Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) EM MANUAIS DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UM MANUAL DE QUÍMICA ANALÍTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111137
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3182
    "inscrito_id" => 11135
    "titulo" => "DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) EM MANUAIS DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UM MANUAL DE QUÍMICA ANALÍTICA"
    "resumo" => "A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146), e a Lei no 13.409, sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência em instituições federais de ensino, fomentaram, na última década, discussões e iniciativas acerca da Educação Especial voltada a pessoas com deficiências. No âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi criada em 2010, a Secretaria de Acessibilidade-UFC Inclui, que informa no seu último censo em 2022, um total de 418 matrículas contemplando alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). As aulas práticas realizadas em laboratórios didáticos merecem especial atenção no que concerne à acessibilidade e inclusão desde a estrutura física, até os materiais didáticos utilizados, assegurando equidade para a aprendizagem sem prejuízos para estudantes com e sem deficiência. Nesse cenário, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) apresenta-se como importante estratégia para otimizar o ensino e a aprendizagem para todas as pessoas. Sobre materiais didáticos mais inclusivos no ensino superior, questiona-se se manuais de aulas práticas com o conteúdo de Química Analítica, adotados na UFC, apresentam elementos que promovam a acessibilidade e inclusão. O presente trabalho objetivou analisar o manual de aulas práticas do componente curricular “Química Analítica Aplicada” adotado para os cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Pesca, e identificar a aderência do manual aos princípios do DUA. O manual analisado apresenta diferentes recursos do DUA e ademais, atende grande parte das orientações para elaboração de documento acessível com foco no formato digital. Os recursos do DUA que foram identificados podem ser ampliados a outras partes do documento, os recursos ausentes podem ser facilmente incorporados pela edição do documento original, como alteração do texto dos hiperlinks, adição de texto alternativo às imagens e a ampliação do glossário."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11135_TB3182_08042024210408.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA DA ROCHA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "Natália Pires"
    "autor_email" => "nrpires@ufc.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111137
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3182
    "inscrito_id" => 11135
    "titulo" => "DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) EM MANUAIS DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UM MANUAL DE QUÍMICA ANALÍTICA"
    "resumo" => "A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146), e a Lei no 13.409, sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência em instituições federais de ensino, fomentaram, na última década, discussões e iniciativas acerca da Educação Especial voltada a pessoas com deficiências. No âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi criada em 2010, a Secretaria de Acessibilidade-UFC Inclui, que informa no seu último censo em 2022, um total de 418 matrículas contemplando alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). As aulas práticas realizadas em laboratórios didáticos merecem especial atenção no que concerne à acessibilidade e inclusão desde a estrutura física, até os materiais didáticos utilizados, assegurando equidade para a aprendizagem sem prejuízos para estudantes com e sem deficiência. Nesse cenário, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) apresenta-se como importante estratégia para otimizar o ensino e a aprendizagem para todas as pessoas. Sobre materiais didáticos mais inclusivos no ensino superior, questiona-se se manuais de aulas práticas com o conteúdo de Química Analítica, adotados na UFC, apresentam elementos que promovam a acessibilidade e inclusão. O presente trabalho objetivou analisar o manual de aulas práticas do componente curricular “Química Analítica Aplicada” adotado para os cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Pesca, e identificar a aderência do manual aos princípios do DUA. O manual analisado apresenta diferentes recursos do DUA e ademais, atende grande parte das orientações para elaboração de documento acessível com foco no formato digital. Os recursos do DUA que foram identificados podem ser ampliados a outras partes do documento, os recursos ausentes podem ser facilmente incorporados pela edição do documento original, como alteração do texto dos hiperlinks, adição de texto alternativo às imagens e a ampliação do glossário."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11135_TB3182_08042024210408.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA DA ROCHA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "Natália Pires"
    "autor_email" => "nrpires@ufc.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146), e a Lei no 13.409, sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência em instituições federais de ensino, fomentaram, na última década, discussões e iniciativas acerca da Educação Especial voltada a pessoas com deficiências. No âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi criada em 2010, a Secretaria de Acessibilidade-UFC Inclui, que informa no seu último censo em 2022, um total de 418 matrículas contemplando alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). As aulas práticas realizadas em laboratórios didáticos merecem especial atenção no que concerne à acessibilidade e inclusão desde a estrutura física, até os materiais didáticos utilizados, assegurando equidade para a aprendizagem sem prejuízos para estudantes com e sem deficiência. Nesse cenário, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) apresenta-se como importante estratégia para otimizar o ensino e a aprendizagem para todas as pessoas. Sobre materiais didáticos mais inclusivos no ensino superior, questiona-se se manuais de aulas práticas com o conteúdo de Química Analítica, adotados na UFC, apresentam elementos que promovam a acessibilidade e inclusão. O presente trabalho objetivou analisar o manual de aulas práticas do componente curricular “Química Analítica Aplicada” adotado para os cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Pesca, e identificar a aderência do manual aos princípios do DUA. O manual analisado apresenta diferentes recursos do DUA e ademais, atende grande parte das orientações para elaboração de documento acessível com foco no formato digital. Os recursos do DUA que foram identificados podem ser ampliados a outras partes do documento, os recursos ausentes podem ser facilmente incorporados pela edição do documento original, como alteração do texto dos hiperlinks, adição de texto alternativo às imagens e a ampliação do glossário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.