Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES AO EXERCÍCIO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111679
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3983
    "inscrito_id" => 10759
    "titulo" => "O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES AO EXERCÍCIO DOCENTE"
    "resumo" => "A ascensão da era digital, em decorrência da disseminação dos recursos tecnológicos em ordem global, faz com que a tecnologia esteja cada vez mais presente no cotidiano da sociedade hodierna. Sendo assim, é inevitável que tal cenário se estenda ao contexto escolar, haja vista que o público jovem é o mais ativo no meio virtual, seja através de redes sociais, jogos e diferentes aplicativos disponíveis em seus smartphones. Entretanto, a inserção desses aparelhos no âmbito educacional é cercada por controvérsias, pois, como trata-se de um fenômeno recente, diferentes concepções surgem sobre como o corpo docente deve agir diante dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a perspectiva de professores da educação básica sobre o uso do aparelho celular nas escolas. Como metodologia, adotamos o método qualitativo, e o procedimento empregado para coleta de dados foi um formulário on-line através da plataforma Google Forms com perguntas previamente selecionadas, que teve como público-alvo professores de cinco escolas públicas da educação básica no Agreste Pernambucano. Através da análise das respostas dos docentes, percebemos que, embora acreditem que o celular possa prejudicar o processo de ensino-aprendizagem, os participantes não descartam a possibilidade de utilizar essa mesma ferramenta como instrumento pedagógico em suas aulas, e que este pode ser bastante útil quando usado com um propósito. Sendo assim, destacamos que é preciso, de fato, que haja um controle do uso do celular durante a aula, para que os estudantes não desviem seu foco do conteúdo aplicado. No entanto, é interessante que os professores também possam incluir a tecnologia de forma produtiva em sala de aula e buscarem por formações continuadas, visto que há uma lacuna na formação inicial no que se refere ao uso de tecnologias como ferramentas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10759_TB3983_02052024213942.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISSON BEZERRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ELISSON"
    "autor_email" => "elissonbezerra0@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111679
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3983
    "inscrito_id" => 10759
    "titulo" => "O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES AO EXERCÍCIO DOCENTE"
    "resumo" => "A ascensão da era digital, em decorrência da disseminação dos recursos tecnológicos em ordem global, faz com que a tecnologia esteja cada vez mais presente no cotidiano da sociedade hodierna. Sendo assim, é inevitável que tal cenário se estenda ao contexto escolar, haja vista que o público jovem é o mais ativo no meio virtual, seja através de redes sociais, jogos e diferentes aplicativos disponíveis em seus smartphones. Entretanto, a inserção desses aparelhos no âmbito educacional é cercada por controvérsias, pois, como trata-se de um fenômeno recente, diferentes concepções surgem sobre como o corpo docente deve agir diante dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a perspectiva de professores da educação básica sobre o uso do aparelho celular nas escolas. Como metodologia, adotamos o método qualitativo, e o procedimento empregado para coleta de dados foi um formulário on-line através da plataforma Google Forms com perguntas previamente selecionadas, que teve como público-alvo professores de cinco escolas públicas da educação básica no Agreste Pernambucano. Através da análise das respostas dos docentes, percebemos que, embora acreditem que o celular possa prejudicar o processo de ensino-aprendizagem, os participantes não descartam a possibilidade de utilizar essa mesma ferramenta como instrumento pedagógico em suas aulas, e que este pode ser bastante útil quando usado com um propósito. Sendo assim, destacamos que é preciso, de fato, que haja um controle do uso do celular durante a aula, para que os estudantes não desviem seu foco do conteúdo aplicado. No entanto, é interessante que os professores também possam incluir a tecnologia de forma produtiva em sala de aula e buscarem por formações continuadas, visto que há uma lacuna na formação inicial no que se refere ao uso de tecnologias como ferramentas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10759_TB3983_02052024213942.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISSON BEZERRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ELISSON"
    "autor_email" => "elissonbezerra0@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A ascensão da era digital, em decorrência da disseminação dos recursos tecnológicos em ordem global, faz com que a tecnologia esteja cada vez mais presente no cotidiano da sociedade hodierna. Sendo assim, é inevitável que tal cenário se estenda ao contexto escolar, haja vista que o público jovem é o mais ativo no meio virtual, seja através de redes sociais, jogos e diferentes aplicativos disponíveis em seus smartphones. Entretanto, a inserção desses aparelhos no âmbito educacional é cercada por controvérsias, pois, como trata-se de um fenômeno recente, diferentes concepções surgem sobre como o corpo docente deve agir diante dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a perspectiva de professores da educação básica sobre o uso do aparelho celular nas escolas. Como metodologia, adotamos o método qualitativo, e o procedimento empregado para coleta de dados foi um formulário on-line através da plataforma Google Forms com perguntas previamente selecionadas, que teve como público-alvo professores de cinco escolas públicas da educação básica no Agreste Pernambucano. Através da análise das respostas dos docentes, percebemos que, embora acreditem que o celular possa prejudicar o processo de ensino-aprendizagem, os participantes não descartam a possibilidade de utilizar essa mesma ferramenta como instrumento pedagógico em suas aulas, e que este pode ser bastante útil quando usado com um propósito. Sendo assim, destacamos que é preciso, de fato, que haja um controle do uso do celular durante a aula, para que os estudantes não desviem seu foco do conteúdo aplicado. No entanto, é interessante que os professores também possam incluir a tecnologia de forma produtiva em sala de aula e buscarem por formações continuadas, visto que há uma lacuna na formação inicial no que se refere ao uso de tecnologias como ferramentas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.