Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DOS DISCENTES DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111799
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4173
    "inscrito_id" => 13460
    "titulo" => "EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DOS DISCENTES DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO."
    "resumo" => "O presente estudo visa analisar os fatores que influenciam a evasão universitária no curso de história e licenciatura, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em Imperatriz–MA. Este trabalho pretende, por meio de revisão de literatura, levantamentos de dados de matrícula e aplicação de questionário, organizar as informações existentes sobre a evasão e indicar as diretrizes para futuros estudos. Nesse sentido, começa-se uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do aluno. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi compreender a visão dos discentes e docentes, das turmas e do departamento de História, além disso, buscar meios para lutar contra o sucateamento das universidades públicas e pela adoção de mecanismos de ações afirmativas, movimentos organizados possam fazer pressão pela reversão dos efeitos das políticas neoliberais. No entanto, a presente pesquisa teve como objetivo apenas investigar os motivos pelos quais os alunos de história da UEMASUL abandonaram-se. Dentre os objetivos, visa-se compreender a dinâmica que os levou à evasão do curso, além da vulnerabilidade socioeconômica e demais fatores, que podem ser reflexo também de práticas exclusivas na universidade. Vale lembrar que as informações obtidas e interpretadas das repostas dos questionários e entrevistas dos estudantes de história evadidos são relatos de vida deles, seja por razões de afinidade no curso, seja por fatores socioeconômicos associados à incompatibilidade com o horário de trabalho. Conclui-se que é importante conhecer as diversas origens dos problemas da evasão, assim como trazer o tema para a comunidade acadêmica é outro passo indispensável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13460_TB4173_02102024145148.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA ANDREIA DE SOUZA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "PAULA LEITE"
    "autor_email" => "paula.leite@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111799
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4173
    "inscrito_id" => 13460
    "titulo" => "EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DOS DISCENTES DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO."
    "resumo" => "O presente estudo visa analisar os fatores que influenciam a evasão universitária no curso de história e licenciatura, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em Imperatriz–MA. Este trabalho pretende, por meio de revisão de literatura, levantamentos de dados de matrícula e aplicação de questionário, organizar as informações existentes sobre a evasão e indicar as diretrizes para futuros estudos. Nesse sentido, começa-se uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do aluno. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi compreender a visão dos discentes e docentes, das turmas e do departamento de História, além disso, buscar meios para lutar contra o sucateamento das universidades públicas e pela adoção de mecanismos de ações afirmativas, movimentos organizados possam fazer pressão pela reversão dos efeitos das políticas neoliberais. No entanto, a presente pesquisa teve como objetivo apenas investigar os motivos pelos quais os alunos de história da UEMASUL abandonaram-se. Dentre os objetivos, visa-se compreender a dinâmica que os levou à evasão do curso, além da vulnerabilidade socioeconômica e demais fatores, que podem ser reflexo também de práticas exclusivas na universidade. Vale lembrar que as informações obtidas e interpretadas das repostas dos questionários e entrevistas dos estudantes de história evadidos são relatos de vida deles, seja por razões de afinidade no curso, seja por fatores socioeconômicos associados à incompatibilidade com o horário de trabalho. Conclui-se que é importante conhecer as diversas origens dos problemas da evasão, assim como trazer o tema para a comunidade acadêmica é outro passo indispensável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13460_TB4173_02102024145148.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA ANDREIA DE SOUZA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "PAULA LEITE"
    "autor_email" => "paula.leite@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo visa analisar os fatores que influenciam a evasão universitária no curso de história e licenciatura, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em Imperatriz–MA. Este trabalho pretende, por meio de revisão de literatura, levantamentos de dados de matrícula e aplicação de questionário, organizar as informações existentes sobre a evasão e indicar as diretrizes para futuros estudos. Nesse sentido, começa-se uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do aluno. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi compreender a visão dos discentes e docentes, das turmas e do departamento de História, além disso, buscar meios para lutar contra o sucateamento das universidades públicas e pela adoção de mecanismos de ações afirmativas, movimentos organizados possam fazer pressão pela reversão dos efeitos das políticas neoliberais. No entanto, a presente pesquisa teve como objetivo apenas investigar os motivos pelos quais os alunos de história da UEMASUL abandonaram-se. Dentre os objetivos, visa-se compreender a dinâmica que os levou à evasão do curso, além da vulnerabilidade socioeconômica e demais fatores, que podem ser reflexo também de práticas exclusivas na universidade. Vale lembrar que as informações obtidas e interpretadas das repostas dos questionários e entrevistas dos estudantes de história evadidos são relatos de vida deles, seja por razões de afinidade no curso, seja por fatores socioeconômicos associados à incompatibilidade com o horário de trabalho. Conclui-se que é importante conhecer as diversas origens dos problemas da evasão, assim como trazer o tema para a comunidade acadêmica é outro passo indispensável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.