PEREIRA, Aline Daiana Da Silva et al.. Minha escola sustentável desafios e soluções. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113965>. Acesso em: 24/12/2024 22:34
O Projeto Minha Escola Sustentável é composto por estudantes, funcionários e professores de diversas áreas do conhecimento da Escola Municipal Bola na Rede - Recife PE e tem como proposta, o levantamento do desempenho ambiental escolar através da avaliação de diversos itens como o uso da água, o uso da energia, o descarte correto dos resíduos, a seleção de fornecedores e materiais mais sustentáveis. A partir deste levantamento e da utilização de um banco de ações sustentáveis, continuamente atualizado, objetivam adotar na escola uma postura de responsabilidade ambiental entre seus alunos, professores, pessoal técnico-administrativo e gestores. A metodologia utilizada será contínua e diagnóstica com reuniões entre estudantes e demais membros da comunidade para verificação do andamento do projeto, divididos em cinco blocos de avaliações. Diagnosticar a reação ao projeto, avaliação do aprendizado para medir a mudança no conhecimento, atitudes e práticas, avaliação de performance para medir como a execução do trabalho alterou-se após o período de três meses, avaliação de impacto para julgar a efetividade do programa medindo o tipo e o grau de mudança imposto no ambiente escolar e implantação de práticas sustentáveis na escola. Logo após foi realizado um protótipo de como gostaríamos que a nossa escola ficasse após a implementação do projeto. Colocamos coleta seletiva, captação da água da chuva, energia solar, horta, uso de lâmpadas de led e torneiras com sensor. Sabemos que atitudes simples podem mudar toda a comunidade escolar. Com este projeto foi possível observar que uma Escola Sustentável precisa de fato trabalhar a Educação Ambiental (EA), juntamente com a interdisciplinaridade. A EA e a Sustentabilidade ainda caminham a passos lentos, e se tem muito a fazer, porém verifica-se que nos resultados esperados é possível vislumbrar um ambiente escolar transformador na vida dos estudantes e da comunidade.