Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID DE QUÍMICA: TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112468
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5109
    "inscrito_id" => 607
    "titulo" => "PIBID DE QUÍMICA: TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A escassez de professores em disciplinas como ciências naturais é um desafio global que impacta a qualidade da educação. No caso da Química, o desinteresse histórico dos estudantes contribui para a falta de profissionais qualificados. Nesse contexto, o PIBID de Química desempenha um papel crucial, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar a prática docente desde os primeiros anos da formação acadêmica. Essa imersão na realidade das salas de aula pode despertar o interesse e a paixão pela docência, incentivando mais estudantes a seguirem carreiras na área. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências do PIBID na preparação de professores de Química, bem como na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dessa disciplina no ensino médio. Os dados foram coletados através de um questionário no Google Forms. Na edição de 2020, participaram 30 estudantes, mas apenas 12 responderam: 8 mulheres (66,7%) e 4 homens (33,3%). Destes, 91,7% eram bolsistas e 8,3% voluntários, com a maioria participando por 18 meses. Na edição de 2023, 23 participantes responderam: 8 mulheres (34,8%) e 15 homens (65,2%), sendo 91,3% bolsistas e 8,7% ex-bolsistas, com a maioria participando por 12 meses, no qual a análise do questionário incluiu dados sobre gênero, status de ex-aluno, categorias de bolsista e voluntário, tempo de permanência e realização de planejamento de aula. De acordo com os resultados coletados na pesquisa, conclui-se que o PIBID é essencial na formação inicial de futuros educadores, oferecendo oportunidades valiosas para o contato com a prática docente e desenvolvimento de habilidades. Além disso, o programa é reconhecido por influenciar positivamente a escolha da carreira docente, proporcionando uma perspectiva enriquecedora para o exercício profissional. Destarte, o PIBID contribui significativamente para a formação de professores mais preparados e engajados, melhorando a qualidade do ensino de Química no ensino médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID607_TB5109_26102024163312.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE SALES PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandadesalespaiva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112468
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5109
    "inscrito_id" => 607
    "titulo" => "PIBID DE QUÍMICA: TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A escassez de professores em disciplinas como ciências naturais é um desafio global que impacta a qualidade da educação. No caso da Química, o desinteresse histórico dos estudantes contribui para a falta de profissionais qualificados. Nesse contexto, o PIBID de Química desempenha um papel crucial, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar a prática docente desde os primeiros anos da formação acadêmica. Essa imersão na realidade das salas de aula pode despertar o interesse e a paixão pela docência, incentivando mais estudantes a seguirem carreiras na área. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências do PIBID na preparação de professores de Química, bem como na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dessa disciplina no ensino médio. Os dados foram coletados através de um questionário no Google Forms. Na edição de 2020, participaram 30 estudantes, mas apenas 12 responderam: 8 mulheres (66,7%) e 4 homens (33,3%). Destes, 91,7% eram bolsistas e 8,3% voluntários, com a maioria participando por 18 meses. Na edição de 2023, 23 participantes responderam: 8 mulheres (34,8%) e 15 homens (65,2%), sendo 91,3% bolsistas e 8,7% ex-bolsistas, com a maioria participando por 12 meses, no qual a análise do questionário incluiu dados sobre gênero, status de ex-aluno, categorias de bolsista e voluntário, tempo de permanência e realização de planejamento de aula. De acordo com os resultados coletados na pesquisa, conclui-se que o PIBID é essencial na formação inicial de futuros educadores, oferecendo oportunidades valiosas para o contato com a prática docente e desenvolvimento de habilidades. Além disso, o programa é reconhecido por influenciar positivamente a escolha da carreira docente, proporcionando uma perspectiva enriquecedora para o exercício profissional. Destarte, o PIBID contribui significativamente para a formação de professores mais preparados e engajados, melhorando a qualidade do ensino de Química no ensino médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID607_TB5109_26102024163312.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE SALES PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandadesalespaiva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A escassez de professores em disciplinas como ciências naturais é um desafio global que impacta a qualidade da educação. No caso da Química, o desinteresse histórico dos estudantes contribui para a falta de profissionais qualificados. Nesse contexto, o PIBID de Química desempenha um papel crucial, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar a prática docente desde os primeiros anos da formação acadêmica. Essa imersão na realidade das salas de aula pode despertar o interesse e a paixão pela docência, incentivando mais estudantes a seguirem carreiras na área. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências do PIBID na preparação de professores de Química, bem como na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dessa disciplina no ensino médio. Os dados foram coletados através de um questionário no Google Forms. Na edição de 2020, participaram 30 estudantes, mas apenas 12 responderam: 8 mulheres (66,7%) e 4 homens (33,3%). Destes, 91,7% eram bolsistas e 8,3% voluntários, com a maioria participando por 18 meses. Na edição de 2023, 23 participantes responderam: 8 mulheres (34,8%) e 15 homens (65,2%), sendo 91,3% bolsistas e 8,7% ex-bolsistas, com a maioria participando por 12 meses, no qual a análise do questionário incluiu dados sobre gênero, status de ex-aluno, categorias de bolsista e voluntário, tempo de permanência e realização de planejamento de aula. De acordo com os resultados coletados na pesquisa, conclui-se que o PIBID é essencial na formação inicial de futuros educadores, oferecendo oportunidades valiosas para o contato com a prática docente e desenvolvimento de habilidades. Além disso, o programa é reconhecido por influenciar positivamente a escolha da carreira docente, proporcionando uma perspectiva enriquecedora para o exercício profissional. Destarte, o PIBID contribui significativamente para a formação de professores mais preparados e engajados, melhorando a qualidade do ensino de Química no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.