Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES DO USO DA TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111928
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4353
    "inscrito_id" => 13993
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DO USO DA TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo buscou como objetivo evidenciar as principais dificuldades enfrentadas por professores do ensino médio da escola Centro de Ensino Epitácio Pessoa, quanto ao uso de recursos tecnológicos, como prática didático-pedagógica, em sala de aula. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, tracejada inicialmente por meio de um levantamento bibliográfico a partir de materiais e estudos científicos já elaborados, a fim de construir uma base teórica acerca do tema analisado. Destarte, foi realizado a elaboração de um questionário semiestruturado, aplicado juntos aos docentes da escola Centro de Ensino Epitácio Pesssoa. Destaca-se que a implementação de tecnologias dentro do ambiente escolar é algo intrínseco à educação e cada vez mais frequente na sociedade atual. Todavia, seu uso, sobretudo no ensino médio, aonde a grande maioria dos jovens já tem acesso e familiariedade com as novas e diversas tecnologias como celulares, computadores e internet, encontra várias dificuldades e em decorrência de uma série de fatores como a falta de aptidão e qualificação profissional dos educadores, a escassez de equipamentos e ainda a necessidade de investimentos públicos para melhoria estrutural desses espaços. Entretanto, apesar dos obstáculos enfrentados, é preciso que se tenha consciência da importância do uso das novas tecnologias como potencializadores do ensino aprendizagem nas salas de aula, bem como da forma que ferramentas pedagógicas advindas dos meios tecnológicos oferecem um aumento na eficácia e na qualidade do ensino, expandindo as possibilidades de como ensinar e aprender. Pôde-se concluir com a pesquisa que apesar de já serem bastante utilizados tais recursos, ainda se têm resistência por parte dos docentes e dificuldades na utilização destas para o processo de ensino aprendizagem tanto por não saber se manusear como ainda pela falta de acesso em muitos dos casos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13993_TB4353_15052024111542.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO COÊLHO DE SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO"
    "autor_email" => "jotape.csoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111928
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4353
    "inscrito_id" => 13993
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DO USO DA TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo buscou como objetivo evidenciar as principais dificuldades enfrentadas por professores do ensino médio da escola Centro de Ensino Epitácio Pessoa, quanto ao uso de recursos tecnológicos, como prática didático-pedagógica, em sala de aula. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, tracejada inicialmente por meio de um levantamento bibliográfico a partir de materiais e estudos científicos já elaborados, a fim de construir uma base teórica acerca do tema analisado. Destarte, foi realizado a elaboração de um questionário semiestruturado, aplicado juntos aos docentes da escola Centro de Ensino Epitácio Pesssoa. Destaca-se que a implementação de tecnologias dentro do ambiente escolar é algo intrínseco à educação e cada vez mais frequente na sociedade atual. Todavia, seu uso, sobretudo no ensino médio, aonde a grande maioria dos jovens já tem acesso e familiariedade com as novas e diversas tecnologias como celulares, computadores e internet, encontra várias dificuldades e em decorrência de uma série de fatores como a falta de aptidão e qualificação profissional dos educadores, a escassez de equipamentos e ainda a necessidade de investimentos públicos para melhoria estrutural desses espaços. Entretanto, apesar dos obstáculos enfrentados, é preciso que se tenha consciência da importância do uso das novas tecnologias como potencializadores do ensino aprendizagem nas salas de aula, bem como da forma que ferramentas pedagógicas advindas dos meios tecnológicos oferecem um aumento na eficácia e na qualidade do ensino, expandindo as possibilidades de como ensinar e aprender. Pôde-se concluir com a pesquisa que apesar de já serem bastante utilizados tais recursos, ainda se têm resistência por parte dos docentes e dificuldades na utilização destas para o processo de ensino aprendizagem tanto por não saber se manusear como ainda pela falta de acesso em muitos dos casos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13993_TB4353_15052024111542.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO COÊLHO DE SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO"
    "autor_email" => "jotape.csoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo buscou como objetivo evidenciar as principais dificuldades enfrentadas por professores do ensino médio da escola Centro de Ensino Epitácio Pessoa, quanto ao uso de recursos tecnológicos, como prática didático-pedagógica, em sala de aula. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, tracejada inicialmente por meio de um levantamento bibliográfico a partir de materiais e estudos científicos já elaborados, a fim de construir uma base teórica acerca do tema analisado. Destarte, foi realizado a elaboração de um questionário semiestruturado, aplicado juntos aos docentes da escola Centro de Ensino Epitácio Pesssoa. Destaca-se que a implementação de tecnologias dentro do ambiente escolar é algo intrínseco à educação e cada vez mais frequente na sociedade atual. Todavia, seu uso, sobretudo no ensino médio, aonde a grande maioria dos jovens já tem acesso e familiariedade com as novas e diversas tecnologias como celulares, computadores e internet, encontra várias dificuldades e em decorrência de uma série de fatores como a falta de aptidão e qualificação profissional dos educadores, a escassez de equipamentos e ainda a necessidade de investimentos públicos para melhoria estrutural desses espaços. Entretanto, apesar dos obstáculos enfrentados, é preciso que se tenha consciência da importância do uso das novas tecnologias como potencializadores do ensino aprendizagem nas salas de aula, bem como da forma que ferramentas pedagógicas advindas dos meios tecnológicos oferecem um aumento na eficácia e na qualidade do ensino, expandindo as possibilidades de como ensinar e aprender. Pôde-se concluir com a pesquisa que apesar de já serem bastante utilizados tais recursos, ainda se têm resistência por parte dos docentes e dificuldades na utilização destas para o processo de ensino aprendizagem tanto por não saber se manusear como ainda pela falta de acesso em muitos dos casos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.