Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCURSOS (RE)SIGNIFICATIVOS DE TURMAS DE EJA DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA MANCHESTER MINEIRA: RESGATANDO MEMÓRIAS E FOMENTANDO O MULTILETRAMENTO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho, ora submetido à apreciação, teve seu início inspirado nas interlocuções provocativas, desencadeadas em 2023, pelo PRA (Plano de Recomposição das Aprendizagens), um programa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG, cujo propósito é (re) organizar as ações relativas ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais, fomentando diálogos dinamizadores das práticas educativas. Turmas de EJA do Ensino Médio da Escola Estadual Ali Halfeld (Bairro Santo Antônio – Juiz de Fora/MG), em 2024, apresentam quadros graves de defasagem na leitura/escrita (alguns, inclusive, em nível pré-silábico; outros, em nível silábico-alfabético), detectados nas avaliações diagnósticas. Visando mitigar lacunas do percurso educacional, empreenderam-se esforços no impulsionamento à fluência e ao aprimoramento da capacidade redacional, consubstanciando os mais diversos letramentos. Trata-se do recorte de uma pesquisa preliminar cujo amparo metodológico tem sido os materiais pedagógicos da própria SEE/MG (“MAPA”, “LUPA” e “Satélite”). Subsidiados por premissas freirianas, na perspectiva do “ser mais”, a ideia é valorizar a memória individual, perseguindo a consolidação da memória coletiva, ao se trabalhar elementos vitais da vida do seu entorno, que remetem à experiência de um sujeito histórico, possibilitando uma notável prática de retomada de aspectos memoriais para o ensino de História, em especial. Práticas linguísticas multifacetadas, contextualizadas, em intertextualidade com a Geografia, a Arte e, sobretudo, com a Língua Portuguesa/Literatura, ampliam as correlações e estimulam a criticidade, possibilitando o multiletramento. A proposição embasa-se, teoricamente, em: Rojo (2012), Freire (1986, 1997), Frigotto (1995) e Gadotti (1993). O intuito inicial de aprimorar o aproveitamento dos alunos, ao menos em 60% até o fim do semestre, vem se concretizando, já sendo visível um melhor desempenho na fluência leitora, nas produções textuais, bem como no resultado das avaliações intermediárias. Nesse ‘quefazer’, vislumbra-se a conquista da emancipação cidadã.

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