Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANOS FINAIS: ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS COM TDAH

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112665
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5388
    "inscrito_id" => 14749
    "titulo" => "ANOS FINAIS: ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS COM TDAH"
    "resumo" => "O aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ainda é um grande desafio para o professor especialista dos anos finais do ensino fundamental, uma vez que sua dificuldade de controle inibitório pode causar desatenção, hiperatividade ou comportamentos desafiadores, que podem atrapalhar seu processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, é essencial que o direito a um ensino de qualidade, e adequado às suas necessidades, seja garantido a essas crianças e adolescentes. Este artigo apresenta as principais características e necessidades de alunos com TDAH, e sugere jogos e atividades lúdicas que podem facilitar sua inclusão e aprendizagem. Tendo o referencial teórico de Piaget (1998), Vygotzky (2007) e Huizinga (1992), foi realizada uma pesquisa exploratória com base na literatura publicada nos últimos vinte anos com o objetivo de organizar recursos alternativos para os professores especialistas de cada disciplina dos anos finais. Os resultados apontam a atenção como uma etapa essencial para a aprendizagem, sendo a ludicidade a principal aliada do professor, devido a seu caráter divertido e voluntário que facilita a interação entre os alunos, a concentração e a assimilação do conteúdo. Diante disso, foram valorizadas as metodologias ativas, jogos e atividades que incentivam o protagonismo infanto-juvenil - de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os recursos encontrados são diversos, sendo três jogos online para Língua Portuguesa, três estratégias para Língua Inglesa, quatro para Matemática, quatro jogos para a disciplina de Ciências, três atividades lúdicas para o ensino de Geografia, um jogo para a disciplina de História, dois jogos para a educação sexual - além de diversas estratégias para as aulas de Artes, Educação Física e jogos tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14749_TB5388_27102024203957.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA DADALTO CAMARA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "LETICIA"
    "autor_email" => "leticiadadalto@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112665
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5388
    "inscrito_id" => 14749
    "titulo" => "ANOS FINAIS: ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS COM TDAH"
    "resumo" => "O aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ainda é um grande desafio para o professor especialista dos anos finais do ensino fundamental, uma vez que sua dificuldade de controle inibitório pode causar desatenção, hiperatividade ou comportamentos desafiadores, que podem atrapalhar seu processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, é essencial que o direito a um ensino de qualidade, e adequado às suas necessidades, seja garantido a essas crianças e adolescentes. Este artigo apresenta as principais características e necessidades de alunos com TDAH, e sugere jogos e atividades lúdicas que podem facilitar sua inclusão e aprendizagem. Tendo o referencial teórico de Piaget (1998), Vygotzky (2007) e Huizinga (1992), foi realizada uma pesquisa exploratória com base na literatura publicada nos últimos vinte anos com o objetivo de organizar recursos alternativos para os professores especialistas de cada disciplina dos anos finais. Os resultados apontam a atenção como uma etapa essencial para a aprendizagem, sendo a ludicidade a principal aliada do professor, devido a seu caráter divertido e voluntário que facilita a interação entre os alunos, a concentração e a assimilação do conteúdo. Diante disso, foram valorizadas as metodologias ativas, jogos e atividades que incentivam o protagonismo infanto-juvenil - de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os recursos encontrados são diversos, sendo três jogos online para Língua Portuguesa, três estratégias para Língua Inglesa, quatro para Matemática, quatro jogos para a disciplina de Ciências, três atividades lúdicas para o ensino de Geografia, um jogo para a disciplina de História, dois jogos para a educação sexual - além de diversas estratégias para as aulas de Artes, Educação Física e jogos tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14749_TB5388_27102024203957.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA DADALTO CAMARA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "LETICIA"
    "autor_email" => "leticiadadalto@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ainda é um grande desafio para o professor especialista dos anos finais do ensino fundamental, uma vez que sua dificuldade de controle inibitório pode causar desatenção, hiperatividade ou comportamentos desafiadores, que podem atrapalhar seu processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, é essencial que o direito a um ensino de qualidade, e adequado às suas necessidades, seja garantido a essas crianças e adolescentes. Este artigo apresenta as principais características e necessidades de alunos com TDAH, e sugere jogos e atividades lúdicas que podem facilitar sua inclusão e aprendizagem. Tendo o referencial teórico de Piaget (1998), Vygotzky (2007) e Huizinga (1992), foi realizada uma pesquisa exploratória com base na literatura publicada nos últimos vinte anos com o objetivo de organizar recursos alternativos para os professores especialistas de cada disciplina dos anos finais. Os resultados apontam a atenção como uma etapa essencial para a aprendizagem, sendo a ludicidade a principal aliada do professor, devido a seu caráter divertido e voluntário que facilita a interação entre os alunos, a concentração e a assimilação do conteúdo. Diante disso, foram valorizadas as metodologias ativas, jogos e atividades que incentivam o protagonismo infanto-juvenil - de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os recursos encontrados são diversos, sendo três jogos online para Língua Portuguesa, três estratégias para Língua Inglesa, quatro para Matemática, quatro jogos para a disciplina de Ciências, três atividades lúdicas para o ensino de Geografia, um jogo para a disciplina de História, dois jogos para a educação sexual - além de diversas estratégias para as aulas de Artes, Educação Física e jogos tradicionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.