Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE VIVÊNCIA NA CRECHE ESCOLA NOSSA SENHORA DO LÍBANO EM FORTALEZA-CE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113543
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6654
    "inscrito_id" => 16944
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE VIVÊNCIA NA CRECHE ESCOLA NOSSA SENHORA DO LÍBANO EM FORTALEZA-CE"
    "resumo" => "Traz um relato sobre uma pesquisa participante que observou crianças do Infantil III da creche escola Nossa Senhora do Líbano, em Fortaleza-CE, e, com base nisso, construiu e aplicou um objeto educacional que auxilia no processo de alfabetização e letramento das crianças. A pesquisa-ação se deu dentro de um projeto de extensão curricularizada, relativo aos estudos de Alfabetização e Letramento, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Christus. Esse projeto atende a Resolução nº 7, de 18/12/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, essa atualização da legislação prevê que todas as universidades devem incluir atividades curriculares de práticas como obrigatórias nos cursos de graduação, visando ampliar a formação profissional mais comprometida com a realidade social em que atuam. Ainda no início do semestre letivo 2023.2 foi realizada a etapa de aproximação e observação, onde foram identificadas dificuldades no processo de aquisição da língua escrita e também a ausência de materiais didáticos lúdicos na sala de aula. Diante disso, foram confeccionadas 20 “lousas mágicas”, um objeto educacional que ajuda a exercitar a coordenação motora fina. Através da experimentação e repetição, o produto elaborado e aplicado é ferramenta lúdica e útil para auxiliá-las nesse processo inicial de alfabetização. Na aplicação optamos por usar as letras do nome de cada criança como estratégias de treino que vai auxiliar no processo de aquisição da língua escrita. A aplicação do produto mostrou que o uso da lousa mágica ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e traz de forma divertida a aproximação das crianças com a grafia de letras. A ferramenta foi doada à escola e seguiu sendo usada pela professora regente no cotidiano escolar como ferramenta auxiliar do processo de aquisição da escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID16944_TB6654_18062024213813.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA SIQUEIRA DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA MARIA"
    "autor_email" => "fcamariasa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113543
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6654
    "inscrito_id" => 16944
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE VIVÊNCIA NA CRECHE ESCOLA NOSSA SENHORA DO LÍBANO EM FORTALEZA-CE"
    "resumo" => "Traz um relato sobre uma pesquisa participante que observou crianças do Infantil III da creche escola Nossa Senhora do Líbano, em Fortaleza-CE, e, com base nisso, construiu e aplicou um objeto educacional que auxilia no processo de alfabetização e letramento das crianças. A pesquisa-ação se deu dentro de um projeto de extensão curricularizada, relativo aos estudos de Alfabetização e Letramento, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Christus. Esse projeto atende a Resolução nº 7, de 18/12/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, essa atualização da legislação prevê que todas as universidades devem incluir atividades curriculares de práticas como obrigatórias nos cursos de graduação, visando ampliar a formação profissional mais comprometida com a realidade social em que atuam. Ainda no início do semestre letivo 2023.2 foi realizada a etapa de aproximação e observação, onde foram identificadas dificuldades no processo de aquisição da língua escrita e também a ausência de materiais didáticos lúdicos na sala de aula. Diante disso, foram confeccionadas 20 “lousas mágicas”, um objeto educacional que ajuda a exercitar a coordenação motora fina. Através da experimentação e repetição, o produto elaborado e aplicado é ferramenta lúdica e útil para auxiliá-las nesse processo inicial de alfabetização. Na aplicação optamos por usar as letras do nome de cada criança como estratégias de treino que vai auxiliar no processo de aquisição da língua escrita. A aplicação do produto mostrou que o uso da lousa mágica ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e traz de forma divertida a aproximação das crianças com a grafia de letras. A ferramenta foi doada à escola e seguiu sendo usada pela professora regente no cotidiano escolar como ferramenta auxiliar do processo de aquisição da escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID16944_TB6654_18062024213813.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA SIQUEIRA DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA MARIA"
    "autor_email" => "fcamariasa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Traz um relato sobre uma pesquisa participante que observou crianças do Infantil III da creche escola Nossa Senhora do Líbano, em Fortaleza-CE, e, com base nisso, construiu e aplicou um objeto educacional que auxilia no processo de alfabetização e letramento das crianças. A pesquisa-ação se deu dentro de um projeto de extensão curricularizada, relativo aos estudos de Alfabetização e Letramento, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Christus. Esse projeto atende a Resolução nº 7, de 18/12/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, essa atualização da legislação prevê que todas as universidades devem incluir atividades curriculares de práticas como obrigatórias nos cursos de graduação, visando ampliar a formação profissional mais comprometida com a realidade social em que atuam. Ainda no início do semestre letivo 2023.2 foi realizada a etapa de aproximação e observação, onde foram identificadas dificuldades no processo de aquisição da língua escrita e também a ausência de materiais didáticos lúdicos na sala de aula. Diante disso, foram confeccionadas 20 “lousas mágicas”, um objeto educacional que ajuda a exercitar a coordenação motora fina. Através da experimentação e repetição, o produto elaborado e aplicado é ferramenta lúdica e útil para auxiliá-las nesse processo inicial de alfabetização. Na aplicação optamos por usar as letras do nome de cada criança como estratégias de treino que vai auxiliar no processo de aquisição da língua escrita. A aplicação do produto mostrou que o uso da lousa mágica ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e traz de forma divertida a aproximação das crianças com a grafia de letras. A ferramenta foi doada à escola e seguiu sendo usada pela professora regente no cotidiano escolar como ferramenta auxiliar do processo de aquisição da escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.