Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS INTEGRAIS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MARANHÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Tecnologia de Gestão Educacional-TGE definida como a arte de integrar tecnologias específicas e educar pessoas dentro do ambiente escolar traz elementos que relacionam práticas gerenciais de gestão a uma proposta pedagógica humanista, que tem como foco assegurar que as concepções pedagógicas sejam efetivamente transformadas em ações e, por consequência, os resultados esperados e pactuados sejam atingidos, com base nos desejos e esforços conjugados por toda a comunidade escolar. Tais tecnologias facilitam a realização e o acompanhamento das ações, a sistematização dos registros, e os resultados acadêmicos alcançados pelos estudantes. Nesse contexto, insere-se as Unidades Mais Integrais que ofertam o Ensino Fundamental nas Redes Municipais de Educação no Maranhão, e que apresentam fragilidades nos indicadores educacionais monitorados pelo MEC.Visando sanar tais lacunas e tendo em mente que a TGE propicia o engajamento de toda a escola no processo de ensino aprendizagem para o alcance de resultados foram implementadas ações como suporte para potencializar as equipes, por meio de uma assessoria pedagógica efetiva e produção de instrumentais estratégico e operacionais que permitem o acesso a inúmeras formas de interação. Para garantir a continuidade das iniciativas e reconhecer a relevância dos municípios na promoção da aprendizagem, nossos esforços se concentram na melhoria dos indicadores educacionais e no desenvolvimento profissional da equipe escolar como parte das ações realizadas por meio da implantação de uma cultura organizacional que valorize a informação, a comunicação, o diálogo horizontal, a reciprocidade intelectual, e a gestão democrático-participativa criando um ciclo de melhoria contínua nas escolas pactuadas com o Mais Integral da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Ressalta-se que objetivo desse estudo foi investigar os desafios e diferenciais da equipe escolar das Unidades Mais Integral, em uma abordagem qualitativa, por meio de análise dos Plano de Ação e de entrevistas semiestruturadas com o público alvo.

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