Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CÍRCULOS DE LEITURA E ESCRITA, E RPG: UM ENCONTRO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109887
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1436
    "inscrito_id" => 5983
    "titulo" => "CÍRCULOS DE LEITURA E ESCRITA, E RPG: UM ENCONTRO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA"
    "resumo" => "Muitos alunos ingressantes nos cursos de ensino técnico integrado no IFPB - Campus Esperança, são oriundos de diferentes realidades educacionais, tanto públicas quanto particulares da cidade e circunvizinhança; apresentam significativas dificuldades relacionadas às competências de leitura e de escrita, bem como de interação social, reforçadas ainda por dois anos de ensino remoto, advindo do período da pandemia da Covid-19. Da necessidade de buscar formas de sanar essas dificuldades, nasceu o projeto de pesquisa “Vivências Literárias: um caminho para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita de discentes dos primeiros anos do ensino médio integrado ao técnico do IFPB – Campus Esperança” com o objetivo de investigar a contribuição de atividades experienciadas em círculos de leitura e produção textual, aliadas ao RPG (Role Playing Game), no processo de desenvolvimento das competências de leitura e escrita, bem como no de melhoria das relações interpessoais de tais discentes. Metodologicamente, foram selecionados vinte discentes a partir de uma produção diagnóstica, analisada considerando os descritores: linguagem, coesão, coerência, construção da narrativa. Foram divididos em dois grupos: o primeiro, para compor as sessões de RPG (pautado em estudiosos, como Huizinga (2007), Amaral e Schimdt (2008), e Pereira (2015); o segundo, para vivenciar os círculos de leitura e produção textual, pautados na concepção dos círculos de leitura semiestruturado, de Cosson (2017) bem como do método recepcional, de Aguiar e Bordini (1988) pautados na Estética da recepção, de Iser e Jauss (1979). Como resultado, a partir das intervenções feitas durante as duas ações ao longo do projeto, através de práticas que estimulavam a reflexão individual e coletiva, a interatividade e a criatividade, foi notório o avanço dos participantes, sobretudo no tocante à construção da narrativa, de modo que ficou perceptível como atrelar a ludicidade do jogo ao processo de letramento traz ganho ao processo de ensino e aprendizagem"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5983_TB1436_27102024234102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA SOUTO"
    "autor_email" => "lucia.badu@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109887
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1436
    "inscrito_id" => 5983
    "titulo" => "CÍRCULOS DE LEITURA E ESCRITA, E RPG: UM ENCONTRO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA"
    "resumo" => "Muitos alunos ingressantes nos cursos de ensino técnico integrado no IFPB - Campus Esperança, são oriundos de diferentes realidades educacionais, tanto públicas quanto particulares da cidade e circunvizinhança; apresentam significativas dificuldades relacionadas às competências de leitura e de escrita, bem como de interação social, reforçadas ainda por dois anos de ensino remoto, advindo do período da pandemia da Covid-19. Da necessidade de buscar formas de sanar essas dificuldades, nasceu o projeto de pesquisa “Vivências Literárias: um caminho para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita de discentes dos primeiros anos do ensino médio integrado ao técnico do IFPB – Campus Esperança” com o objetivo de investigar a contribuição de atividades experienciadas em círculos de leitura e produção textual, aliadas ao RPG (Role Playing Game), no processo de desenvolvimento das competências de leitura e escrita, bem como no de melhoria das relações interpessoais de tais discentes. Metodologicamente, foram selecionados vinte discentes a partir de uma produção diagnóstica, analisada considerando os descritores: linguagem, coesão, coerência, construção da narrativa. Foram divididos em dois grupos: o primeiro, para compor as sessões de RPG (pautado em estudiosos, como Huizinga (2007), Amaral e Schimdt (2008), e Pereira (2015); o segundo, para vivenciar os círculos de leitura e produção textual, pautados na concepção dos círculos de leitura semiestruturado, de Cosson (2017) bem como do método recepcional, de Aguiar e Bordini (1988) pautados na Estética da recepção, de Iser e Jauss (1979). Como resultado, a partir das intervenções feitas durante as duas ações ao longo do projeto, através de práticas que estimulavam a reflexão individual e coletiva, a interatividade e a criatividade, foi notório o avanço dos participantes, sobretudo no tocante à construção da narrativa, de modo que ficou perceptível como atrelar a ludicidade do jogo ao processo de letramento traz ganho ao processo de ensino e aprendizagem"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5983_TB1436_27102024234102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA SOUTO"
    "autor_email" => "lucia.badu@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Muitos alunos ingressantes nos cursos de ensino técnico integrado no IFPB - Campus Esperança, são oriundos de diferentes realidades educacionais, tanto públicas quanto particulares da cidade e circunvizinhança; apresentam significativas dificuldades relacionadas às competências de leitura e de escrita, bem como de interação social, reforçadas ainda por dois anos de ensino remoto, advindo do período da pandemia da Covid-19. Da necessidade de buscar formas de sanar essas dificuldades, nasceu o projeto de pesquisa “Vivências Literárias: um caminho para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita de discentes dos primeiros anos do ensino médio integrado ao técnico do IFPB – Campus Esperança” com o objetivo de investigar a contribuição de atividades experienciadas em círculos de leitura e produção textual, aliadas ao RPG (Role Playing Game), no processo de desenvolvimento das competências de leitura e escrita, bem como no de melhoria das relações interpessoais de tais discentes. Metodologicamente, foram selecionados vinte discentes a partir de uma produção diagnóstica, analisada considerando os descritores: linguagem, coesão, coerência, construção da narrativa. Foram divididos em dois grupos: o primeiro, para compor as sessões de RPG (pautado em estudiosos, como Huizinga (2007), Amaral e Schimdt (2008), e Pereira (2015); o segundo, para vivenciar os círculos de leitura e produção textual, pautados na concepção dos círculos de leitura semiestruturado, de Cosson (2017) bem como do método recepcional, de Aguiar e Bordini (1988) pautados na Estética da recepção, de Iser e Jauss (1979). Como resultado, a partir das intervenções feitas durante as duas ações ao longo do projeto, através de práticas que estimulavam a reflexão individual e coletiva, a interatividade e a criatividade, foi notório o avanço dos participantes, sobretudo no tocante à construção da narrativa, de modo que ficou perceptível como atrelar a ludicidade do jogo ao processo de letramento traz ganho ao processo de ensino e aprendizagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.