Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELOS ANATÔMICOS DE SERPENTES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESTRATÉGIA PARA A PRESERVAÇÃO DESSES ANIMAIS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Brasil é um dos países com maior diversidade de répteis. No país, há mais de 370 espécies de serpentes, de nove famílias. Esses animais são carnívoros podendo alimentarem-se de invertebrados, como também de vertebrados, incluindo outras serpentes. Esses répteis são de grande importância na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Suas interações tróficas são indispensáveis, contribuindo significativamente no controle de populações e servindo como fonte de alimento para outros animais. Além disso, possuem relevância na medicina, sendo fontes valiosas de princípios ativos para a produção de fármacos. Porém, a falta de conhecimento sobre as serpentes, atrelada a elementos enraizados na cultura popular, ameaçam esses animais. Assim, investir em ações de Educação Ambiental como estratégia de sensibilização, é de suma importância para a conservação da biodiversidade desse grupo. O objetivo desse trabalho foi desenvolver modelos anatômicos de serpentes com os quatro tipos de dentição: áglifa, opistóglifa, proteróglifa e solenóglifa; buscando promover aprendizagem significativa sobre a biologia desses animais e utilizar esses modelos como ferramentas de Educação Ambiental, visando a conscientização para a preservação das serpentes. Foram produzidos modelos anatômicos de representantes das famílias Boidae, Colubridae, Elapidae e Viperidae, cada umcom um tipo diferente de dentição, confeccionados em biscuit, para que fossem resistentes e realistas. Os modelos anatômicos são ferramentas poderosas para a educação ambiental em escolas, museus e outras instituições. O trabalho produziu engajamento entre os discentes, que participaram ativamente das pesquisas e da construção dos modelos, incentivando o trabalho em equipe e o intercâmbio de informações. Através dos conhecimentos adquiridos sobre o grupo das serpentes, os estudantes passam a ter uma nova visão sobre elas, propagando essa visão para suas comunidades e quebrando crenças populares errôneas. Esta compreensão motiva a proteção de habitats naturais e o apoio a políticas de conservação, contribuindo significativamente para a preservação desses animais.

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