Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETNOMATEMÁTICA NA PRODUÇÃO DO POLVILHO AZEDO UMA CULTURA TRADICIONAL E SUSTENTÁVEL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa intitulada Etnomatemática na Produção do Polvilho Azedo: Uma Cultura Tradicional e Sustentável, buscou identificar a partir da fala de agricultores locais os conhecimentos matemáticos envolvidos em uma cultura tradicional e sustentável da região, mais especificamente o processo de produção do polvilho azedo em uma fecularia da cidade de Sombrio-SC e sua relação com a abordagem da etnomatemática com cultura local. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de campo de natureza qualitativa, revelando uma história valiosa no que diz respeito à produção de polvilho. A pesquisa teve como objetivo compreender como os processos matemáticos são incorporados de maneira intrínseca às atividades da fecularia, evidenciando como as práticas matemáticas são influenciadas pelo contexto cultural e tradicional da região. Observou-se que a fecularia segue um ensinamento hereditário priorizando a sustentabilidade e a qualidade do produto. Durante a pesquisa identificamos como dá-se a aplicação da matemática na produção do polvilho azedo utilizando um enfoque etnomatemático, que representa uma área interdisciplinar que busca entender a diversidade cultural no contexto da matemática, examinando as diversas formas pelas quais as sociedades aplicam e interpretam os conceitos matemáticos que refletem nas dificuldades que surgem em seu cotidiano. Assim, constatou-se que a etnomatemática está presente na produção de polvilho azedo em uma sucessão de saberes populares preservando a cultura da região. Portanto, a produção de polvilho é um exemplo vivo de como a etnomatemática está intimamente ligada à cultura tradicional, permeando cada etapa do processo. Ao reconhecer e valorizar esses conhecimentos matemáticos locais, podemos enriquecer nossa compreensão da matemática e promover uma postura mais inclusiva e contextualizada no ensino e na pesquisa. Este estudo ressalta a importância de integrar os aspectos culturais e tradicionais ao ensino da matemática, permitindo uma visão ampla e significativa dessa abordagem no contexto local da fecularia em Sombrio, SC.

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