REPENSANDO O ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113462 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6550 "inscrito_id" => 17247 "titulo" => "REPENSANDO O ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente texto evidencia a importância da Didática na formação de professores de Licenciatura em Física, enfatizando que, além de dominar conteúdos científicos e métodos de ensino, os futuros docentes precisam compreender a realidade de forma crítica e reflexiva para que o aluno aprenda de maneira significativa. Gatti.(2013) aponta que a formação docente deve articular teoria e prática, preparando professores para lidar com a diversidade das salas de aula. Documentos oficiais, como o Plano Nacional de Educação, reforçam essa necessidade. A metodologia adotada neste texto é qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica baseada em autores como Gatti.(2013) e Libâneo (2017), que destacam a combinação de teoria e prática como fundamental na formação dos professores. Os resultados indicam que o conhecimento didático é crucial para a interação em sala de aula e para a formação crítica dos alunos. A abordagem colaborativa, que valoriza o conhecimento prévio dos alunos, é essencial para uma educação inovadora. O texto conclui que políticas e programas de formação docente devem focar tanto no conteúdo específico quanto nas habilidades pedagógicas, promovendo uma educação de qualidade e adaptada às realidades dos alunos. A Didática, como campo de estudo, fornece ferramentas essenciais para que os professores planejem, executem e avaliem o ensino de forma crítica e reflexiva. A formação docente deve ser contínua, com oportunidades de desenvolvimento profissional ao longo da carreira, permitindo que os professores atualizem seus conhecimentos e práticas pedagógicas conforme as necessidades educacionais evoluem. A integração de tecnologias educacionais também é destacada como um fator importante, proporcionando novas formas de engajamento e aprendizagem para os alunos. A criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde professores e alunos possam interagir de forma significativa, é vital para o sucesso educacional" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17247_TB6550_30092024144426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE ESCOBAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELE ESCOBAR" "autor_email" => "danieleescobardasilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113462 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6550 "inscrito_id" => 17247 "titulo" => "REPENSANDO O ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente texto evidencia a importância da Didática na formação de professores de Licenciatura em Física, enfatizando que, além de dominar conteúdos científicos e métodos de ensino, os futuros docentes precisam compreender a realidade de forma crítica e reflexiva para que o aluno aprenda de maneira significativa. Gatti.(2013) aponta que a formação docente deve articular teoria e prática, preparando professores para lidar com a diversidade das salas de aula. Documentos oficiais, como o Plano Nacional de Educação, reforçam essa necessidade. A metodologia adotada neste texto é qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica baseada em autores como Gatti.(2013) e Libâneo (2017), que destacam a combinação de teoria e prática como fundamental na formação dos professores. Os resultados indicam que o conhecimento didático é crucial para a interação em sala de aula e para a formação crítica dos alunos. A abordagem colaborativa, que valoriza o conhecimento prévio dos alunos, é essencial para uma educação inovadora. O texto conclui que políticas e programas de formação docente devem focar tanto no conteúdo específico quanto nas habilidades pedagógicas, promovendo uma educação de qualidade e adaptada às realidades dos alunos. A Didática, como campo de estudo, fornece ferramentas essenciais para que os professores planejem, executem e avaliem o ensino de forma crítica e reflexiva. A formação docente deve ser contínua, com oportunidades de desenvolvimento profissional ao longo da carreira, permitindo que os professores atualizem seus conhecimentos e práticas pedagógicas conforme as necessidades educacionais evoluem. A integração de tecnologias educacionais também é destacada como um fator importante, proporcionando novas formas de engajamento e aprendizagem para os alunos. A criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde professores e alunos possam interagir de forma significativa, é vital para o sucesso educacional" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17247_TB6550_30092024144426.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE ESCOBAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELE ESCOBAR" "autor_email" => "danieleescobardasilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }