Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO ENQUANTO EXPANSÃO TRANSMÍDIA DO CINEMA NACIONAL PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA NO SUL DO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111409
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3570
    "inscrito_id" => 10453
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO ENQUANTO EXPANSÃO TRANSMÍDIA DO CINEMA NACIONAL PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA NO SUL DO BRASIL"
    "resumo" => "O objetivo desta comunicação é propor a produção de vídeos educativos como expansão transmídia do filme O quatrilho (1995, dirigido por Fábio Barreto) para o ensino da história da colonização italiana no sul do Brasil. No âmbito deste estudo, compreende-se que o filme O quatrilho, em virtude de ter tido ampla repercussão junto ao público brasileiro na década de 1990, além de ter sido indicado ao Oscar (Academy Awards) de melhor filme estrangeiro, possui potencial para despertar interesse em novas plateias e, ao mesmo tempo, pode ser empregado como material educativo para subsidiar atividades pedagógicas em diversos contextos escolares, sobretudo no que tange à colonização italiana. Cabe salientar que o cinema, desde o seu surgimento, tem sido reconhecido como uma importante ferramenta educacional, capaz de ampliar o acesso ao conhecimento de forma envolvente e atraente para os estudantes. A pesquisa é classificada como documental, com abordagem qualitativa. Para chegar ao resultado foi feito uma revisão de literatura que abordou acerca das metodologias ativas na educação e as práticas transmídia. Como resultado foi percebido o quão profícuo podem ser as mídias audiovisuais na educação a partir do momento em que o aluno utilize um filme e sua expansão abrindo possibilidades para diferentes utilizações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10453_TB3570_30092024102334.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL JOSÉ BONA"
    "autor_nome_curto" => "BONA"
    "autor_email" => "bona.professor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111409
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3570
    "inscrito_id" => 10453
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO ENQUANTO EXPANSÃO TRANSMÍDIA DO CINEMA NACIONAL PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA NO SUL DO BRASIL"
    "resumo" => "O objetivo desta comunicação é propor a produção de vídeos educativos como expansão transmídia do filme O quatrilho (1995, dirigido por Fábio Barreto) para o ensino da história da colonização italiana no sul do Brasil. No âmbito deste estudo, compreende-se que o filme O quatrilho, em virtude de ter tido ampla repercussão junto ao público brasileiro na década de 1990, além de ter sido indicado ao Oscar (Academy Awards) de melhor filme estrangeiro, possui potencial para despertar interesse em novas plateias e, ao mesmo tempo, pode ser empregado como material educativo para subsidiar atividades pedagógicas em diversos contextos escolares, sobretudo no que tange à colonização italiana. Cabe salientar que o cinema, desde o seu surgimento, tem sido reconhecido como uma importante ferramenta educacional, capaz de ampliar o acesso ao conhecimento de forma envolvente e atraente para os estudantes. A pesquisa é classificada como documental, com abordagem qualitativa. Para chegar ao resultado foi feito uma revisão de literatura que abordou acerca das metodologias ativas na educação e as práticas transmídia. Como resultado foi percebido o quão profícuo podem ser as mídias audiovisuais na educação a partir do momento em que o aluno utilize um filme e sua expansão abrindo possibilidades para diferentes utilizações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10453_TB3570_30092024102334.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL JOSÉ BONA"
    "autor_nome_curto" => "BONA"
    "autor_email" => "bona.professor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo desta comunicação é propor a produção de vídeos educativos como expansão transmídia do filme O quatrilho (1995, dirigido por Fábio Barreto) para o ensino da história da colonização italiana no sul do Brasil. No âmbito deste estudo, compreende-se que o filme O quatrilho, em virtude de ter tido ampla repercussão junto ao público brasileiro na década de 1990, além de ter sido indicado ao Oscar (Academy Awards) de melhor filme estrangeiro, possui potencial para despertar interesse em novas plateias e, ao mesmo tempo, pode ser empregado como material educativo para subsidiar atividades pedagógicas em diversos contextos escolares, sobretudo no que tange à colonização italiana. Cabe salientar que o cinema, desde o seu surgimento, tem sido reconhecido como uma importante ferramenta educacional, capaz de ampliar o acesso ao conhecimento de forma envolvente e atraente para os estudantes. A pesquisa é classificada como documental, com abordagem qualitativa. Para chegar ao resultado foi feito uma revisão de literatura que abordou acerca das metodologias ativas na educação e as práticas transmídia. Como resultado foi percebido o quão profícuo podem ser as mídias audiovisuais na educação a partir do momento em que o aluno utilize um filme e sua expansão abrindo possibilidades para diferentes utilizações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.