Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO ASSOCIADA A EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO PARA A COMPREENSÃO DO EMPUXO E PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111278
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3379
    "inscrito_id" => 4089
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO ASSOCIADA A EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO PARA A COMPREENSÃO DO EMPUXO E PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o propósito de compartilhar um relato de experiência acerca da aplicação de um encontro constituído por duas aulas estruturadas com uso de experimentações de baixo custo, estratégias e parâmetros de gamificação para alcançar a compreensão a respeito do empuxo e princípio de Arquimedes aos alunos de uma turma da segunda série do ensino médio da escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, situada em Sobral - CE. O encontro foi arquitetado em duas aulas de 50 minutos, em que, no primeiro momento ocorreu a explanação dos conceitos e realização dos experimentos para demonstrar os assuntos abordados, e no segundo momento, desenvolveu-se a execução de uma atividade gamificada, intitulada de “Jogo do afunda ou boia”, em que foram estabelecidas regras, objetivos e voluntariedade, ou seja, liberdade para os estudantes participarem caso desejarem. A atividade lúdica compõe-se de separar a turma em alguns grupos, mostrar diferentes objetos e questioná-los se esses objetos afundam ou boiam na água, um objeto por vez, cada acerto constará como um ponto e a equipe que agregar mais acertos, será consagrada os vencedores do desafio, também sendo consagradas todas as colocações subsequentes. Ao final, foi aplicado um questionário para analisar o rendimento do procedimento adotado aos vinte e dois alunos que participaram. O levantamento mostrou que anteriormente, todos sabiam o que era densidade, porém apenas um declarou conhecer o empuxo e princípio de Arquimedes. Durante a aula, a maioria compreendeu completamente os conceitos de massa, peso e o princípio abordado. Após a aula, a maioria alegou se sentir mais confiante sobre os conceitos tratados. Compreende-se que o método empregado, recorrendo a gamificação associada a experimentos de baixo custo é uma abordagem bem sucedida no ensino de física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4089_TB3379_08042024222056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN MESQUITA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "RENAN MESQUITA"
    "autor_email" => "renamesq@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111278
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3379
    "inscrito_id" => 4089
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO ASSOCIADA A EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO PARA A COMPREENSÃO DO EMPUXO E PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o propósito de compartilhar um relato de experiência acerca da aplicação de um encontro constituído por duas aulas estruturadas com uso de experimentações de baixo custo, estratégias e parâmetros de gamificação para alcançar a compreensão a respeito do empuxo e princípio de Arquimedes aos alunos de uma turma da segunda série do ensino médio da escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, situada em Sobral - CE. O encontro foi arquitetado em duas aulas de 50 minutos, em que, no primeiro momento ocorreu a explanação dos conceitos e realização dos experimentos para demonstrar os assuntos abordados, e no segundo momento, desenvolveu-se a execução de uma atividade gamificada, intitulada de “Jogo do afunda ou boia”, em que foram estabelecidas regras, objetivos e voluntariedade, ou seja, liberdade para os estudantes participarem caso desejarem. A atividade lúdica compõe-se de separar a turma em alguns grupos, mostrar diferentes objetos e questioná-los se esses objetos afundam ou boiam na água, um objeto por vez, cada acerto constará como um ponto e a equipe que agregar mais acertos, será consagrada os vencedores do desafio, também sendo consagradas todas as colocações subsequentes. Ao final, foi aplicado um questionário para analisar o rendimento do procedimento adotado aos vinte e dois alunos que participaram. O levantamento mostrou que anteriormente, todos sabiam o que era densidade, porém apenas um declarou conhecer o empuxo e princípio de Arquimedes. Durante a aula, a maioria compreendeu completamente os conceitos de massa, peso e o princípio abordado. Após a aula, a maioria alegou se sentir mais confiante sobre os conceitos tratados. Compreende-se que o método empregado, recorrendo a gamificação associada a experimentos de baixo custo é uma abordagem bem sucedida no ensino de física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4089_TB3379_08042024222056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN MESQUITA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "RENAN MESQUITA"
    "autor_email" => "renamesq@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem o propósito de compartilhar um relato de experiência acerca da aplicação de um encontro constituído por duas aulas estruturadas com uso de experimentações de baixo custo, estratégias e parâmetros de gamificação para alcançar a compreensão a respeito do empuxo e princípio de Arquimedes aos alunos de uma turma da segunda série do ensino médio da escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, situada em Sobral - CE. O encontro foi arquitetado em duas aulas de 50 minutos, em que, no primeiro momento ocorreu a explanação dos conceitos e realização dos experimentos para demonstrar os assuntos abordados, e no segundo momento, desenvolveu-se a execução de uma atividade gamificada, intitulada de “Jogo do afunda ou boia”, em que foram estabelecidas regras, objetivos e voluntariedade, ou seja, liberdade para os estudantes participarem caso desejarem. A atividade lúdica compõe-se de separar a turma em alguns grupos, mostrar diferentes objetos e questioná-los se esses objetos afundam ou boiam na água, um objeto por vez, cada acerto constará como um ponto e a equipe que agregar mais acertos, será consagrada os vencedores do desafio, também sendo consagradas todas as colocações subsequentes. Ao final, foi aplicado um questionário para analisar o rendimento do procedimento adotado aos vinte e dois alunos que participaram. O levantamento mostrou que anteriormente, todos sabiam o que era densidade, porém apenas um declarou conhecer o empuxo e princípio de Arquimedes. Durante a aula, a maioria compreendeu completamente os conceitos de massa, peso e o princípio abordado. Após a aula, a maioria alegou se sentir mais confiante sobre os conceitos tratados. Compreende-se que o método empregado, recorrendo a gamificação associada a experimentos de baixo custo é uma abordagem bem sucedida no ensino de física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.