Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MINHA ESCOLA SUSTENTÁVEL DESAFIOS E SOLUÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113965
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7254
    "inscrito_id" => 16627
    "titulo" => "MINHA ESCOLA SUSTENTÁVEL DESAFIOS E SOLUÇÕES"
    "resumo" => "O Projeto Minha Escola Sustentável é composto por estudantes, funcionários e professores de diversas áreas do conhecimento da Escola Municipal Bola na Rede - Recife PE e tem como proposta, o levantamento do\u{A0}desempenho ambiental escolar através da avaliação de diversos itens como o uso da água, o uso da energia, o descarte correto dos resíduos, a seleção de fornecedores e materiais mais sustentáveis. A partir deste levantamento e da utilização de um banco de ações sustentáveis, continuamente atualizado, objetivam adotar na escola uma postura de responsabilidade ambiental entre seus alunos, professores, pessoal técnico-administrativo e gestores. A metodologia utilizada será contínua e diagnóstica com reuniões entre estudantes e demais membros da comunidade para verificação do andamento do projeto, divididos em cinco blocos de avaliações. Diagnosticar a reação ao projeto, avaliação do aprendizado para medir a mudança no conhecimento, atitudes e práticas, avaliação de performance para medir como a execução do trabalho alterou-se após o período de três meses, avaliação de impacto para julgar a efetividade do programa medindo o tipo e o grau de mudança imposto no ambiente escolar e implantação de práticas sustentáveis na escola. Logo após foi realizado um protótipo de como gostaríamos que a nossa escola ficasse após a implementação do projeto. Colocamos coleta seletiva, captação da água da chuva, energia solar, horta, uso de lâmpadas de led e torneiras com sensor. Sabemos que atitudes simples podem mudar toda a comunidade escolar. Com este projeto foi possível observar que uma Escola Sustentável precisa de fato trabalhar a Educação Ambiental (EA), juntamente com a interdisciplinaridade. A EA e a Sustentabilidade ainda caminham a passos lentos, e se tem muito a fazer, porém verifica-se que nos resultados esperados é possível vislumbrar um ambiente escolar transformador na vida dos estudantes e da comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID16627_TB7254_28062024231010.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DAIANA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alline-l@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113965
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7254
    "inscrito_id" => 16627
    "titulo" => "MINHA ESCOLA SUSTENTÁVEL DESAFIOS E SOLUÇÕES"
    "resumo" => "O Projeto Minha Escola Sustentável é composto por estudantes, funcionários e professores de diversas áreas do conhecimento da Escola Municipal Bola na Rede - Recife PE e tem como proposta, o levantamento do\u{A0}desempenho ambiental escolar através da avaliação de diversos itens como o uso da água, o uso da energia, o descarte correto dos resíduos, a seleção de fornecedores e materiais mais sustentáveis. A partir deste levantamento e da utilização de um banco de ações sustentáveis, continuamente atualizado, objetivam adotar na escola uma postura de responsabilidade ambiental entre seus alunos, professores, pessoal técnico-administrativo e gestores. A metodologia utilizada será contínua e diagnóstica com reuniões entre estudantes e demais membros da comunidade para verificação do andamento do projeto, divididos em cinco blocos de avaliações. Diagnosticar a reação ao projeto, avaliação do aprendizado para medir a mudança no conhecimento, atitudes e práticas, avaliação de performance para medir como a execução do trabalho alterou-se após o período de três meses, avaliação de impacto para julgar a efetividade do programa medindo o tipo e o grau de mudança imposto no ambiente escolar e implantação de práticas sustentáveis na escola. Logo após foi realizado um protótipo de como gostaríamos que a nossa escola ficasse após a implementação do projeto. Colocamos coleta seletiva, captação da água da chuva, energia solar, horta, uso de lâmpadas de led e torneiras com sensor. Sabemos que atitudes simples podem mudar toda a comunidade escolar. Com este projeto foi possível observar que uma Escola Sustentável precisa de fato trabalhar a Educação Ambiental (EA), juntamente com a interdisciplinaridade. A EA e a Sustentabilidade ainda caminham a passos lentos, e se tem muito a fazer, porém verifica-se que nos resultados esperados é possível vislumbrar um ambiente escolar transformador na vida dos estudantes e da comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID16627_TB7254_28062024231010.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DAIANA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alline-l@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Projeto Minha Escola Sustentável é composto por estudantes, funcionários e professores de diversas áreas do conhecimento da Escola Municipal Bola na Rede - Recife PE e tem como proposta, o levantamento do desempenho ambiental escolar através da avaliação de diversos itens como o uso da água, o uso da energia, o descarte correto dos resíduos, a seleção de fornecedores e materiais mais sustentáveis. A partir deste levantamento e da utilização de um banco de ações sustentáveis, continuamente atualizado, objetivam adotar na escola uma postura de responsabilidade ambiental entre seus alunos, professores, pessoal técnico-administrativo e gestores. A metodologia utilizada será contínua e diagnóstica com reuniões entre estudantes e demais membros da comunidade para verificação do andamento do projeto, divididos em cinco blocos de avaliações. Diagnosticar a reação ao projeto, avaliação do aprendizado para medir a mudança no conhecimento, atitudes e práticas, avaliação de performance para medir como a execução do trabalho alterou-se após o período de três meses, avaliação de impacto para julgar a efetividade do programa medindo o tipo e o grau de mudança imposto no ambiente escolar e implantação de práticas sustentáveis na escola. Logo após foi realizado um protótipo de como gostaríamos que a nossa escola ficasse após a implementação do projeto. Colocamos coleta seletiva, captação da água da chuva, energia solar, horta, uso de lâmpadas de led e torneiras com sensor. Sabemos que atitudes simples podem mudar toda a comunidade escolar. Com este projeto foi possível observar que uma Escola Sustentável precisa de fato trabalhar a Educação Ambiental (EA), juntamente com a interdisciplinaridade. A EA e a Sustentabilidade ainda caminham a passos lentos, e se tem muito a fazer, porém verifica-se que nos resultados esperados é possível vislumbrar um ambiente escolar transformador na vida dos estudantes e da comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.