Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO EPITÁCIO PESSOA NO MUNICÍPIO DE PARAIBANO-MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113181
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6159
    "inscrito_id" => 13993
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO EPITÁCIO PESSOA NO MUNICÍPIO DE PARAIBANO-MA"
    "resumo" => "O ensino da Sociologia na educação básica brasileira sempre esteve acompanhado de desafios, tanto no que se refere a sua legitimação no currículo e ao conjunto de conhecimentos a serem contemplados, quanto à questão da percepção discente quanto a sua importãncia, papel e relevãncia em relação às demais disciplinas. Esses desafios marcaram conquistas específicas para o ensino da Sociologia ao longo dos anos e continuam promovendo debates até os dias atuais. Em vista desta problemática, o presente estudo buscou investigar a realidade do ensino e aprendizagem da disciplina Sociologia a partir da percepção dos alunos do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, da rede pública de Paraibano/MA, além de identificar fatores que dificultam o processo de ensino de Sociologia no ensino médio e classificar através dos escritos, os desafios, pespectivas e sugestões quanto ao ensino de Sociologia para atual geração. Como metodologia, utilizou-se de uma amostra indicativa, cujo perfil dos estudantes foi composto por 30 alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Centro de Ensino Epitácio Pessoa. O instrumento de coleta de dados escolhido foi um questionário semiestruturado, de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos demostram que, embora os estudantes tenham um conhecimento razoável quanto ao significado da disciplina e compreenda o conceito de Sociologia, bem como também compreendam a importância de suas contribuições ao processo de sua construção de cidadãos socialmente ativos, a pesquisa demonstrou um alto índice de desestímulos e falta de expectativas quanto ao que podem ainda aprender com a disciplina, sugerindo a necessidade de aulas mais dinâmicas, com a implementação de recursos tecnológicos, aulas externas, além de debates e seminários com mais frequência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13993_TB6159_16062024105521.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO COÊLHO DE SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO"
    "autor_email" => "jotape.csoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113181
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6159
    "inscrito_id" => 13993
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO EPITÁCIO PESSOA NO MUNICÍPIO DE PARAIBANO-MA"
    "resumo" => "O ensino da Sociologia na educação básica brasileira sempre esteve acompanhado de desafios, tanto no que se refere a sua legitimação no currículo e ao conjunto de conhecimentos a serem contemplados, quanto à questão da percepção discente quanto a sua importãncia, papel e relevãncia em relação às demais disciplinas. Esses desafios marcaram conquistas específicas para o ensino da Sociologia ao longo dos anos e continuam promovendo debates até os dias atuais. Em vista desta problemática, o presente estudo buscou investigar a realidade do ensino e aprendizagem da disciplina Sociologia a partir da percepção dos alunos do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, da rede pública de Paraibano/MA, além de identificar fatores que dificultam o processo de ensino de Sociologia no ensino médio e classificar através dos escritos, os desafios, pespectivas e sugestões quanto ao ensino de Sociologia para atual geração. Como metodologia, utilizou-se de uma amostra indicativa, cujo perfil dos estudantes foi composto por 30 alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Centro de Ensino Epitácio Pessoa. O instrumento de coleta de dados escolhido foi um questionário semiestruturado, de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos demostram que, embora os estudantes tenham um conhecimento razoável quanto ao significado da disciplina e compreenda o conceito de Sociologia, bem como também compreendam a importância de suas contribuições ao processo de sua construção de cidadãos socialmente ativos, a pesquisa demonstrou um alto índice de desestímulos e falta de expectativas quanto ao que podem ainda aprender com a disciplina, sugerindo a necessidade de aulas mais dinâmicas, com a implementação de recursos tecnológicos, aulas externas, além de debates e seminários com mais frequência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13993_TB6159_16062024105521.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO COÊLHO DE SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO"
    "autor_email" => "jotape.csoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino da Sociologia na educação básica brasileira sempre esteve acompanhado de desafios, tanto no que se refere a sua legitimação no currículo e ao conjunto de conhecimentos a serem contemplados, quanto à questão da percepção discente quanto a sua importãncia, papel e relevãncia em relação às demais disciplinas. Esses desafios marcaram conquistas específicas para o ensino da Sociologia ao longo dos anos e continuam promovendo debates até os dias atuais. Em vista desta problemática, o presente estudo buscou investigar a realidade do ensino e aprendizagem da disciplina Sociologia a partir da percepção dos alunos do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, da rede pública de Paraibano/MA, além de identificar fatores que dificultam o processo de ensino de Sociologia no ensino médio e classificar através dos escritos, os desafios, pespectivas e sugestões quanto ao ensino de Sociologia para atual geração. Como metodologia, utilizou-se de uma amostra indicativa, cujo perfil dos estudantes foi composto por 30 alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Centro de Ensino Epitácio Pessoa. O instrumento de coleta de dados escolhido foi um questionário semiestruturado, de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos demostram que, embora os estudantes tenham um conhecimento razoável quanto ao significado da disciplina e compreenda o conceito de Sociologia, bem como também compreendam a importância de suas contribuições ao processo de sua construção de cidadãos socialmente ativos, a pesquisa demonstrou um alto índice de desestímulos e falta de expectativas quanto ao que podem ainda aprender com a disciplina, sugerindo a necessidade de aulas mais dinâmicas, com a implementação de recursos tecnológicos, aulas externas, além de debates e seminários com mais frequência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.