Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZA MAIS PARAÍBA UMA POLÍTICA PÚBLICA PROMISSORA: AVANÇOS E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O nosso trabalho tem por objetivo destacar as ações do Programa Alfabetiza Mais Paraíba, regulamentado pela Lei n.º 12.701 em 27 de junho de 2023, uma iniciativa presente em todo território paraibano para a promoção da alfabetização na idade certa. Envolve os 223 municípios do estado da Paraíba, atua em unidade na coordenação e composição das equipes responsáveis para alcançar vínculos e garantir sinergia em regime de colaboração. As ações da política pública visam fortalecimento das práticas de alfabetização nas escolas do estado, na promoção de práticas educacionais inovadoras, que acontecem através da movimentação de oito eixos, que incluem: formação continuada de professores e gestores escolares, avaliação diagnóstica, acompanhamento pedagógico, material didático específico, mobilização social, infraestrutura, avaliação e monitoramento. Apresenta-se como promissora ao focar suas atividades especificamente na melhoria dos níveis de leitura e escrita das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. Em seu primeiro ano de implementação atingiu 82 mil estudantes e avaliou 37 mil. Conforme divulgado no II Seminário de Apropriação dos Resultados da Avaliação do Sistema de Avaliação da Paraíba -SIAVE, a meta é chegar até 2030 com 80% das crianças alfabetizadas na idade certa, para melhoria do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB da Paraíba. É fundamental ressaltar que os resultados apresentados nas avaliações realizadas no estado de 2023 a 2024 apresentam avanços e também desafios na taxa de alfabetização. A relevância do Programa Alfabetiza Paraíba reside nos desafios a serem enfrentados ao construir um modelo de cooperação e superação de barreiras. Prioritariamente, busca-se reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente, que se destacam nos indicadores de leitura e escrita em nosso país.

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