Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“ENCAIXOTADAS”: UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA COMO PESQUISA EM DANÇA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113246
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6256
    "inscrito_id" => 13445
    "titulo" => "“ENCAIXOTADAS”: UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA COMO PESQUISA EM DANÇA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O presente trabalho visa descrever uma das atividades desenvolvida no projeto “Oficina de Dança”, do grupo de pesquisa PesquisARTES: interseções entre arte, inclusão, saúde e qualidade de vida, vinculado ao curso de Dança (licenciatura) da UFPE, Campus Recife. As integrantes do grupo realizaram investigações em dança, registrando o processo em diário de bordo, tendo como resultado a coreografia intitulada “EncaiXOTAdas”, que traz experiências de corpos femininos em movimento, sendo, durantes os ensaios, as memórias do elenco encarnadas e reavivadas a partir algumas questões: o que te imobiliza? Em que caixa você se encontra? Onde te colocaram? O que te proibiram? Olhares, julgamentos, manipulações, e ao que mais estamos submetidas? Essas temáticas serviram de gatilhos para reflexões e debates coletivos, e para construção de células coreográficas que constituíram o produto artístico final. Nos embasamos nos conceitos de prática como pesquisa, de forma a visibilizar os processos criativos em dança como método de pesquisa acadêmica, visto que, a criatividade artística nem sempre é valorizada com este fim. EncaiXOTAdas até o momento, foi apresentada em setembro de 2023, na I Mostra de Dança Pesquisartes (CAC-UFPE), e na 4ª edição da Mostra de Talentos: livres, leves e arte (CE-UFPE), e em novembro de 2023, no evento EXPO 2023 (Concha Acústica – UFPE). As discentes do curso de dança tiveram a oportunidade de adquirir autonomia e experiência de palco, além de outros conteúdos técnicos como montagem cênica, coreográfica, ampliaram a carga horária complementar para integralização curricular, e ainda, vivenciaram momentos de socialização e construção de amizades. Os materiais de som, iluminação, linóleo, figurino e outros despesas com profissionais foram financiadas através da contemplação do edital nº 19/2022 - Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação (PROGRAD, PROPESQI, UFPE)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13445_TB6256_27102024234736.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA OLIVEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "Ana Marques"
    "autor_email" => "anacristina.marques@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113246
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6256
    "inscrito_id" => 13445
    "titulo" => "“ENCAIXOTADAS”: UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA COMO PESQUISA EM DANÇA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O presente trabalho visa descrever uma das atividades desenvolvida no projeto “Oficina de Dança”, do grupo de pesquisa PesquisARTES: interseções entre arte, inclusão, saúde e qualidade de vida, vinculado ao curso de Dança (licenciatura) da UFPE, Campus Recife. As integrantes do grupo realizaram investigações em dança, registrando o processo em diário de bordo, tendo como resultado a coreografia intitulada “EncaiXOTAdas”, que traz experiências de corpos femininos em movimento, sendo, durantes os ensaios, as memórias do elenco encarnadas e reavivadas a partir algumas questões: o que te imobiliza? Em que caixa você se encontra? Onde te colocaram? O que te proibiram? Olhares, julgamentos, manipulações, e ao que mais estamos submetidas? Essas temáticas serviram de gatilhos para reflexões e debates coletivos, e para construção de células coreográficas que constituíram o produto artístico final. Nos embasamos nos conceitos de prática como pesquisa, de forma a visibilizar os processos criativos em dança como método de pesquisa acadêmica, visto que, a criatividade artística nem sempre é valorizada com este fim. EncaiXOTAdas até o momento, foi apresentada em setembro de 2023, na I Mostra de Dança Pesquisartes (CAC-UFPE), e na 4ª edição da Mostra de Talentos: livres, leves e arte (CE-UFPE), e em novembro de 2023, no evento EXPO 2023 (Concha Acústica – UFPE). As discentes do curso de dança tiveram a oportunidade de adquirir autonomia e experiência de palco, além de outros conteúdos técnicos como montagem cênica, coreográfica, ampliaram a carga horária complementar para integralização curricular, e ainda, vivenciaram momentos de socialização e construção de amizades. Os materiais de som, iluminação, linóleo, figurino e outros despesas com profissionais foram financiadas através da contemplação do edital nº 19/2022 - Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação (PROGRAD, PROPESQI, UFPE)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13445_TB6256_27102024234736.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA OLIVEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "Ana Marques"
    "autor_email" => "anacristina.marques@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho visa descrever uma das atividades desenvolvida no projeto “Oficina de Dança”, do grupo de pesquisa PesquisARTES: interseções entre arte, inclusão, saúde e qualidade de vida, vinculado ao curso de Dança (licenciatura) da UFPE, Campus Recife. As integrantes do grupo realizaram investigações em dança, registrando o processo em diário de bordo, tendo como resultado a coreografia intitulada “EncaiXOTAdas”, que traz experiências de corpos femininos em movimento, sendo, durantes os ensaios, as memórias do elenco encarnadas e reavivadas a partir algumas questões: o que te imobiliza? Em que caixa você se encontra? Onde te colocaram? O que te proibiram? Olhares, julgamentos, manipulações, e ao que mais estamos submetidas? Essas temáticas serviram de gatilhos para reflexões e debates coletivos, e para construção de células coreográficas que constituíram o produto artístico final. Nos embasamos nos conceitos de prática como pesquisa, de forma a visibilizar os processos criativos em dança como método de pesquisa acadêmica, visto que, a criatividade artística nem sempre é valorizada com este fim. EncaiXOTAdas até o momento, foi apresentada em setembro de 2023, na I Mostra de Dança Pesquisartes (CAC-UFPE), e na 4ª edição da Mostra de Talentos: livres, leves e arte (CE-UFPE), e em novembro de 2023, no evento EXPO 2023 (Concha Acústica – UFPE). As discentes do curso de dança tiveram a oportunidade de adquirir autonomia e experiência de palco, além de outros conteúdos técnicos como montagem cênica, coreográfica, ampliaram a carga horária complementar para integralização curricular, e ainda, vivenciaram momentos de socialização e construção de amizades. Os materiais de som, iluminação, linóleo, figurino e outros despesas com profissionais foram financiadas através da contemplação do edital nº 19/2022 - Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação (PROGRAD, PROPESQI, UFPE).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.