia a importância da Didática na formação de professores de Licenciatura em Física, enfatizando que, além de dominar conteúdos científicos e métodos de ensino, os futuros docentes precisam compreender a realidade de forma crítica e reflexiva para que o aluno aprenda de maneira significativa. Gatti.(2013) aponta que a formação docente deve articular teoria e prática, preparando professores para lidar com a diversidade das salas de aula. Documentos oficiais, como o Plano Nacional de Educação, reforçam essa necessidade. A metodologia adotada neste texto é qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica baseada em autores como Gatti.(2013) e Libâneo (2017), que destacam a combinação de teoria e prática como fundamental na formação dos professores. Os resultados indicam que o conhecimento didático é crucial para a interação em sala de aula e para a formação crítica dos alunos. A abordagem colaborativa, que valoriza o conhecimento prévio dos alunos, é essencial para uma educação inovadora. O texto conclui que políticas e programas de formação docente devem focar tanto no conteúdo específico quanto nas habilidades pedagógicas, promovendo uma educação de qualidade e adaptada às realidades dos alunos. A Didática, como campo de estudo, fornece ferramentas essenciais para que os professores planejem, executem e avaliem o ensino de forma crítica e reflexiva. A formação docente deve ser contínua, com oportunidades de desenvolvimento profissional ao longo da carreira, permitindo que os professores atualizem seus conhecimentos e práticas pedagógicas conforme as necessidades educacionais evoluem. A integração de tecnologias educacionais também é destacada como um fator importante, proporcionando novas formas de engajamento e aprendizagem para os alunos. A criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde professores e alunos possam interagir de forma significativa, é vital para o sucesso educacional"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17247_TB6550_30092024144426.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE ESCOBAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE ESCOBAR"
    "autor_email" => "danieleescobardasilva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113462
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6550
    "inscrito_id" => 17247
    "titulo" => "REPENSANDO O ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente texto evidencia a importância da Didática na formação de professores de Licenciatura em Física, enfatizando que, além de dominar conteúdos científicos e métodos de ensino, os futuros docentes precisam compreender a realidade de forma crítica e reflexiva para que o aluno aprenda de maneira significativa. Gatti.(2013) aponta que a formação docente deve articular teoria e prática, preparando professores para lidar com a diversidade das salas de aula. Documentos oficiais, como o Plano Nacional de Educação, reforçam essa necessidade. A metodologia adotada neste texto é qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica baseada em autores como Gatti.(2013) e Libâneo (2017), que destacam a combinação de teoria e prática como fundamental na formação dos professores. Os resultados indicam que o conhecimento didático é crucial para a interação em sala de aula e para a formação crítica dos alunos. A abordagem colaborativa, que valoriza o conhecimento prévio dos alunos, é essencial para uma educação inovadora. O texto conclui que políticas e programas de formação docente devem focar tanto no conteúdo específico quanto nas habilidades pedagógicas, promovendo uma educação de qualidade e adaptada às realidades dos alunos. A Didática, como campo de estudo, fornece ferramentas essenciais para que os professores planejem, executem e avaliem o ensino de forma crítica e reflexiva. A formação docente deve ser contínua, com oportunidades de desenvolvimento profissional ao longo da carreira, permitindo que os professores atualizem seus conhecimentos e práticas pedagógicas conforme as necessidades educacionais evoluem. A integração de tecnologias educacionais também é destacada como um fator importante, proporcionando novas formas de engajamento e aprendizagem para os alunos. A criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde professores e alunos possam interagir de forma significativa, é vital para o sucesso educacional"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17247_TB6550_30092024144426.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE ESCOBAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE ESCOBAR"
    "autor_email" => "danieleescobardasilva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente texto evidencia a importância da Didática na formação de professores de Licenciatura em Física, enfatizando que, além de dominar conteúdos científicos e métodos de ensino, os futuros docentes precisam compreender a realidade de forma crítica e reflexiva para que o aluno aprenda de maneira significativa. Gatti.(2013) aponta que a formação docente deve articular teoria e prática, preparando professores para lidar com a diversidade das salas de aula. Documentos oficiais, como o Plano Nacional de Educação, reforçam essa necessidade. A metodologia adotada neste texto é qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica baseada em autores como Gatti.(2013) e Libâneo (2017), que destacam a combinação de teoria e prática como fundamental na formação dos professores. Os resultados indicam que o conhecimento didático é crucial para a interação em sala de aula e para a formação crítica dos alunos. A abordagem colaborativa, que valoriza o conhecimento prévio dos alunos, é essencial para uma educação inovadora. O texto conclui que políticas e programas de formação docente devem focar tanto no conteúdo específico quanto nas habilidades pedagógicas, promovendo uma educação de qualidade e adaptada às realidades dos alunos. A Didática, como campo de estudo, fornece ferramentas essenciais para que os professores planejem, executem e avaliem o ensino de forma crítica e reflexiva. A formação docente deve ser contínua, com oportunidades de desenvolvimento profissional ao longo da carreira, permitindo que os professores atualizem seus conhecimentos e práticas pedagógicas conforme as necessidades educacionais evoluem. A integração de tecnologias educacionais também é destacada como um fator importante, proporcionando novas formas de engajamento e aprendizagem para os alunos. A criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde professores e alunos possam interagir de forma significativa, é vital para o sucesso educacional

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.