Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPLEMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112889
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5700
    "inscrito_id" => 15345
    "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "resumo" => "O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma prática comum no ensino superior, no entanto tem sido incorporado no ensino médio como uma forma de preparar os alunos para o ambiente acadêmico e profissional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva práticas pedagógicas que estimulem a pesquisa, a investigação científica, o pensamento crítico, além das competências gerais como a cultura digital, a argumentação e a comunicação. Portanto, embora a BNCC não exija um TCC, ela oferece uma base curricular que pode apoiar essa prática como parte de uma abordagem pedagógica mais ampla. No contexto do Instituto Federal da Paraíba, está prática encontra amparo legal na Resolução 48/2023 CONSUPER que define o TCC como um dos pré-requisitos para a conclusão dos cursos Técnicos de Nível Médio. Este trabalho objetiva discutir a prática do TCC no curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do IFPB Campus Cajazeiras. Essa discussão é realizada tomando como base o processo de desenvolvimento de um TCC cujo objetivo principal foi projetar uma interface de hardware para uma planta didática destinada ao processo de mistura de líquidos. Propomos uma análise a partir da autoavaliação dos alunos, avaliando as competências sugeridas pela BNCC. Os alunos avaliam ter aprendido não apenas a aplicar conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, mas também a desenvolver habilidades práticas como por exemplo a seleção de componentes eletrônicos e a montagem de protótipos. Contudo, também reportam os desafios como a inexperiência em interpretar corretamente os requisitos técnicos do projeto, montagem de placas de circuito impresso, além das questões de gestão do tempo, tendo em vista as outras atividades do curso. Mesmo diante dos desafios, percebe-se uma evidência positiva na adição do TCC ao currículo do Ensino Médio, fomentando o desenvolvimento da investigação científica, associação teoria-prática e o pensamento crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15345_TB5700_26102024110548.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO HONORATO DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro.silva@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112889
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5700
    "inscrito_id" => 15345
    "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "resumo" => "O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma prática comum no ensino superior, no entanto tem sido incorporado no ensino médio como uma forma de preparar os alunos para o ambiente acadêmico e profissional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva práticas pedagógicas que estimulem a pesquisa, a investigação científica, o pensamento crítico, além das competências gerais como a cultura digital, a argumentação e a comunicação. Portanto, embora a BNCC não exija um TCC, ela oferece uma base curricular que pode apoiar essa prática como parte de uma abordagem pedagógica mais ampla. No contexto do Instituto Federal da Paraíba, está prática encontra amparo legal na Resolução 48/2023 CONSUPER que define o TCC como um dos pré-requisitos para a conclusão dos cursos Técnicos de Nível Médio. Este trabalho objetiva discutir a prática do TCC no curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do IFPB Campus Cajazeiras. Essa discussão é realizada tomando como base o processo de desenvolvimento de um TCC cujo objetivo principal foi projetar uma interface de hardware para uma planta didática destinada ao processo de mistura de líquidos. Propomos uma análise a partir da autoavaliação dos alunos, avaliando as competências sugeridas pela BNCC. Os alunos avaliam ter aprendido não apenas a aplicar conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, mas também a desenvolver habilidades práticas como por exemplo a seleção de componentes eletrônicos e a montagem de protótipos. Contudo, também reportam os desafios como a inexperiência em interpretar corretamente os requisitos técnicos do projeto, montagem de placas de circuito impresso, além das questões de gestão do tempo, tendo em vista as outras atividades do curso. Mesmo diante dos desafios, percebe-se uma evidência positiva na adição do TCC ao currículo do Ensino Médio, fomentando o desenvolvimento da investigação científica, associação teoria-prática e o pensamento crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15345_TB5700_26102024110548.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO HONORATO DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro.silva@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma prática comum no ensino superior, no entanto tem sido incorporado no ensino médio como uma forma de preparar os alunos para o ambiente acadêmico e profissional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva práticas pedagógicas que estimulem a pesquisa, a investigação científica, o pensamento crítico, além das competências gerais como a cultura digital, a argumentação e a comunicação. Portanto, embora a BNCC não exija um TCC, ela oferece uma base curricular que pode apoiar essa prática como parte de uma abordagem pedagógica mais ampla. No contexto do Instituto Federal da Paraíba, está prática encontra amparo legal na Resolução 48/2023 CONSUPER que define o TCC como um dos pré-requisitos para a conclusão dos cursos Técnicos de Nível Médio. Este trabalho objetiva discutir a prática do TCC no curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do IFPB Campus Cajazeiras. Essa discussão é realizada tomando como base o processo de desenvolvimento de um TCC cujo objetivo principal foi projetar uma interface de hardware para uma planta didática destinada ao processo de mistura de líquidos. Propomos uma análise a partir da autoavaliação dos alunos, avaliando as competências sugeridas pela BNCC. Os alunos avaliam ter aprendido não apenas a aplicar conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, mas também a desenvolver habilidades práticas como por exemplo a seleção de componentes eletrônicos e a montagem de protótipos. Contudo, também reportam os desafios como a inexperiência em interpretar corretamente os requisitos técnicos do projeto, montagem de placas de circuito impresso, além das questões de gestão do tempo, tendo em vista as outras atividades do curso. Mesmo diante dos desafios, percebe-se uma evidência positiva na adição do TCC ao currículo do Ensino Médio, fomentando o desenvolvimento da investigação científica, associação teoria-prática e o pensamento crítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.