Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRIMEIRA VEZ DE SONDA PARA SOBREVIVER OU MORRER? EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CUIDADORES DE PACIENTES EM USO DE TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113641
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6803
    "inscrito_id" => 17072
    "titulo" => "PRIMEIRA VEZ DE SONDA PARA SOBREVIVER OU MORRER? EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CUIDADORES DE PACIENTES EM USO DE TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL"
    "resumo" => "A Terapia Nutricional Enteral (TNE) é indicada para pacientes com comprometidos de realizarem uma ingestão adequada de alimentos, ou impossibilitados de alimentação via oral, sendo a estratégia mais comumente utilizada para prevenir ou tratar a desnutrição por ingestão oral insuficiente e/ou aumento das necessidades calórico-proteicas. Logo, torna-se importante a atuação do nutricionista para a desospitalização do paciente, bem como educar os cuidadores de pacientes sobre o manejo correto da TNE domiciliar. Objetiva-se relatar a experiência de educação em saúde de um nutricionista residente, com cuidadores de pacientes que utilizaram a TNE pela primeira vez. Trata-se de um relato de experiência de práticas de educação em saúde desenvolvidas pelo residente em uma unidade hospitalar de nível terciário, no estado do Ceará, no ano de 2023. Identificou-se que, tanto o paciente quanto o cuidador, apresentavam recusa ao saberem da necessidade da inserção da sonda nasoenteral, visto que, o desconhecimento acerca da finalidade e de como ocorreria o procedimento de inserção do dispositivo invasivo, gerava angústia e desconforto. Após as sessões de educação em saúde, observou-se um aumento significativo no conhecimento dos cuidadores sobre os procedimentos corretos de administração da terapia nutricional enteral. Além disso, houve uma melhora na adesão às práticas de higiene e no reconhecimento precoce de possíveis complicações, contribuindo para a segurança e eficácia do tratamento. Portanto, a educação em saúde mediada pelo nutricionista mostra-se fundamental, pois, além de esclarecer dúvidas acerca do procedimento, possibilitando a continuidade do tratamento, instiga a ressignificação sobre as percepções acerca do período de adaptação em relação à nova condição de vida do paciente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17072_TB6803_03102024171932.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIC WENDA RIBEIRO LOURENÇO"
    "autor_nome_curto" => "ERIC WENDA"
    "autor_email" => "eric.wenda@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113641
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6803
    "inscrito_id" => 17072
    "titulo" => "PRIMEIRA VEZ DE SONDA PARA SOBREVIVER OU MORRER? EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CUIDADORES DE PACIENTES EM USO DE TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL"
    "resumo" => "A Terapia Nutricional Enteral (TNE) é indicada para pacientes com comprometidos de realizarem uma ingestão adequada de alimentos, ou impossibilitados de alimentação via oral, sendo a estratégia mais comumente utilizada para prevenir ou tratar a desnutrição por ingestão oral insuficiente e/ou aumento das necessidades calórico-proteicas. Logo, torna-se importante a atuação do nutricionista para a desospitalização do paciente, bem como educar os cuidadores de pacientes sobre o manejo correto da TNE domiciliar. Objetiva-se relatar a experiência de educação em saúde de um nutricionista residente, com cuidadores de pacientes que utilizaram a TNE pela primeira vez. Trata-se de um relato de experiência de práticas de educação em saúde desenvolvidas pelo residente em uma unidade hospitalar de nível terciário, no estado do Ceará, no ano de 2023. Identificou-se que, tanto o paciente quanto o cuidador, apresentavam recusa ao saberem da necessidade da inserção da sonda nasoenteral, visto que, o desconhecimento acerca da finalidade e de como ocorreria o procedimento de inserção do dispositivo invasivo, gerava angústia e desconforto. Após as sessões de educação em saúde, observou-se um aumento significativo no conhecimento dos cuidadores sobre os procedimentos corretos de administração da terapia nutricional enteral. Além disso, houve uma melhora na adesão às práticas de higiene e no reconhecimento precoce de possíveis complicações, contribuindo para a segurança e eficácia do tratamento. Portanto, a educação em saúde mediada pelo nutricionista mostra-se fundamental, pois, além de esclarecer dúvidas acerca do procedimento, possibilitando a continuidade do tratamento, instiga a ressignificação sobre as percepções acerca do período de adaptação em relação à nova condição de vida do paciente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17072_TB6803_03102024171932.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIC WENDA RIBEIRO LOURENÇO"
    "autor_nome_curto" => "ERIC WENDA"
    "autor_email" => "eric.wenda@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Terapia Nutricional Enteral (TNE) é indicada para pacientes com comprometidos de realizarem uma ingestão adequada de alimentos, ou impossibilitados de alimentação via oral, sendo a estratégia mais comumente utilizada para prevenir ou tratar a desnutrição por ingestão oral insuficiente e/ou aumento das necessidades calórico-proteicas. Logo, torna-se importante a atuação do nutricionista para a desospitalização do paciente, bem como educar os cuidadores de pacientes sobre o manejo correto da TNE domiciliar. Objetiva-se relatar a experiência de educação em saúde de um nutricionista residente, com cuidadores de pacientes que utilizaram a TNE pela primeira vez. Trata-se de um relato de experiência de práticas de educação em saúde desenvolvidas pelo residente em uma unidade hospitalar de nível terciário, no estado do Ceará, no ano de 2023. Identificou-se que, tanto o paciente quanto o cuidador, apresentavam recusa ao saberem da necessidade da inserção da sonda nasoenteral, visto que, o desconhecimento acerca da finalidade e de como ocorreria o procedimento de inserção do dispositivo invasivo, gerava angústia e desconforto. Após as sessões de educação em saúde, observou-se um aumento significativo no conhecimento dos cuidadores sobre os procedimentos corretos de administração da terapia nutricional enteral. Além disso, houve uma melhora na adesão às práticas de higiene e no reconhecimento precoce de possíveis complicações, contribuindo para a segurança e eficácia do tratamento. Portanto, a educação em saúde mediada pelo nutricionista mostra-se fundamental, pois, além de esclarecer dúvidas acerca do procedimento, possibilitando a continuidade do tratamento, instiga a ressignificação sobre as percepções acerca do período de adaptação em relação à nova condição de vida do paciente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.