Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NAS PRODUÇÕES DO CONEDU (2018-2023) SOBRE O CONTEÚDO DE HISTOLOGIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Histologia é um conteúdo previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco em conceitos básicos e nas relações entre estrutura e função, mas também constitui um tema transversal que integra saberes com tópicos de saúde e meio ambiente. Além disso, este componente é fundamental no ciclo básico de diversos cursos superiores nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. No entanto, as metodologias para o ensino dessa disciplina são comumente associadas a abordagens tradicionais e estritamente visuais, com poucos estudos analisando essas práticas. Assim, este trabalho buscou investigar as contribuições dos trabalhos publicados no Congresso Nacional da Educação (CONEDU) na área de Histologia. Para tanto, pesquisou-se nas páginas dos anais do evento as ocorrências possíveis para essa temática, utilizando o descritor “Histologia”. Em seguida, selecionou-se os trabalhos que se relacionavam à temática. Foram analisadas cinco edições do CONEDU (2018-2023). Após análise dos trabalhos, constatou-se que, das cinco (5) edições investigadas, somente quatro (n=4) possuíam trabalhos que dão ênfase no ensino de Histologia, totalizando 8 trabalhos. Desses, quatro (n=4) utilizaram recursos digitais audiovisuais; três (3=n) utilizaram ferramentas didáticas e paradidáticas; um (1) consistiu em uma revisão de literatura. Observou-se uma diversificação das propostas metodológicas, com destaque para dois trabalhos que usaram ferramentas que exploravam a percepção tátil dos estudantes. Tais práticas podem auxiliar o processo de aprendizagem de pessoas com deficiência visual e baixa visão. Ainda assim, o número total de trabalhos foi considerado incipiente, o que reforça a necessidade de divulgação dos achados em sala de aula, a fim de aprimorar a discussão e o fazer pedagógico focado no conteúdo de Histologia.

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