Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113493
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6587
    "inscrito_id" => 14342
    "titulo" => "PROJETO DE COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA CAMPO"
    "resumo" => "A educação ambiental é uma ferramenta essencial de ensino-aprendizagem participativa, voltada para a conscientização das gerações atuais e futuras sobre os principais desafios ambientais. Ela promove a preservação dos ecossistemas naturais e a mitigação dos diversos impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos decorrentes das atividades humanas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver no ambiente escolar a conscientização coletiva sobre questões ambientais, com ênfase no descarte inadequado de resíduos sólidos, especialmente orgânicos, visando explorar e implementar possibilidades de tratamento e reciclagem através de alternativas simples e acessíveis, como a confecção de composteiras utilizando garrafas PET. Para isso, os alunos do 8º ano de uma escola pública do município de Bom Jesus, Piauí, receberam aulas de introdução à compostagem e seus requisitos, posteriormente, foram encarregados da coleta de resíduos e preparo das composteiras individuais para integrar a prática da compostagem em suas rotinas domésticas. Como resultados, cada aluno confeccionou sua própria composteira e consequente utilização no ambiente familiar. Além disso, é importante ressaltar que alguns pais de alunos já utilizavam resíduos orgânicos, porém, de maneira inadequada. Com a implementação do projeto da composteira, os alunos puderam compartilhar o conhecimento adquirido com seus familiares, promovendo uma mudança positiva nos hábitos de consumo e descarte dentro de seus lares. Essa extensão do aprendizado para o ambiente familiar reforça ainda mais o impacto do projeto como uma ferramenta eficaz de educação ambiental. Portanto, a compostagem revelou-se uma ferramenta eficaz de educação ambiental em uma escola campo, moldando positivamente o comportamento dos alunos e suas famílias em relação à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14342_TB6587_21102024163444.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA SILVA LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda Lys"
    "autor_email" => "lisboaduarda@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113493
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6587
    "inscrito_id" => 14342
    "titulo" => "PROJETO DE COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA CAMPO"
    "resumo" => "A educação ambiental é uma ferramenta essencial de ensino-aprendizagem participativa, voltada para a conscientização das gerações atuais e futuras sobre os principais desafios ambientais. Ela promove a preservação dos ecossistemas naturais e a mitigação dos diversos impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos decorrentes das atividades humanas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver no ambiente escolar a conscientização coletiva sobre questões ambientais, com ênfase no descarte inadequado de resíduos sólidos, especialmente orgânicos, visando explorar e implementar possibilidades de tratamento e reciclagem através de alternativas simples e acessíveis, como a confecção de composteiras utilizando garrafas PET. Para isso, os alunos do 8º ano de uma escola pública do município de Bom Jesus, Piauí, receberam aulas de introdução à compostagem e seus requisitos, posteriormente, foram encarregados da coleta de resíduos e preparo das composteiras individuais para integrar a prática da compostagem em suas rotinas domésticas. Como resultados, cada aluno confeccionou sua própria composteira e consequente utilização no ambiente familiar. Além disso, é importante ressaltar que alguns pais de alunos já utilizavam resíduos orgânicos, porém, de maneira inadequada. Com a implementação do projeto da composteira, os alunos puderam compartilhar o conhecimento adquirido com seus familiares, promovendo uma mudança positiva nos hábitos de consumo e descarte dentro de seus lares. Essa extensão do aprendizado para o ambiente familiar reforça ainda mais o impacto do projeto como uma ferramenta eficaz de educação ambiental. Portanto, a compostagem revelou-se uma ferramenta eficaz de educação ambiental em uma escola campo, moldando positivamente o comportamento dos alunos e suas famílias em relação à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14342_TB6587_21102024163444.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA SILVA LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda Lys"
    "autor_email" => "lisboaduarda@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação ambiental é uma ferramenta essencial de ensino-aprendizagem participativa, voltada para a conscientização das gerações atuais e futuras sobre os principais desafios ambientais. Ela promove a preservação dos ecossistemas naturais e a mitigação dos diversos impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos decorrentes das atividades humanas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver no ambiente escolar a conscientização coletiva sobre questões ambientais, com ênfase no descarte inadequado de resíduos sólidos, especialmente orgânicos, visando explorar e implementar possibilidades de tratamento e reciclagem através de alternativas simples e acessíveis, como a confecção de composteiras utilizando garrafas PET. Para isso, os alunos do 8º ano de uma escola pública do município de Bom Jesus, Piauí, receberam aulas de introdução à compostagem e seus requisitos, posteriormente, foram encarregados da coleta de resíduos e preparo das composteiras individuais para integrar a prática da compostagem em suas rotinas domésticas. Como resultados, cada aluno confeccionou sua própria composteira e consequente utilização no ambiente familiar. Além disso, é importante ressaltar que alguns pais de alunos já utilizavam resíduos orgânicos, porém, de maneira inadequada. Com a implementação do projeto da composteira, os alunos puderam compartilhar o conhecimento adquirido com seus familiares, promovendo uma mudança positiva nos hábitos de consumo e descarte dentro de seus lares. Essa extensão do aprendizado para o ambiente familiar reforça ainda mais o impacto do projeto como uma ferramenta eficaz de educação ambiental. Portanto, a compostagem revelou-se uma ferramenta eficaz de educação ambiental em uma escola campo, moldando positivamente o comportamento dos alunos e suas famílias em relação à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.