Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM ESTRUTURADA COM BASE NA TEORIA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM MATEMÁGICAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Teoria da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) defende que o ensino precisa ser organizado de forma intencional para que os sujeitos se apropriem de conhecimentos produzidos dentro do seu meio cultural. Para isso, apresenta uma forma de organização da atividade de ensino chamada de Situações Desencadeadoras de Aprendizagens (SDA). Seguindo essa perspectiva, o objetivo é relatar a experiência com propostas de Situações Desencadeadora de Aprendizagens utilizadas como recomposição de aprendizagens através da resolução de problemas com matemágicas em turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O referencial teórico-metodológico pauta-se na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, Teoria da Atividade de Leontiev, Atividade Orientadora de Ensino defendido por Moura e Teoria de ensino através da resolução de problemas defendido por Onuchi e Alevatto. A SDA baseava-se em apresentar uma mágica como Problema Desencadeador de Aprendizagem na qual suas necessidades de aprendizagem seriam atendidas durante a busca pela solução do problema. A cada mátemágica apresentada os estudantes demonstravam grande interesse pela busca do resultado, durante esse processo os conhecimentos teóricos necessários para executá-la eram mediados pelo professor. Neste artigo, serão apresentados três relatos. O primeiro relato foi com uma matemágica cujo objetivo estava na compreensão de conceitos sobre paridade dos números naturais, concentração e cálculo mental. O segundo relato foi uma matemática com base em conceitos aritméticos, algébricos e cálculo mental. O terceiro relato foi com base em problemas retirados em provas da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas com o objetivo de aproximá-los desse tipo de competição, mostrando que matemática é para todos e não para poucos. Como sucesso dessa proposta os estudantes do 8º e 9º ano apresentaram uma oficina sobre essas matemágicas na Semana da Matemática realizada por uma universidade pública da região.

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