Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMPLIANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURAS EM AS PANQUECAS DE MAMA PANYA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113900
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7166
    "inscrito_id" => 1909
    "titulo" => "AMPLIANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURAS EM AS PANQUECAS DE MAMA PANYA"
    "resumo" => "As práticas de linguagens estão presentes em diversos campos da nossa vida. Por conceber a leitura e a escrita como práticas sociais, é preciso considerar que essas práticas pedagógicas devem ser realizadas em contextos situados de aprendizagens. Na atualidade, ainda é comum o desenvolvimento de práticas pedagógicas tradicionais em que o ensino de literatura é apenas uma introdução para o ensino dos aspectos gramaticais. Em razão disso, a ampliação do letramento literário se faz necessária para contribuir com o desenvolvimento da imaginação, criatividade e humanização dos estudantes. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir o potencial das estratégias de leitura a partir do texto As Panquecas de Mama Panya. Teoricamente, este trabalho está situado nos estudos de letramento de vertente sociocultural, nos pressupostos do letramento literário, na linguagem como produto da interação social e na concepção de leitura literária como objeto histórico e prática social. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, configurando-se como uma revisão bibliográfica. Os resultados apontam que desenvolver estratégias de leitura contribui para a escolarização do letramento literário, de forma que os alunos ressignificarão o uso da leitura e escrita em diversos campos das suas vidas cotidianas; utilizando literaturas que consideram úteis, significantes e que sejam de seus interesses. Portanto, é necessário que o ensino de literatura na escola é formar leitores, capazes de se inserirem e interagirem em uma comunidade, construindo um sentido para si e para o mundo em que vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID1909_TB7166_16062024115907.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilafreire120@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113900
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7166
    "inscrito_id" => 1909
    "titulo" => "AMPLIANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURAS EM AS PANQUECAS DE MAMA PANYA"
    "resumo" => "As práticas de linguagens estão presentes em diversos campos da nossa vida. Por conceber a leitura e a escrita como práticas sociais, é preciso considerar que essas práticas pedagógicas devem ser realizadas em contextos situados de aprendizagens. Na atualidade, ainda é comum o desenvolvimento de práticas pedagógicas tradicionais em que o ensino de literatura é apenas uma introdução para o ensino dos aspectos gramaticais. Em razão disso, a ampliação do letramento literário se faz necessária para contribuir com o desenvolvimento da imaginação, criatividade e humanização dos estudantes. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir o potencial das estratégias de leitura a partir do texto As Panquecas de Mama Panya. Teoricamente, este trabalho está situado nos estudos de letramento de vertente sociocultural, nos pressupostos do letramento literário, na linguagem como produto da interação social e na concepção de leitura literária como objeto histórico e prática social. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, configurando-se como uma revisão bibliográfica. Os resultados apontam que desenvolver estratégias de leitura contribui para a escolarização do letramento literário, de forma que os alunos ressignificarão o uso da leitura e escrita em diversos campos das suas vidas cotidianas; utilizando literaturas que consideram úteis, significantes e que sejam de seus interesses. Portanto, é necessário que o ensino de literatura na escola é formar leitores, capazes de se inserirem e interagirem em uma comunidade, construindo um sentido para si e para o mundo em que vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID1909_TB7166_16062024115907.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camilafreire120@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As práticas de linguagens estão presentes em diversos campos da nossa vida. Por conceber a leitura e a escrita como práticas sociais, é preciso considerar que essas práticas pedagógicas devem ser realizadas em contextos situados de aprendizagens. Na atualidade, ainda é comum o desenvolvimento de práticas pedagógicas tradicionais em que o ensino de literatura é apenas uma introdução para o ensino dos aspectos gramaticais. Em razão disso, a ampliação do letramento literário se faz necessária para contribuir com o desenvolvimento da imaginação, criatividade e humanização dos estudantes. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir o potencial das estratégias de leitura a partir do texto As Panquecas de Mama Panya. Teoricamente, este trabalho está situado nos estudos de letramento de vertente sociocultural, nos pressupostos do letramento literário, na linguagem como produto da interação social e na concepção de leitura literária como objeto histórico e prática social. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, configurando-se como uma revisão bibliográfica. Os resultados apontam que desenvolver estratégias de leitura contribui para a escolarização do letramento literário, de forma que os alunos ressignificarão o uso da leitura e escrita em diversos campos das suas vidas cotidianas; utilizando literaturas que consideram úteis, significantes e que sejam de seus interesses. Portanto, é necessário que o ensino de literatura na escola é formar leitores, capazes de se inserirem e interagirem em uma comunidade, construindo um sentido para si e para o mundo em que vivem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.