Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DE RECURSOS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113389
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6444
    "inscrito_id" => 17062
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DE RECURSOS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ensino da Botânica deve ser incluído como conhecimento base desde os anos escolares iniciais, gerando assim maior interesse futuro nessa área da Ciência. A aplicabilidade desse conteúdo dentro de sala de aula pelos professores do Ensino Fundamental I ainda é escassa, trazendo assim questões sobre como esse aprendizado pode ser incluído nas aulas. O presente trabalho tem como objetivo analisar os recursos usados pelos professores em sala de aula e, a partir de então, elaborar recursos metodológicos para serem utilizados durantes as aulas de Botânica, avaliar os conhecimentos prévios que os alunos tem sobre a temática e utilizar aulas teóricas e práticas para transmissão desse conteúdo de forma lúdica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal na cidade de São Luís, Maranhão, no turno vespertino, onde temos um total de 23 alunos do 5º ano e 28 em cada turma do 3º e 4º ano, sendo somente uma turma por ano dando um total de 79 alunos com idades entre 8 e 11 anos. Através de questionário, foi coletada a relação de materiais disponíveis utilizados pelos professores durantes as aulas da disciplina de Ciência e como são ministrados os conteúdos em sala de aula. Após a aplicação do questionário aos professores, foi elaborado um cronograma de atividades teóricas e práticas semanalmente para observar a dinâmica de sala e a participação dos alunos. Dada a importância do estudo sobre as plantas e toda sua estrutura, se faz necessário aulas que incluem o direcionamento voltado para desenvolver a curiosidade do aluno, trazendo retorno para a própria comunidade em que estão inseridos. Dessa forma, durante a pesquisa, percebemos o envolvimento dos alunos que buscavam aprender mais, questionando constantemente durantes as aulas todo o conteúdo de Botânica e como os mesmos poderiam aplicar esse conhecimento no seu dia a dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17062_TB6444_06062024213019.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIERLEN MENDES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "VIERLEN"
    "autor_email" => "mvierlen@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113389
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6444
    "inscrito_id" => 17062
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DE RECURSOS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ensino da Botânica deve ser incluído como conhecimento base desde os anos escolares iniciais, gerando assim maior interesse futuro nessa área da Ciência. A aplicabilidade desse conteúdo dentro de sala de aula pelos professores do Ensino Fundamental I ainda é escassa, trazendo assim questões sobre como esse aprendizado pode ser incluído nas aulas. O presente trabalho tem como objetivo analisar os recursos usados pelos professores em sala de aula e, a partir de então, elaborar recursos metodológicos para serem utilizados durantes as aulas de Botânica, avaliar os conhecimentos prévios que os alunos tem sobre a temática e utilizar aulas teóricas e práticas para transmissão desse conteúdo de forma lúdica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal na cidade de São Luís, Maranhão, no turno vespertino, onde temos um total de 23 alunos do 5º ano e 28 em cada turma do 3º e 4º ano, sendo somente uma turma por ano dando um total de 79 alunos com idades entre 8 e 11 anos. Através de questionário, foi coletada a relação de materiais disponíveis utilizados pelos professores durantes as aulas da disciplina de Ciência e como são ministrados os conteúdos em sala de aula. Após a aplicação do questionário aos professores, foi elaborado um cronograma de atividades teóricas e práticas semanalmente para observar a dinâmica de sala e a participação dos alunos. Dada a importância do estudo sobre as plantas e toda sua estrutura, se faz necessário aulas que incluem o direcionamento voltado para desenvolver a curiosidade do aluno, trazendo retorno para a própria comunidade em que estão inseridos. Dessa forma, durante a pesquisa, percebemos o envolvimento dos alunos que buscavam aprender mais, questionando constantemente durantes as aulas todo o conteúdo de Botânica e como os mesmos poderiam aplicar esse conhecimento no seu dia a dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17062_TB6444_06062024213019.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIERLEN MENDES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "VIERLEN"
    "autor_email" => "mvierlen@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino da Botânica deve ser incluído como conhecimento base desde os anos escolares iniciais, gerando assim maior interesse futuro nessa área da Ciência. A aplicabilidade desse conteúdo dentro de sala de aula pelos professores do Ensino Fundamental I ainda é escassa, trazendo assim questões sobre como esse aprendizado pode ser incluído nas aulas. O presente trabalho tem como objetivo analisar os recursos usados pelos professores em sala de aula e, a partir de então, elaborar recursos metodológicos para serem utilizados durantes as aulas de Botânica, avaliar os conhecimentos prévios que os alunos tem sobre a temática e utilizar aulas teóricas e práticas para transmissão desse conteúdo de forma lúdica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal na cidade de São Luís, Maranhão, no turno vespertino, onde temos um total de 23 alunos do 5º ano e 28 em cada turma do 3º e 4º ano, sendo somente uma turma por ano dando um total de 79 alunos com idades entre 8 e 11 anos. Através de questionário, foi coletada a relação de materiais disponíveis utilizados pelos professores durantes as aulas da disciplina de Ciência e como são ministrados os conteúdos em sala de aula. Após a aplicação do questionário aos professores, foi elaborado um cronograma de atividades teóricas e práticas semanalmente para observar a dinâmica de sala e a participação dos alunos. Dada a importância do estudo sobre as plantas e toda sua estrutura, se faz necessário aulas que incluem o direcionamento voltado para desenvolver a curiosidade do aluno, trazendo retorno para a própria comunidade em que estão inseridos. Dessa forma, durante a pesquisa, percebemos o envolvimento dos alunos que buscavam aprender mais, questionando constantemente durantes as aulas todo o conteúdo de Botânica e como os mesmos poderiam aplicar esse conhecimento no seu dia a dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.