O presente estudo visa trazer uma discussão acerca da Portaria nº 126/2019 que institui o Núcleo de Análise e Produção Documental – NAPD, como ação inovadora no acompanhamento da educação, pela atual gestão da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, em detrimento do acompanhamento, execução e avaliação do Plano Municipal de Educação – PME. Desse modo, o NAPD se apresenta como setor eleito para planejar, organizar e acompanhar o PME, junto aos coordenadores de metas, fazendo a consolidação dos dados anualmente, bem como ajustes e encaminhamentos em ações futuras, visando o alcance e evolução das metas. Nesse ínterim, destaca-se que esse processo congrega com a transparência dos dados em plataforma da Prefeitura de Porto Velho. A partir desse contexto, temos como indagação: A partir da criação do NAPD, como tem sido realizado o acompanhamento do PME, no município de Porto Velho? Como objetivo geral: Apresentar como foi realizado o acompanhamento do PME no município de Porto Velho, depois da criação do NAPD. Assim, a pesquisa será desenvolvida por meio da revisão bibliográfica, com análise documental, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo. Ao término, verificamos que a criação do NAPD é positivo, uma vez que consolida todos os dados, tornando-os transparente, bem como consegue fazer análise do desenvolvimento de todas as metas e estratégias, propondo ajustes e encaminhamentos visando sanar lacunas, objetivando o alcance da meta, conforme a propositura do plano municipal.