Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O SEU POTENCIAL INTERATIVO E INVESTIGATIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112878
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5688
    "inscrito_id" => 15627
    "titulo" => "A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O SEU POTENCIAL INTERATIVO E INVESTIGATIVO"
    "resumo" => "O brincar na Educação Infantil é primordial, é brincando que as crianças interagem entre si, descobrem o mundo, os outros e a si mesmo em um processo investigativo da vida cotidiana. Portanto, a Educação Infantil não pode limitar-se as paredes da sala de aula, tão pouco aos tracejados impressos em papel A4, é importante organizar espaços esteticamente convidativos a ação investigadora, contextos de interação e exploração, dentro e fora das salas de aula. No Centro Municipal de Educação Infantil Ana Nery, na cidade de Alto Paraná - PR, as professoras dos maternais II (crianças bem pequenas de dois anos) exploram a organização dos espaços para trabalhar as cores, a alimentação, a higiene, a imaginação e a criatividade dos educandos. Toda a organização dos espaços está prevista no planejamento semanal, as professoras os organizam previamente de acordo com os objetivos da aula, geralmente em espaços amplos e ao ar livre, dependendo dos objetivos da aula as professoras organizam de três a cinco espaços com propostas diferentes, mas com o mesmo objetivo. Um aspecto importante dos espaços é que o mesmo coloca o professor como mediador do trabalho infantil, nunca como o guia ou facilitador, o professor apresenta o espaço para as crianças e a partir dali é ela quem decide o próximo passo, é ela quem observa, quem testa suas hipóteses e quem chega a seu próprio resultado. O trabalho com os espaços previamente organizados possibilitou o conhecimento da ação investigadora das crianças diante de contextos diversificados, a curiosidade infantil foi aliada da interação entre as crianças, estimulando a fala, o raciocínio, a troca de experiências, a autonomia e a autoconfiança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15627_TB5688_23052024212408.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRIS DIAS VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "Thamiris Dias V"
    "autor_email" => "thadvasconcelos@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112878
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5688
    "inscrito_id" => 15627
    "titulo" => "A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O SEU POTENCIAL INTERATIVO E INVESTIGATIVO"
    "resumo" => "O brincar na Educação Infantil é primordial, é brincando que as crianças interagem entre si, descobrem o mundo, os outros e a si mesmo em um processo investigativo da vida cotidiana. Portanto, a Educação Infantil não pode limitar-se as paredes da sala de aula, tão pouco aos tracejados impressos em papel A4, é importante organizar espaços esteticamente convidativos a ação investigadora, contextos de interação e exploração, dentro e fora das salas de aula. No Centro Municipal de Educação Infantil Ana Nery, na cidade de Alto Paraná - PR, as professoras dos maternais II (crianças bem pequenas de dois anos) exploram a organização dos espaços para trabalhar as cores, a alimentação, a higiene, a imaginação e a criatividade dos educandos. Toda a organização dos espaços está prevista no planejamento semanal, as professoras os organizam previamente de acordo com os objetivos da aula, geralmente em espaços amplos e ao ar livre, dependendo dos objetivos da aula as professoras organizam de três a cinco espaços com propostas diferentes, mas com o mesmo objetivo. Um aspecto importante dos espaços é que o mesmo coloca o professor como mediador do trabalho infantil, nunca como o guia ou facilitador, o professor apresenta o espaço para as crianças e a partir dali é ela quem decide o próximo passo, é ela quem observa, quem testa suas hipóteses e quem chega a seu próprio resultado. O trabalho com os espaços previamente organizados possibilitou o conhecimento da ação investigadora das crianças diante de contextos diversificados, a curiosidade infantil foi aliada da interação entre as crianças, estimulando a fala, o raciocínio, a troca de experiências, a autonomia e a autoconfiança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15627_TB5688_23052024212408.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRIS DIAS VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "Thamiris Dias V"
    "autor_email" => "thadvasconcelos@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O brincar na Educação Infantil é primordial, é brincando que as crianças interagem entre si, descobrem o mundo, os outros e a si mesmo em um processo investigativo da vida cotidiana. Portanto, a Educação Infantil não pode limitar-se as paredes da sala de aula, tão pouco aos tracejados impressos em papel A4, é importante organizar espaços esteticamente convidativos a ação investigadora, contextos de interação e exploração, dentro e fora das salas de aula. No Centro Municipal de Educação Infantil Ana Nery, na cidade de Alto Paraná - PR, as professoras dos maternais II (crianças bem pequenas de dois anos) exploram a organização dos espaços para trabalhar as cores, a alimentação, a higiene, a imaginação e a criatividade dos educandos. Toda a organização dos espaços está prevista no planejamento semanal, as professoras os organizam previamente de acordo com os objetivos da aula, geralmente em espaços amplos e ao ar livre, dependendo dos objetivos da aula as professoras organizam de três a cinco espaços com propostas diferentes, mas com o mesmo objetivo. Um aspecto importante dos espaços é que o mesmo coloca o professor como mediador do trabalho infantil, nunca como o guia ou facilitador, o professor apresenta o espaço para as crianças e a partir dali é ela quem decide o próximo passo, é ela quem observa, quem testa suas hipóteses e quem chega a seu próprio resultado. O trabalho com os espaços previamente organizados possibilitou o conhecimento da ação investigadora das crianças diante de contextos diversificados, a curiosidade infantil foi aliada da interação entre as crianças, estimulando a fala, o raciocínio, a troca de experiências, a autonomia e a autoconfiança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.