Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVOLUÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DE GÊNERO NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência a partir da proposta de realização da III Feira de Ciências, Inovações e Tecnologia de Queimados, município do Rio de Janeiro, cujo tema foi “Educação em movimento: Os ideais olímpicos potencializando as práticas educativas”. A atividade realizou-se, de maneira interdisciplinar (Matemática, Produção Textual e Leitura), com uma turma de nono ano da Escola Municipalizada Santo Expedito, cuja proposta de pesquisa apresentada foi a significativa evolução da participação feminina nos Jogos Olímpicos desde o seu início, em 1896, sem a presença de mulheres, até alcançar a paridade de gênero. Essa evolução reflete mudanças sociais mais amplas, uma crescente consciência sobre a igualdade de gênero e esforços para promover a inclusão feminina no esporte. O aumento da participação das mulheres nos Jogos Olímpicos é um indicativo de progresso, mas a luta por igualdade total e representação justa continua. A proposta se iniciou com uma conversa sobre a presença e a importância da mulher e sobre sua luta para disputar e ocupar postos em determinadas profissões. Em seguida, apresentou-se um levantamento de dados sobre a evolução da proporcionalidade de gênero nos jogos olímpicos desde a primeira edição com participação feminina no evento. A partir dos dados apresentados, a turma pôde produzir, ler e interpretar gráficos e representá-los de maneira prática através da representação do quantitativo encontrado no interior de garrafas com pedaços de emborrachado em cores diferentes para demarcar a discrepância entre o número de homens e mulheres ao longo da história dos jogos até o ano de 2024. As reflexões de Miguel Arroyo (2000) e de Paulo Freire (1970), que serviram de aporte teórico-metodológico para trazer à luz algumas importantes reflexões sobre o ser e o fazer docente e sobre uma pedagogia crítica, que enfatiza a conscientização e o papel da educação na transformação social.

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