Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE LIBRAS PARA ESTUDANTES OUVINTES NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS COMUNICACIONAIS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109000
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 4429
    "titulo" => "O ENSINO DE LIBRAS PARA ESTUDANTES OUVINTES NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS COMUNICACIONAIS."
    "resumo" => "Este ensaio teórico adota uma abordagem de pesquisa exploratória com o objetivo de examinar as contribuições do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes ouvintes, no contexto do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Com ênfase na acessibilidade e no respeito à diversidade linguística nas escolas, almeja-se identificar e analisar os benefícios proporcionados pela integração do ensino de Libras no ambiente educacional, especialmente para os estudantes ouvintes. O DUA é utilizado como base teórica para avaliar estratégias pedagógicas que levem em consideração a individualidade dos estudantes e alcancem um grande número destes. Ao examinar as implicações dessa abordagem, busca-se fornecer insights sobre como a Libras pode melhorar a experiência de aprendizado, criando um ambiente educacional que reconheça as diversas formas de aprendizagem, bem como a importância da diversidade linguística e seus efeitos no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes. Além disso, ao considerar o potencial enriquecedor do DUA, ressalta-se a importância de uma abordagem pedagógica que não apenas garanta acesso equitativo ao conhecimento, mas também promova a valorização da diversidade cultural e linguística, reconhecendo a contribuição da língua de sinais para a riqueza do ambiente de aprendizagem. A promoção da diversidade linguística pode resultar em um ambiente educacional mais inclusivo e dinâmico, capacitando os estudantes para uma interação significativa em uma sociedade plural e multicultural. Espera-se, portanto, que a Libras possa eliminar barreiras linguísticas e seja reconhecida como uma língua acessível a todos os aprendizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4429_TB201_15022024144258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEYSE CRISTINA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DEYSE"
    "autor_email" => "dey_se@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109000
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 4429
    "titulo" => "O ENSINO DE LIBRAS PARA ESTUDANTES OUVINTES NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS COMUNICACIONAIS."
    "resumo" => "Este ensaio teórico adota uma abordagem de pesquisa exploratória com o objetivo de examinar as contribuições do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes ouvintes, no contexto do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Com ênfase na acessibilidade e no respeito à diversidade linguística nas escolas, almeja-se identificar e analisar os benefícios proporcionados pela integração do ensino de Libras no ambiente educacional, especialmente para os estudantes ouvintes. O DUA é utilizado como base teórica para avaliar estratégias pedagógicas que levem em consideração a individualidade dos estudantes e alcancem um grande número destes. Ao examinar as implicações dessa abordagem, busca-se fornecer insights sobre como a Libras pode melhorar a experiência de aprendizado, criando um ambiente educacional que reconheça as diversas formas de aprendizagem, bem como a importância da diversidade linguística e seus efeitos no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes. Além disso, ao considerar o potencial enriquecedor do DUA, ressalta-se a importância de uma abordagem pedagógica que não apenas garanta acesso equitativo ao conhecimento, mas também promova a valorização da diversidade cultural e linguística, reconhecendo a contribuição da língua de sinais para a riqueza do ambiente de aprendizagem. A promoção da diversidade linguística pode resultar em um ambiente educacional mais inclusivo e dinâmico, capacitando os estudantes para uma interação significativa em uma sociedade plural e multicultural. Espera-se, portanto, que a Libras possa eliminar barreiras linguísticas e seja reconhecida como uma língua acessível a todos os aprendizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4429_TB201_15022024144258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEYSE CRISTINA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DEYSE"
    "autor_email" => "dey_se@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este ensaio teórico adota uma abordagem de pesquisa exploratória com o objetivo de examinar as contribuições do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para estudantes ouvintes, no contexto do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Com ênfase na acessibilidade e no respeito à diversidade linguística nas escolas, almeja-se identificar e analisar os benefícios proporcionados pela integração do ensino de Libras no ambiente educacional, especialmente para os estudantes ouvintes. O DUA é utilizado como base teórica para avaliar estratégias pedagógicas que levem em consideração a individualidade dos estudantes e alcancem um grande número destes. Ao examinar as implicações dessa abordagem, busca-se fornecer insights sobre como a Libras pode melhorar a experiência de aprendizado, criando um ambiente educacional que reconheça as diversas formas de aprendizagem, bem como a importância da diversidade linguística e seus efeitos no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes. Além disso, ao considerar o potencial enriquecedor do DUA, ressalta-se a importância de uma abordagem pedagógica que não apenas garanta acesso equitativo ao conhecimento, mas também promova a valorização da diversidade cultural e linguística, reconhecendo a contribuição da língua de sinais para a riqueza do ambiente de aprendizagem. A promoção da diversidade linguística pode resultar em um ambiente educacional mais inclusivo e dinâmico, capacitando os estudantes para uma interação significativa em uma sociedade plural e multicultural. Espera-se, portanto, que a Libras possa eliminar barreiras linguísticas e seja reconhecida como uma língua acessível a todos os aprendizes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.