Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“TRILHA DO SALTO QUÂNTICO”: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113505
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6607
    "inscrito_id" => 17334
    "titulo" => "“TRILHA DO SALTO QUÂNTICO”: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "A ludopedagogia é uma metodologia interativa que integra atividades lúdicas (jogos, brincadeiras e outras formas de diversão) ao processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atraentes, motivadoras e eficazes. Deste modo, confeccionou-se o jogo lúdico “Trilha do Salto Quântico” com o objetivo de usá-lo como ferramenta de aprendizagem dos conceitos de Química durante as aulas de Ciências. O jogo foi aplicado aos alunos do nono ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim, em Fortaleza-CE. O jogo foi composto por 60 cartas em papel couchê com perguntas e respostas de Química e um tabuleiro de mesmo material com uma trilha. Os alunos jogavam em duplas ou grupos, tirando cartas e respondendo às perguntas. Se acertassem, avançavam o número de casas indicado na carta; se errassem, permaneciam na casa de origem. A metodologia aplicada no trabalho foi dividida em quatro etapas distintas. Primeiramente, realizaram-se duas aulas teórico-expositivas dos conceitos fundamentais de Química, apresentados e discutidos detalhadamente. Em seguida, aplicou-se um questionário para avaliar os conhecimentos teóricos iniciais dos alunos. Depois, foram utilizadas duas aulas para a aplicação do jogo "Trilha do Salto Quântico", permitindo que os alunos reforçassem e aplicassem os conhecimentos de maneira lúdica e interativa. Ao final, um questionário avaliativo foi aplicado para medir a assimilação dos conteúdos e a eficácia da metodologia empregada. A avaliação final mostrou que os alunos obtiveram ótimos resultados ao comparar os questionários iniciais e finais, além de terem se divertido e participado ativamente durante a metodologia. Em conclusão, a atividade relatada neste trabalho foi importante para motivar os alunos a estudar e compreender melhor os assuntos, fomentando talentos e atenuando dificuldades no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17334_TB6607_09062024135226.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDENIA RIBEIRO DOS SANTOS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "Aldenia Ribeiro"
    "autor_email" => "aldeniarsg@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113505
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6607
    "inscrito_id" => 17334
    "titulo" => "“TRILHA DO SALTO QUÂNTICO”: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "A ludopedagogia é uma metodologia interativa que integra atividades lúdicas (jogos, brincadeiras e outras formas de diversão) ao processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atraentes, motivadoras e eficazes. Deste modo, confeccionou-se o jogo lúdico “Trilha do Salto Quântico” com o objetivo de usá-lo como ferramenta de aprendizagem dos conceitos de Química durante as aulas de Ciências. O jogo foi aplicado aos alunos do nono ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim, em Fortaleza-CE. O jogo foi composto por 60 cartas em papel couchê com perguntas e respostas de Química e um tabuleiro de mesmo material com uma trilha. Os alunos jogavam em duplas ou grupos, tirando cartas e respondendo às perguntas. Se acertassem, avançavam o número de casas indicado na carta; se errassem, permaneciam na casa de origem. A metodologia aplicada no trabalho foi dividida em quatro etapas distintas. Primeiramente, realizaram-se duas aulas teórico-expositivas dos conceitos fundamentais de Química, apresentados e discutidos detalhadamente. Em seguida, aplicou-se um questionário para avaliar os conhecimentos teóricos iniciais dos alunos. Depois, foram utilizadas duas aulas para a aplicação do jogo "Trilha do Salto Quântico", permitindo que os alunos reforçassem e aplicassem os conhecimentos de maneira lúdica e interativa. Ao final, um questionário avaliativo foi aplicado para medir a assimilação dos conteúdos e a eficácia da metodologia empregada. A avaliação final mostrou que os alunos obtiveram ótimos resultados ao comparar os questionários iniciais e finais, além de terem se divertido e participado ativamente durante a metodologia. Em conclusão, a atividade relatada neste trabalho foi importante para motivar os alunos a estudar e compreender melhor os assuntos, fomentando talentos e atenuando dificuldades no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17334_TB6607_09062024135226.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDENIA RIBEIRO DOS SANTOS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "Aldenia Ribeiro"
    "autor_email" => "aldeniarsg@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A ludopedagogia é uma metodologia interativa que integra atividades lúdicas (jogos, brincadeiras e outras formas de diversão) ao processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atraentes, motivadoras e eficazes. Deste modo, confeccionou-se o jogo lúdico “Trilha do Salto Quântico” com o objetivo de usá-lo como ferramenta de aprendizagem dos conceitos de Química durante as aulas de Ciências. O jogo foi aplicado aos alunos do nono ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim, em Fortaleza-CE. O jogo foi composto por 60 cartas em papel couchê com perguntas e respostas de Química e um tabuleiro de mesmo material com uma trilha. Os alunos jogavam em duplas ou grupos, tirando cartas e respondendo às perguntas. Se acertassem, avançavam o número de casas indicado na carta; se errassem, permaneciam na casa de origem. A metodologia aplicada no trabalho foi dividida em quatro etapas distintas. Primeiramente, realizaram-se duas aulas teórico-expositivas dos conceitos fundamentais de Química, apresentados e discutidos detalhadamente. Em seguida, aplicou-se um questionário para avaliar os conhecimentos teóricos iniciais dos alunos. Depois, foram utilizadas duas aulas para a aplicação do jogo "Trilha do Salto Quântico", permitindo que os alunos reforçassem e aplicassem os conhecimentos de maneira lúdica e interativa. Ao final, um questionário avaliativo foi aplicado para medir a assimilação dos conteúdos e a eficácia da metodologia empregada. A avaliação final mostrou que os alunos obtiveram ótimos resultados ao comparar os questionários iniciais e finais, além de terem se divertido e participado ativamente durante a metodologia. Em conclusão, a atividade relatada neste trabalho foi importante para motivar os alunos a estudar e compreender melhor os assuntos, fomentando talentos e atenuando dificuldades no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.