SILVA, Marly Denise De Oliveira Da. Educação alimentar na escola. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113388>. Acesso em: 25/12/2024 22:26
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece diretrizes educacionais abrangentes que incluem o desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas e físicas, nas quais a alimentação saudável desempenha um papel crucial. Objetivou-se promover a compreensão dos estudantes acerca da importância da alimentação saudável. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa e método descritivo, sendo realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, município de Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco, na eletiva “Educação alimentar na escola” com 40 estudantes da 1ª série do Ensino Médio. As atividades foram realizadas na eletiva com as seguintes etapas: Na 1ª etapa foi aplicado um questionário prévio para diagnosticar hábitos alimentares dos estudantes com perguntas: 1) Quantas frutas você come por dia? 2) Com que frequência você toma refrigerante? 3) Come vegetais e legumes todos os dias? 4) Que lanche você escolheria? 5) Com que frequência você come doces (chocolate, balas, sorvete etc.? As respostas foram analisadas: 45% responderam que não comem frutas, 75% responderam que tomam refrigerante todos os dias, 80% comem doces todos os dias, 57,5% comem vegetais e legumes e para o lanche, 52,5% escolheram salgadinho. Na 2ª etapa foi utilizada uma questão norteadora: Como minimizar os impactos da má alimentação na adolescência? Os estudantes elaboraram hipóteses e iniciaram a investigação. A turma foi dividida em cinco grupos para a leitura da reportagem “Obesidade entre jovens de 18 e 24 anos cresce no Brasil” e construíram cartazes para apresentação. Na 3ª etapa apresentaram os trabalhos a partir da reportagem com a mediação da professora. Na 4ª etapa ocorreu uma roda de conversa para confrontar os conhecimentos prévios e as descobertas ao longo das etapas, na qual a professora retomou a problemática e enfatizou as descobertas e a confrontação das hipóteses a partir da leitura da reportagem.