Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO PEDAGÓGICA E A QUALIDADE DO ENSINO: O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NO MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109867
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1404
    "inscrito_id" => 5262
    "titulo" => "A GESTÃO PEDAGÓGICA E A QUALIDADE DO ENSINO: O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NO MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "A gestão pedagógica é um elemento fundamental para a qualidade do ensino em qualquer instituição de ensino. Ela envolve o planejamento, a organização, a implementação e a avaliação de ações pedagógicas que visam garantir um ensino de qualidade. A gestão pedagógica deve estar alinhada com os objetivos e metas educacionais, bem como com as diretrizes curriculares e pedagógicas. Ela deve ser capaz de promover a articulação entre os diferentes setores da instituição, como professores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais profissionais envolvidos no processo educativo. Além disso, a gestão pedagógica também deve ser capaz de promover a formação continuada dos profissionais, estimular a reflexão sobre práticas pedagógicas, incentivar a inovação e a criatividade no ensino, e garantir um acompanhamento constante do desempenho dos alunos. Nesse sentido, este estudo partiu do seguinte questionamento: qual o papel da equipe gestora no monitoramento e acompanhamento pedagógico da prática docente e como este contribuiu para melhoria da qualidade do ensino? Para responder a esse questionamento elencamos como objetivo geral: analisar o papel da equipe gestora no monitoramento e acompanhamento pedagógico da prática docente em prol da melhoria da qualidade do ensino. Como objetivo específico: identificar as estratégias de monitoramento e acompanhamento pedagógico dos docentes; acompanhar a gestão pedagógica e sua contribuição para melhoria do ensino. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa foram observação direta, com a utilização do diário de campo e questionário. Os sujeitos da pesquisa foram os membros da equipe gestora e professores os professores que atuam nas Séries Iniciais de uma escola da Rede municipal de ensino de Campina Grande. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem que uma gestão pedagógica eficiente contribui diretamente para a qualidade do ensino, a construção de conhecimentos sólidos e significativos e a promoção de uma educação de excelência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5262_TB1404_09102024212043.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CAMARA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Edna Camara Mon"
    "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109867
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1404
    "inscrito_id" => 5262
    "titulo" => "A GESTÃO PEDAGÓGICA E A QUALIDADE DO ENSINO: O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NO MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "A gestão pedagógica é um elemento fundamental para a qualidade do ensino em qualquer instituição de ensino. Ela envolve o planejamento, a organização, a implementação e a avaliação de ações pedagógicas que visam garantir um ensino de qualidade. A gestão pedagógica deve estar alinhada com os objetivos e metas educacionais, bem como com as diretrizes curriculares e pedagógicas. Ela deve ser capaz de promover a articulação entre os diferentes setores da instituição, como professores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais profissionais envolvidos no processo educativo. Além disso, a gestão pedagógica também deve ser capaz de promover a formação continuada dos profissionais, estimular a reflexão sobre práticas pedagógicas, incentivar a inovação e a criatividade no ensino, e garantir um acompanhamento constante do desempenho dos alunos. Nesse sentido, este estudo partiu do seguinte questionamento: qual o papel da equipe gestora no monitoramento e acompanhamento pedagógico da prática docente e como este contribuiu para melhoria da qualidade do ensino? Para responder a esse questionamento elencamos como objetivo geral: analisar o papel da equipe gestora no monitoramento e acompanhamento pedagógico da prática docente em prol da melhoria da qualidade do ensino. Como objetivo específico: identificar as estratégias de monitoramento e acompanhamento pedagógico dos docentes; acompanhar a gestão pedagógica e sua contribuição para melhoria do ensino. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa foram observação direta, com a utilização do diário de campo e questionário. Os sujeitos da pesquisa foram os membros da equipe gestora e professores os professores que atuam nas Séries Iniciais de uma escola da Rede municipal de ensino de Campina Grande. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem que uma gestão pedagógica eficiente contribui diretamente para a qualidade do ensino, a construção de conhecimentos sólidos e significativos e a promoção de uma educação de excelência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5262_TB1404_09102024212043.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CAMARA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Edna Camara Mon"
    "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A gestão pedagógica é um elemento fundamental para a qualidade do ensino em qualquer instituição de ensino. Ela envolve o planejamento, a organização, a implementação e a avaliação de ações pedagógicas que visam garantir um ensino de qualidade. A gestão pedagógica deve estar alinhada com os objetivos e metas educacionais, bem como com as diretrizes curriculares e pedagógicas. Ela deve ser capaz de promover a articulação entre os diferentes setores da instituição, como professores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais profissionais envolvidos no processo educativo. Além disso, a gestão pedagógica também deve ser capaz de promover a formação continuada dos profissionais, estimular a reflexão sobre práticas pedagógicas, incentivar a inovação e a criatividade no ensino, e garantir um acompanhamento constante do desempenho dos alunos. Nesse sentido, este estudo partiu do seguinte questionamento: qual o papel da equipe gestora no monitoramento e acompanhamento pedagógico da prática docente e como este contribuiu para melhoria da qualidade do ensino? Para responder a esse questionamento elencamos como objetivo geral: analisar o papel da equipe gestora no monitoramento e acompanhamento pedagógico da prática docente em prol da melhoria da qualidade do ensino. Como objetivo específico: identificar as estratégias de monitoramento e acompanhamento pedagógico dos docentes; acompanhar a gestão pedagógica e sua contribuição para melhoria do ensino. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa foram observação direta, com a utilização do diário de campo e questionário. Os sujeitos da pesquisa foram os membros da equipe gestora e professores os professores que atuam nas Séries Iniciais de uma escola da Rede municipal de ensino de Campina Grande. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem que uma gestão pedagógica eficiente contribui diretamente para a qualidade do ensino, a construção de conhecimentos sólidos e significativos e a promoção de uma educação de excelência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.