Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO SER UM EDUCADOR ANTIRRACISTA NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste artigo relata-se como ser um educador antirracista no contexto da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza a partir de um relato de experiência vivenciada em uma instituição da rede pública do município de Fortaleza-CE, durante a realização do Projeto Belezas Negras, desenvolvido no ano de 2023. Esse projeto foi pensado com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a cultura afro-brasileira e africana. A execução desse projeto busca dar continuidade ao trabalho que a escola vem desenvolvendo desde 2016, por um ensino que atenda a diversidade cultural da nossa comunidade, bem como, pretende contemplar a Lei n° 10.639/2003. A fundamentação teórica é respaldada nos autores Munanga (2015), Ribeiro (2019) e Carine (2023) entre outros que discutem educação antirracista. Como procedimento metodológico optou-se pelo relato de experiência, que visa descrever através da escrita um acontecimento vivido em uma escola da Rede Pública de Fortaleza. Conclui-se que o projeto tem contribuído para promover a implementação da história e cultura afro-brasileira e africana na rotina dessa escola. Mas esses esforços ainda são restritos, sendo necessário incluir essa temática na formação continuada para os professores da Rede Pública de Fortaleza, disponibilizar material didático que inclua a história da África de forma positiva e valorizada e livros literários que tenham protagonistas negros(as).

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